I SIMPÓSIO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ESCOLAR LUZENSE

I SIMPÓSIO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ESCOLAR LUZENSE

presencial Auditório Lindaura Carneiro Araújo - Santaluz - Bahia - Brasil

Sobre o Evento


O I Simpósio da Equipe Multiprofissional Escolar Luzense, com o tema “A interdisciplinaridade e o trabalho multiprofissional: construção do olhar integral para o estudante”, será realizado no dia 24 de setembrode 2026, no Auditório Lindaura Carneiro, em Santaluz-BA.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de SantaLuz-Ba, por meio da Coordenação da Equipe Multiprofissional Escolar, o evento constitui um espaço de formação, diálogo e compartilhamento de experiências voltado ao fortalecimento das práticas interdisciplinares no contexto educacional.

A programação reunirá profissionais da educação, Psicologia, Serviço Social, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogias, estudantes e representantes da Rede de Proteção, com mesa-redonda, exposição de experiências e projetos, oficinas temáticas e momentos de integração e reflexão.

O simpósio busca ampliar conhecimentos, fortalecer a atuação colaborativa entre os diferentes profissionais e contribuir para práticas educacionais mais inclusivas, acolhedoras e comprometidas com o desenvolvimento integral e a garantia de direitos dos estudantes.

📅 24 de setembro de 2026 | 📍 Auditório Lindaura Carneiro | ⏰ 8h | 🎓 Carga horária: 8 horas

MESA-REDONDA

Espaço de diálogo e reflexão sobre a atuação interdisciplinar no contexto educacional, abordando a promoção da saúde mental, a educação inclusiva, a proteção integral, a convivência escolar, a cultura de paz e a articulação entre os diferentes profissionais e serviços que compõem a rede de proteção aos estudantes.

Carga horária sugerida: 4h

EXPOSIÇÃO DE PROJETOS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Apresentação de projetos, práticas e experiências desenvolvidos pelas equipes multiprofissionais escolares da Rede Municipal de Ensino, com foco na interdisciplinaridade, inclusão, aprendizagem, desenvolvimento integral e fortalecimento das políticas públicas educacionais.

Carga horária sugerida: 8h

OFICINAS

As oficinas do I Simpósio da Equipe Multiprofissional Escolar Luzense constituem espaços formativos, participativos e práticos, destinados ao aprofundamento de temas relevantes para o cotidiano educacional e ao fortalecimento das práticas interdisciplinares.

Conduzidas por profissionais com experiência nas respectivas áreas, as oficinas proporcionarão momentos de reflexão, diálogo, troca de experiências e construção coletiva de conhecimentos, articulando fundamentos teóricos e estratégias que possam ser aplicadas nos diferentes contextos escolares.

A programação contará com três oficinas temáticas, possibilitando aos participantes escolher a atividade de maior interesse:

  • Da demanda à intervenção: estratégias da Psicologia Escolar para o trabalho interdisciplinar — discussão de estratégias para análise das demandas escolares, planejamento de intervenções e articulação entre os diferentes profissionais da comunidade escolar.
  • Mediação de Conflitos — abordagem de estratégias de comunicação, diálogo e mediação para o manejo e a prevenção de conflitos, contribuindo para relações mais respeitosas e para a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.
  • Acolhendo singularidades: práticas transformadoras para uma escola inclusiva — reflexão sobre inclusão, diversidade, acessibilidade e eliminação de barreiras à aprendizagem e à participação, com foco na construção de práticas escolares que reconheçam e acolham as singularidades dos estudantes.

AS OFICINAS OCORRERÃO SIMULTANEAMENTE, E CADA PARTICIPANTE DEVERÁ REALIZAR A INSCRIÇÃO EM UMA ÚNICA OFICINA, DE ACORDO COM SUA PREFERÊNCIA E DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

Carga horária: 3h por oficina.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}