I
SIMPÓSIO DE CINEMA E EDUCAÇÃO (SIMCE) – Limites e possibilidades da presença do cinema
nas práxis educacionais
Apresentação e Finalidade do Evento
As
relações que se estabelecem entre a educação e o cinema são muito remotas. Da
mesma forma, no campo da pesquisa acadêmica e educacional, os registros de
estudos concernentes são de longa data, como, também, se mostram de maneira
atual e recorrente no interior dos programas de pós-graduação profissionais de
educação, acadêmicos e de ensino das Áreas de Ciências Humanas e Sociais.
A
compreensão dos fundamentos epistemológicos, políticos e educacionais do cinema,
como, também, a sua aplicação pedagógica e relacionada com as práticas de
ensino e aprendizagem nos remetem para uma infinidade de possibilidades de
apreciações antropológicas, filosóficas, históricas, psicológicas, culturais,
existenciais e sociais preocupadas com a formação humana e os processos de
sociabilidade que se produzem na cotidianidade da escola tem suscitado estudos
e propostas no âmbito da educação mundial.
Do ponto de
vista mais geral, da presença das novas tecnologias da informação e da
comunicação no processo educacional, esse cenário alcançou uma enorme amplitude
social com o advento da pandemia da covid-19 exigindo que as possibilidades
oferecidas pela internet e pelos equipamentos eletrônicos, como é o caso dos
smartphones e dos computadores pessoais, fossem assimilados e empregados de
maneira rotineira no interior das práticas educativas, na assimilação e na
difusão do conhecimento historicamente produzida pela humanidade.
Numa época
marcada pelo acelerado avanço tecnológico, com a inequívoca presença da
internet na vida social, a influência destes recursos se faz presente de forma
avassaladora no cotidiano escolar, estimulando e auxiliando os educadores no
uso dos recursos e das possibilidades da cinematografia no desenvolvimento de
suas práticas de ensino, didáticas e pedagógicas.
Neste
aspecto se constitui como algo importante a verificação acadêmica, o debate
crítico em torno das formulações conceituais e o exame permanente do arcabouço
teórico que os estudos relativos a essa temática têm produzido no universo
científico e acadêmico.
O
reconhecimento das limitações e os registros dos avanços na produção do
conhecimento em torno das relações dialéticas entre os processos históricos
educacionais, as relações de ensino e aprendizagem, as problemáticas políticas
educacionais e o cinema visto como um importante instrumento do impulsionamento
dessas problemáticas merecem o estabelecimento de fóruns perenes de discussão e
de socialização do conhecimento e dos conceitos fundamentais que têm produzido.
A
organização do Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE), no âmbito do Programa de
Pós-Graduação Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), se propõe a se constituir num espaço
privilegiado para a troca de experiências, a discussão, a socialização e a
publicação dos estudos em fase de preparação ou que já foram concluídos com o
objetivo de contribuir com a promoção e a disseminação do conhecimento sobre
essas temáticas educacionais.
Os
programas de mestrado e doutorado profissionais em educação tem a
responsabilidade de pensarem proposições locais, regionais, nacionais e
internacionais do fazer educativo, dimensionando maneira crítica o impacto
social da sua atuação, como forma de traçar perspectivas para pesquisadores na
relação entre a universidade, a realidade educacional e a sociedade da qual
fazem parte.
Pela
abrangência acadêmica e social do PROGEPE, vislumbramos com a constituição do
SIMCE contribuir com o estabelecimento de sólidas relações com pesquisadores e
instituições nacionais e estrangeiras, o fortalecimento e a ampliação dos laços
que temos mantido com as autoridades e profissionais que atuam nas redes públicas
municipais, estaduais e federais de ensino atinentes a capacitação técnica dos
profissionais e o compromisso com a formação humana e profissional dos
professores que atuam na educação básica brasileira.
O I Simpósio
de Cinema e Educação (SIMCE) está sendo realizado pela primeira vez com o tema
Limites e possibilidades da presença do cinema nas práxis educacionais.
Os
elementos norteadores da proposta de organização do SIMCE e a sua origem estão
lastreados no histórico de atuação do PROGEPE junto ao curso de Pedagogia da
Uninove com a preocupação de contribuir com a intervenção dos docentes e a de
estabelecer relações com os alunos que almejam atuar como professores na
educação básica. Também temos tido a oportunidade de formar mestres e oferecer
oficinas de capacitação para os profissionais que atuam na educação básica que envolve
o uso dos recursos fílmicos no cotidiano das relações de ensino e de
aprendizagem.
Com a proposta de realização do Simpósio de
Cinema e Educação (SIMCE) reafirmamos o compromisso com o
fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Educação, destacadamente, na
modalidade Profissional. Este encontro acadêmico é, também, uma oportunidade
para consolidarmos nossas redes de trabalho coletivas e solidárias.
O Primeiro SIMCE acontecerá de forma online nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2024.
O objetivo geral é incentivar o debate sobre os limites e as possibilidades da presença do cinema no universo educacional, assim como a sua importância na formação humana e a profissão docente, consideradas nos seus múltiplos aspectos, fortalecer a presença do PROGEPE/UNINOVE na Área da Educação, de modo a inseri-lo nas agendas nacionais e internacionais que tratam do tema; promover o intercâmbio de resultados de estudos e pesquisas sobre essa temática.
CONTRIBUIÇÃO
PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO & PÚBLICO ALVO
A consolidação acadêmica do Simpósio de
Cinema e Educação (SIMCE) e o desenvolvimento de suas atividades de
forma regular e continua poderá cooperar para os profissionais que se
envolverem, direta ou indiretamente, com a sua realização, entre outras
possibilidades, contribuindo em:
· promover e ampliar
as pesquisas sobre as relações que se estabelecem sobre a presença do cinema na
educação;
· incrementar o
intercâmbio entre os pesquisadores de distintos países sobre as diversificadas
temáticas e possibilidades de estabelecer as relações entre a educação e o
cinema;
· consolidar um
espaço de discussão e analise do cinema como fonte documental na construção das
pesquisas educacionais, procurando oferecer subsídios, particularmente, aos interessados
em pesquisar os múltiplos aspectos políticos, curriculares, culturais,
históricos, da gestão democrática e das relações de ensino e aprendizagem da
educação brasileira;
· contribuir na
socialização dos fundamentos teórico-metodológica na utilização do cinema como
fonte para a pesquisa educacional;
· conhecer o estado da arte das práticas
avançadas do cinema educacional no Brasil e no exterior;
· discutir os
desafios relacionados à produção técnica e às perspectivas para os Programas
Profissionais em Educação que se relacionam com a presença do cinema na
educação básica;
· contribuir para
compreensão crítica da especificidade do trabalho em educação, envolvendo
alunos, docentes, os funcionários e a comunidade escolar, seus reflexos nas atividades
políticas e sociais, bem como estimular pesquisas e estudos sobre essa temática;
· oferecer subsídios
teóricos, metodológicos e conceituais para o fortalecimento das atividades dos
professores e demais profissionais do ensino que atuam na educação básica e
· oportunizar aos estudantes dos programas
profissionais em educação e demais interessados o relato e a discussão das
potencialidades e espaços de melhoria em sua formação com vistas à
transformação da prática na qual se encontram imersos.
PÚBLICO-ALVO:
· Estudantes e
egressos de programas de pós-graduação profissionais em educação e áreas afins
· Professores e
pesquisadores de programas de pós-graduação profissionais em educação e áreas
afins
· Coordenadores e
vice coordenadores de programas de pós-graduação profissionais em educação e
áreas afins
· Estudantes de
graduação de licenciaturas
· Professores e
estudantes da educação básica
· Professores,
pesquisadores, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, de
Ensino e Acadêmicos Strictu Sensu das Áreas de Humanas e Ciências
Sociais
O Simpósio de Cinema e Educação (SIMCE) será oferecido na
modalidade online e gratuito em todas as suas modalidades, para todos os seus
inscritos e participantes.
P R O G R
A M A
Data: 18/12/2024
Abertura solene –
Horário: 09h00
JASON MAFRA (DIRETOR DO PROGEPE/ UNINOVE)
Coordenação: PATRÍCIA
BIOTTO (UNINOVE)
Mesa redonda: O olhar e a
escuta sensíveis na prática pedagógica à luz do filme Como estrelas na terra toda criança é especial , de Aamir
Khan –
Horário: 10h00
LIGIA DE CARVALHO ABÕES VERCELLI (UNINOVE)
MARGARETH DINIZ (UFOP)
Coordenação: STEPHANI VILELA FERREIRA CUSTODIO (UNINOVE) & KARLA GRAZIELLE GARCIA CASANOVA (UNINOVE)
Mesa
redonda: O cinema como instrumento da
integração política educacional latino-americana – Horário: 14h00
ADRIÁN ALBERTO ASCOLANI (UNR, ARGENTINA)
CHRISTIAN MATAMOROS FERNÁNDEZ (UNIV. SANTIAGO DO CHILE)
JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO (UFOP, SHELA)
Coordenação: ANA MELICIA MORAES DE SOUZA (UNINOVE) & ALESSANDRO RUBENS MATOS (SME-SP/UNINOVE)
Data: 19/12/2024
Mesa redonda Cinema e filosofia:
uma fecunda parceria. Reflexão a partir do filme Anatomia de uma queda, de Justine Triet – Horário: 09h30
ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO (UNINOVE)
THÉRÈSE HAMEL (ULAVAL)
Coordenação: SARA CRISTINA PALMA DO NASCIMENTO (UNINOVE) & JONATAS GOMES DE OLIVEIRA (SEE-SP/UNINOVE)
RODA DE CONVERSAS E TROCAS DE
EXPERIÊNCIAS
Limites e possibilidades da presença do cinema
nas práxis educacionais
– Horário: 14h00
ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERCARIOL (UNINOVE)
CARLOS BAUER (UNINOVE)
CÁSSIO
DINIZ (UEMG)
DANUSA MENDES ALMEIDA (UECE)
EVALDO PIOLLI (UNICAMP)
JASON MAFRA (UNINOVE)
JOSÉ EUSTAQUIO ROMÃO (UNINOVE)
JOSÉ RICARDO MACHADO (UNINOVE)
NONATO ASSIS DE MIRANDA (USCS/CAPES)
PATRICIA APARECIDA BIOTO (UNINOVE)
RAQUEL PACHECO (UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL)
Coordenação: VÂNIA DA SILVA (UNINOVE) & TIAGO DE MELO PINTO (SME-SP/UNINOVE)
Data: 17/12/2024
Horários: 09h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00
SESSÕES SIMULTÂNEAS DE
COMUNICAÇÕES E PÔSTERES EM TRANSMISSÕES DE FORMA REMOTA
Coordenação geral: JHONATHA RAMALHO DA SILVA (UNINOVE), com a
colaboração de: ALESSANDRO RUBENS MATOS (SME-SP/UNINOVE), ANA MELICIA
MORAES DE SOUZA (UNINOVE), JONATAS GOMES DE OLIVEIRA
(SEE-SP/UNINOVE), KARLA GRAZIELLE GARCIA
CASANOVA (UNINOVE), SARA CRISTINA PALMA DO NASCIMENTO
(UNINOVE), TIAGO DE MELO PINTO (SME-SP/UNINOVE) e VÂNIA DA
SILVA (UNINOVE)
Links de acesso
para as apresentações de comunicações e pôsteres
Sala Selton Melo: https://meet.google.com/whu-iuhg-gey
Sala Zélia Gattai: meet.google.com/vjy-bair-mhe
Sala Nísia Floresta: meet.google.com/ebx-ybzp-oov
Sala Lúcia Murat: https://meet.google.com/whu-iuhg-gey
Sala Wagner Moura: meet.google.com/gxu-hkkb-bay
Sala Fernanda Montenegro: meet.google.com/rtp-oszh-dbg
Data: 20/12/2024
ENCERRAMENTO & CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS PARTIPANTES DO I SIMCE
Horário: A partir das 18h00
Local: Al Janiah
R. Rui Barbosa, 269 - Bela Vista, São Paulo (SP)
Coordenação: Tiago de Melo Pinto, Vânia Silva e Jhonatha Ramalho
DOS PRAZOS DE SUBMISSÕES DE COMUNICAÇÕES E POSTERES
ENVIO DOS RESUMOS: Até 23 de
novembro de 2024
COMUNICAÇÃO DO ACEITE: Até 30 de
novembro de 2024
ENVIO DO TEXTO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS: Até 30 de abril
de 2025
Inscrições Gratuitas
As inscrições para o evento deverão ser realizadas por meio do
link https://www.even3.com.br/i-simposio-de-cinema-e-educacao-simce-limites-e-possibilidades-da-presenca-do-cinema-nas-praxis-educacionais-435780/
OBS: Os
ouvintes poderão fazer suas inscrições até o início do evento.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1. RESUMO
O resumo deve conter:
Texto em parágrafo único contendo entre 500 e 1700 caracteres com
espaço (ou até 300 palavras), alinhamento justificado, Word, fonte Times New
Roman, 12, espaço entrelinhas de 1,5.
2. O TRABALHO COMPLETO
O trabalho deve conter:
Título em negrito,
fonte Times New Roman, 12, alinhamento à esquerda, espaço entrelinhas de 1,5,
margem superior/inferior e esquerdo-direita de 3 cm, de 10 a 15 páginas,
incluindo bibliografia. Autores:
último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação,
identificação da instituição, país, unidade de federação e e-mail.
3. PÔSTER
O pôster deve seguir as seguintes especificações:
Dimensões: 100 X 90 cm. O pôster pode conter fotos, gráficos e
texto, desde que a visualização não seja prejudicada.
Detalhamento:
1. Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância.
2. Nome e instituição dos autores, também em destaque e logo
abaixo do título.
3. Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras e
tabelas suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1
metro.
4. Objetivo(s) do trabalho
5. Análise e descrição dos resultados
6. Conclusões
7. Bibliografia consultada.
Os resumos e trabalhos completos
deverão ser enviados para https://www.even3.com.br/i-simposio-de-cinema-e-educacao-simce-limites-e-possibilidades-da-presenca-do-cinema-nas-praxis-educacionais-435780/
em arquivo anexo. Os autores receberão confirmação de recebimento.
Os textos completos aprovados e
enviados dentro dos prazos estabelecidos serão incluídos no livro dos anais do
evento.
COMISSÃO ORGANIZADORA
ADRIANA
APARECIDA DE LIMA TERCARIOL –
UNINOVE
ALESSANDRO
RUBENS DE MATOS – SME-SP/UNINOVE
ANA MELICIA MORAES DE SOUZA – UNINOVE
CARLOS BAUER – UNINOVE
JASON FERREIRA MAFRA – UNINOVE
JHONATHA RAMALHO DA SILVA – UNINOVE
JONATAS GOMES DE
OLIVEIRA – SEE-SP/UNINOVE
LIGIA DE CARVALHO ABOES VERCELLI – UNINOVE
KARLA GRAZIELLE GARCIA
CASANOVA – UNINOVE
PATRICIA APARECIDA BIOTO – UNINOVE
SARA CRISTINA PALMA DO
NASCIMENTO – UNINOVE
STEPHANI VILELA
FERREIRA CUSTODIO –
UNINOVE
THAIS DE ALMEIDA
ROSA –
UNINOVE
TIAGO DE MELO PINTO – SME-SP/UNINOVE
VANIA DA SILVA – UNINOVE
COMITÊ
CIENTÍFICO
ADRIÁN ALBERTO
ASCOLANI (UNR, ARGENTINA)
AMARILIO
FERREIRA JUNIOR – UFSCAR (
ANDRÉ LUÍS GABRIEL – SME-SP & GRUPHIS
ANDRÉ
ROBERT – UNIV LYON
CARLOS BAUER – UNINOVE
CÁSSIO DINIZ – UEMG
CELSO
DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO – UNINOVE
CHRISTIAN MATAMOROS FERNÁNDEZ –
UNIV. SANTIAGO DO CHILE
DANUSA
MENDES ALMEIDA – UECE
ERLANDO
DA SILVA RÊSES – UnB
EVALDO
PIOLLI – UNICAMP
JASON MAFRA – UNINOVE
JOSE ROBERTO MONTES HELOANI – UNICAMP
JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO – UFOP
LIGIA DE CARVALHO ABÕES VERCELLI – UNINOVE
LUCILENE SCHUNCK C. PISANESCHI – SME/SP/Unicamp
RAQUEL PACHECO (UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL)
COORDENAÇÃO
GERAL DO EVENTO
CARLOS BAUER
INSTITUIÇÃO
ORGANIZADORA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS (PROGEPE)