O GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar, liderado pela professora livre-docente Rosa Iavelberg e vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), convida estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Arte/Educação para o I Simpósio “Arte/Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas”.
Este simpósio
busca reunir pesquisas e práticas que contribuam para a formação inicial e
continuada de professores de Arte, abordando tanto questões teóricas e
metodológicas quanto as diretrizes curriculares que norteiam o ensino da arte
no Brasil.
Diante de um
sistema educacional cada vez mais influenciado por ideais mercadológicos, a
formação docente no campo da Arte enfrenta novos desafios, que incluem a
ampliação do escopo de conhecimentos dos professores. Questões emergentes tais
como decolonialidade, racismo, LGBTfobia, inclusão, uso de tecnologias e
processos criativos no ambiente educacional, são temas centrais que precisam
ser discutidos pelos profissionais, pesquisadores e estudantes sobre o ensino e
a. aprendizagem em Arte.
A formação de
professores deve ser inicial e continuada para atualização e enfrentamento da
diversidade de contextos sociais, reconhecendo a importância de incluir e
representar diferentes culturas, práticas e vivências no ambiente escolar.
Este simpósio
visa criar um espaço de diálogo e troca de experiências, incentivando a criação
de novas abordagens pedagógicas que respondam às demandas do século XXI.
Reconhecemos que a formação crítica e abrangente de educadores de Arte é
crucial para que possam atuar como agentes de transformação social, promovendo inclusão
e valorização da diversidade cultural e identitária em sala de aula.
O Simpósio
propõe-se a ser um espaço de encontro para mestrandos, doutorandos e
pesquisadores da área de Arte/Educação que desejam compartilhar suas
experiências, saberes e investigações. Independentemente da linguagem artística
(artes visuais, música, dança, teatro ou audiovisual), a formação de professores
precisa incluir as dimensões contemporâneas da criação para que possamos formar
jovens mais sensíveis, críticos e comprometidos com a transformação social.
Público-Alvo
● Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em Arte e Educação.
● Professores da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares que atuam no ensino da Arte (Música, Artes Visuais, Dança, Cênicas e Audiovisual).
● Pesquisadores e profissionais que atuam no ensino da Arte em contextos não formais.
● Educadores, artistas e mediadores culturais que desenvolvem práticas de ensino da Arte em museus, centros culturais, ONGs e outros espaços educativos.
● Coletivos e movimentos sociais ligados à Arte/Educação.