I Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) - Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais

I Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) - Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais

online Este é um evento online

I SIMPÓSIO DE CINEMA E EDUCAÇÃO (SIMCE)

Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais

I SIMPÓSIO DE CINEMA E EDUCAÇÃO (SIMCE) – Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais


Apresentação e Finalidade do Evento



        As relações que se estabelecem entre a educação e o cinema são muito remotas. Da mesma forma, no campo da pesquisa acadêmica e educacional, os registros de estudos concernentes são de longa data, como, também, se mostram de maneira atual e recorrente no interior dos programas de pós-graduação profissionais de educação, acadêmicos e de ensino das Áreas de Ciências Humanas e Sociais.

A compreensão dos fundamentos epistemológicos, políticos e educacionais do cinema, como, também, a sua aplicação pedagógica e relacionada com as práticas de ensino e aprendizagem nos remetem para uma infinidade de possibilidades de apreciações antropológicas, filosóficas, históricas, psicológicas, culturais, existenciais e sociais preocupadas com a formação humana e os processos de sociabilidade que se produzem na cotidianidade da escola tem suscitado estudos e propostas no âmbito da educação mundial.

Do ponto de vista mais geral, da presença das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional, esse cenário alcançou uma enorme amplitude social com o advento da pandemia da covid-19 exigindo que as possibilidades oferecidas pela internet e pelos equipamentos eletrônicos, como é o caso dos smartphones e dos computadores pessoais, fossem assimilados e empregados de maneira rotineira no interior das práticas educativas, na assimilação e na difusão do conhecimento historicamente produzida pela humanidade.

Numa época marcada pelo acelerado avanço tecnológico, com a inequívoca presença da internet na vida social, a influência destes recursos se faz presente de forma avassaladora no cotidiano escolar, estimulando e auxiliando os educadores no uso dos recursos e das possibilidades da cinematografia no desenvolvimento de suas práticas de ensino, didáticas e pedagógicas.

Neste aspecto se constitui como algo importante a verificação acadêmica, o debate crítico em torno das formulações conceituais e o exame permanente do arcabouço teórico que os estudos relativos a essa temática têm produzido no universo científico e acadêmico.

O reconhecimento das limitações e os registros dos avanços na produção do conhecimento em torno das relações dialéticas entre os processos históricos educacionais, as relações de ensino e aprendizagem, as problemáticas políticas educacionais e o cinema visto como um importante instrumento do impulsionamento dessas problemáticas merecem o estabelecimento de fóruns perenes de discussão e de socialização do conhecimento e dos conceitos fundamentais que têm produzido.

A organização do Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE), no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), se propõe a se constituir num espaço privilegiado para a troca de experiências, a discussão, a socialização e a publicação dos estudos em fase de preparação ou que já foram concluídos com o objetivo de contribuir com a promoção e a disseminação do conhecimento sobre essas temáticas educacionais.

Os programas de mestrado e doutorado profissionais em educação tem a responsabilidade de pensarem proposições locais, regionais, nacionais e internacionais do fazer educativo, dimensionando maneira crítica o impacto social da sua atuação, como forma de traçar perspectivas para pesquisadores na relação entre a universidade, a realidade educacional e a sociedade da qual fazem parte.

Pela abrangência acadêmica e social do PROGEPE, vislumbramos com a constituição do SIMCE contribuir com o estabelecimento de sólidas relações com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras, o fortalecimento e a ampliação dos laços que temos mantido com as autoridades e profissionais que atuam nas redes públicas municipais, estaduais e federais de ensino atinentes a capacitação técnica dos profissionais e o compromisso com a formação humana e profissional dos professores que atuam na educação básica brasileira.

 

O I Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) está sendo realizado pela primeira vez com o tema Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais

Os elementos norteadores da proposta de organização do SIMCE e a sua origem estão lastreados no histórico de atuação do PROGEPE junto ao curso de Pedagogia da Uninove com a preocupação de contribuir com a intervenção dos docentes e a de estabelecer relações com os alunos que almejam atuar como professores na educação básica. Também temos tido a oportunidade de formar mestres e oferecer oficinas de capacitação para os profissionais que atuam na educação básica que envolve o uso dos recursos fílmicos no cotidiano das relações de ensino e de aprendizagem.

Com a proposta de realização do Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) reafirmamos o compromisso com o fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Educação, destacadamente, na modalidade Profissional. Este encontro acadêmico é, também, uma oportunidade para consolidarmos nossas redes de trabalho coletivas e solidárias.

O Primeiro SIMCE acontecerá de forma online nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2024.

O objetivo geral é incentivar o debate sobre os limites e as possibilidades da presença do cinema no universo educacional, assim como a sua importância na formação humana e a profissão docente, consideradas nos seus múltiplos aspectos, fortalecer a presença do PROGEPE/UNINOVE na Área da Educação, de modo a inseri-lo nas agendas nacionais e internacionais que tratam do tema; promover o intercâmbio de resultados de estudos e pesquisas sobre essa temática.

 

CONTRIBUIÇÃO PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO & PÚBLICO ALVO

A consolidação acadêmica do Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) e o desenvolvimento de suas atividades de forma regular e continua poderá cooperar para os profissionais que se envolverem, direta ou indiretamente, com a sua realização, entre outras possibilidades, contribuindo em:

· promover e ampliar as pesquisas sobre as relações que se estabelecem sobre a presença do cinema na educação;

· incrementar o intercâmbio entre os pesquisadores de distintos países sobre as diversificadas temáticas e possibilidades de estabelecer as relações entre a educação e o cinema;

· consolidar um espaço de discussão e analise do cinema como fonte documental na construção das pesquisas educacionais, procurando oferecer subsídios, particularmente, aos interessados em pesquisar os múltiplos aspectos políticos, curriculares, culturais, históricos, da gestão democrática e das relações de ensino e aprendizagem da educação brasileira;

· contribuir na socialização dos fundamentos teórico-metodológica na utilização do cinema como fonte para a pesquisa educacional;

·     conhecer o estado da arte das práticas avançadas do cinema educacional no Brasil e no exterior;

· discutir os desafios relacionados à produção técnica e às perspectivas para os Programas Profissionais em Educação que se relacionam com a presença do cinema na educação básica;

· contribuir para compreensão crítica da especificidade do trabalho em educação, envolvendo alunos, docentes, os funcionários e a comunidade escolar, seus reflexos nas atividades políticas e sociais, bem como estimular pesquisas e estudos sobre essa temática;

· oferecer subsídios teóricos, metodológicos e conceituais para o fortalecimento das atividades dos professores e demais profissionais do ensino que atuam na educação básica e   

·   oportunizar aos estudantes dos programas profissionais em educação e demais interessados o relato e a discussão das potencialidades e espaços de melhoria em sua formação com vistas à transformação da prática na qual se encontram imersos.

PÚBLICO-ALVO: 

· Estudantes e egressos de programas de pós-graduação profissionais em educação e áreas afins

· Professores e pesquisadores de programas de pós-graduação profissionais em educação e áreas afins

· Coordenadores e vice coordenadores de programas de pós-graduação profissionais em educação e áreas afins

· Estudantes de graduação de licenciaturas

· Professores e estudantes da educação básica

· Professores, pesquisadores, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, de Ensino e Acadêmicos Strictu Sensu das Áreas de Humanas e Ciências Sociais

O Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) será oferecido na modalidade online e gratuito em todas as suas modalidades, para todos os seus inscritos e participantes. 

 

  

P R O G R A M A

 

Data: 18/12/2024

Abertura solene Horário: 09h00

JASON MAFRA (DIRETOR DO PROGEPE/ UNINOVE)

Coordenação: PATRÍCIA BIOTTO (UNINOVE)

 

Mesa redonda O olhar e a escuta sensíveis na prática pedagógica à luz do filme Como estrelas na terra toda criança é especial , de Aamir Khan – Horário: 10h00

 

LIGIA DE CARVALHO ABÕES VERCELLI (UNINOVE)

MARGARETH DINIZ (UFOP)

Coordenação: STEPHANI VILELA FERREIRA CUSTODIO (UNINOVE)

 

 

Mesa redonda O cinema como instrumento da integração política educacional latino-americana – Horário: 14h00

 

ADRIÁN ALBERTO ASCOLANI (UNR, ARGENTINA)

CHRISTIAN MATAMOROS FERNÁNDEZ (UNIV. SANTIAGO DO CHILE)

JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO (UFOP, SHELA)

Coordenação: ALESSANDRO RUBENS MATOS (SME-SP/UNINOVE)

 

Data: 19/12/2024

 

Mesa redonda Cinema e filosofia: uma fecunda parceria. Reflexão a partir do filme Anatomia de uma queda, de Justine Triet – Horário: 09h30

ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO (UNINOVE)

ANDRÉ ROBERT (UNIV LYON/FRANÇA)

Coordenação: JONATAS GOMES DE OLIVEIRA (SEE-SP/UNINOVE)


 

RODA DE CONVERSAS E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais

– Horário: 14h00

 

ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERCARIOL (UNINOVE)

CARLOS BAUER (UNINOVE)

CÁSSIO DINIZ (UEMG)

DANUSA MENDES ALMEIDA (UECE) 

JASON MAFRA (UNINOVE)

JOSÉ EUSTAQUIO ROMÃO (UNINOVE)

JOSÉ RICARDO MACHADO (UNINOVE)

NONATO ASSIS DE MIRANDA (USCS/CAPES)

PATRICIA APARECIDA BIOTO (UNINOVE)

 

Coordenação: TIAGO DE MELO PINTO (SME-SP/UNINOVE)

 

 

SESSÕES SIMULTÂNEAS DE COMUNICAÇÕES E PÔSTERES EM TRANSMISSÕES DE FORMA REMOTA

 

Data: 20/12/2024

Horários: 09h30 às 12h30 e 14h30 às 18h00

 


DOS PRAZOS DE SUBMISSÕES DE COMUNICAÇÕES E POSTERES

 

ENVIO DOS RESUMOS: Até 23 de novembro de 2024

 

COMUNICAÇÃO DO ACEITE: Até 30 de novembro de 2024

 

ENVIO DO TEXTO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS: Até 30 de abril de 2025

 

Inscrições Gratuitas

As inscrições para o evento deverão ser realizadas por meio do link  https://www.even3.com.br/i-simposio-de-cinema-e-educacao-simce-limites-e-possibilidades-da-presenca-do-cinema-nas-praxis-educacionais-435780/

 

OBS: Os ouvintes poderão fazer suas inscrições até o início do evento.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

1. RESUMO

 

O resumo deve conter:

Texto em parágrafo único contendo entre 500 e 1700 caracteres com espaço (ou até 300 palavras), alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman, 12, espaço entrelinhas de 1,5.

 

2. O TRABALHO COMPLETO

 

O trabalho deve conter:

Título em negrito, fonte Times New Roman, 12, alinhamento à esquerda, espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerdo-direita de 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia. Autores: último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição, país, unidade de federação e e-mail.

 

3. PÔSTER

 

O pôster deve seguir as seguintes especificações:

Dimensões: 100 X 90 cm. O pôster pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada.

 

Detalhamento:

1. Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância.

2. Nome e instituição dos autores, também em destaque e logo abaixo do título.

3. Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras e tabelas suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.

4. Objetivo(s) do trabalho

5. Análise e descrição dos resultados

6. Conclusões

7. Bibliografia consultada.

 

Os resumos e trabalhos completos deverão ser enviados para https://www.even3.com.br/i-simposio-de-cinema-e-educacao-simce-limites-e-possibilidades-da-presenca-do-cinema-nas-praxis-educacionais-435780/ em arquivo anexo. Os autores receberão confirmação de recebimento.

Os textos completos aprovados e enviados dentro dos prazos estabelecidos serão incluídos no livro dos anais do evento.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERCARIOL – UNINOVE

ALESSANDRO RUBENS DE MATOS – SME-SP/UNINOVE

ANA MELICIA MORAES DE SOUZA – UNINOVE

CARLOS BAUER – UNINOVE

JASON FERREIRA MAFRA – UNINOVE

JHONATHA RAMALHO DA SILVA – UNINOVE

JONATAS GOMES DE OLIVEIRA – SEE-SP/UNINOVE

LIGIA DE CARVALHO ABOES VERCELLI – UNINOVE

KARLA GRAZIELLE GARCIA CASANOVA  – UNINOVE

PATRICIA APARECIDA BIOTO – UNINOVE

SARA CRISTINA PALMA DO NASCIMENTO  – UNINOVE

STEPHANI VILELA FERREIRA CUSTODIO – UNINOVE

THAIS DE ALMEIDA ROSA – UNINOVE

TIAGO DE MELO PINTO – SME-SP/UNINOVE

TIAGO BENEDITO DOS SANTOS – UNINOVE

VANIA DA SILVA  – UNINOVE

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

ADRIÁN ALBERTO ASCOLANI (UNR, ARGENTINA)

AMARILIO FERREIRA JUNIOR – UFSCAR

ANDRÉ LUÍS GABRIEL – SME-SP & GRUPHIS

ANDRÉ ROBERT – UNIV LYON

CARLOS BAUER – UNINOVE

CÁSSIO DINIZ UEMG

CELSO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO – UNINOVE

CHRISTIAN MATAMOROS FERNÁNDEZ – UNIV. SANTIAGO DO CHILE

DANUSA MENDES ALMEIDA – UECE

ERLANDO DA SILVA RÊSES – UnB

EVALDO PIOLLI – UNICAMP

JASON MAFRA – UNINOVE

JOSE ROBERTO MONTES HELOANI – UNICAMP

JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO UFOP

LIGIA DE CARVALHO ABÕES VERCELLI UNINOVE

LUCILENE SCHUNCK C. PISANESCHI – SME/SP/Unicamp

 

 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

 

CARLOS BAUER

 

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA

 

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS (PROGEPE)

 

 


Inscrições

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