O I
Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental: uma nova
perspectiva para segurança alimentar será realizado nos dias 20, 21,
22 e 23 maio de 2025, no município de Humaitá, Amazonas, no Auditório
Castanheiras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), na
Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O evento visa
promover o intercâmbio científico e tecnológico, assim como fomentar a difusão de
conhecimentos relacionados as áreas de ciências agrárias e ciências ambientais. Neste sentido, o evento terá uma abordagem transdisciplinar, de modo a estimular discussões e subsidiar uma visão
holística, conectando conhecimentos, no sentido de instigar insights que
possam nos direcionar a avanços no desenvolvimento da agricultura regenerativa
na Amazônia brasileira. Para isto, o evento contará com a participação de
pesquisadores de seis instituições brasileiras atuando nos comitês de
organização e científico, seguida da participação de conferencistas e público
de diferentes regiões, com expertises nas mais diversas áreas
de conhecimento.
As áreas de ciências agrárias e ciências ambientais estão entre as diversas áreas do saber científico e tecnológico, as quais são consideradas como relevantes para o desenvolvimento sustentável. Assim, o evento fomentará a geração e a consolidação de bases científicas e tecnológicas, considerando a proposição de discussões relevantes sob o viés integrativo da produção de alimentos e preservação dos recursos naturais, de modo a debater a importância da garantia da segurança alimentar no contexto Amazônico, sobretudo diante de um cenário em que às mudanças climáticas são latentes. Diante de tais perspectivas, busca-se encorajar a incorporação de modelos sistêmicos voltados ao incentivo de produção agrícola e a preservação dos recursos naturais na Amazônia.
O I Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental: uma nova perspectiva para segurança alimentar contará com palestras, minicursos e atividades práticas que abordarão temáticas relacionadas à segurança alimentar, mudanças climáticas, manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais, fitotecnia e ciência do solo. Entre os palestrantes, destacam-se especialistas da Universidade Federal do Goiás (UFG), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Além de promover
debates e troca de conhecimentos, o evento busca incentivar práticas que
contribuam para a sustentabilidade e o desenvolvimento rural na Amazônia,
conectando discentes, docentes, agricultores, pesquisadores e profissionais do
setor.
Ao longo do evento, serão ofertados minicursos relacionados a diversas áreas, tais como: a) Sistemas Agroflorestais; b) Utilização de Drones na agricultura de precisão; c) Interpretação de análises de solos; d) Extensão rural como subsídio da segurança alimentar; e) Indicadores de qualidade do solo; f) Biofertilizantes como estratégia de manejo da fertilidade do solo; e g) Inteligência artificial como ferramenta na produção científica. Enquanto as palestras, serão relacionadas aos seguintes temas: a) Sustentabilidade de Sistemas Agroflorestais; b) O potencial de uso bioinsumos na agricultura; c) Solos tropicais e matéria orgânica; d) Recuperação do carbono orgânico do solo; e) Práticas que visam restaurar e preservar o ambiente de produção agrícola; f) Drones, Sensores e Big Data na Agricultura Regenerativa; g) Sistemas Agroflorestais: erros e acertos em busca da Agricultura Regenerativa; h) Integração Lavoura e Pecuária no Cerrado Brasileiro; i) Intensificação Sustentável da Pecuária de Corte em Sistema de Pastagens de Alta Performance Consorciada; e j) Práticas de produção sustentáveis em comunidades rurais do Sul do estado do Amazonas.
Além dos minicursos e palestras, o I Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental: uma nova perspectiva para segurança alimentar contará com apresentação de trabalhos - Sessão Oral 1 (Sala 01 e Sala 02) e Apresentação de trabalhos - Sessão Pôster (Haal do Auditório Castanheira do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM). De modo que no encerramento do evento, serão entregues premiações aos melhores trabalhos científicos correspondente a cada sessão.