I Seminário Virtual de Marketing, Empreendedorismo e Inovação do PROFIALI/UFSJ

I Seminário Virtual de Marketing, Empreendedorismo e Inovação do PROFIALI/UFSJ

online Este é um evento online

Sobre o evento

Como transformar uma ideia ou um resultado de pesquisa em um produto que chegue ao mercado? Na indústria de alimentos e bebidas, esse caminho exige conectar conhecimento científico, necessidades dos consumidores, viabilidade econômica e requisitos regulatórios desde as primeiras etapas do desenvolvimento.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou faturamento de R$ 1,388 trilhão em 2025, considerando vendas internas e exportações. Nesse mercado, compreender o consumidor, identificar oportunidades e comunicar o valor de um produto são questões centrais para o desenvolvimento de negócios. 

O marketing participa desse processo muito antes da divulgação ou da venda: contribui para identificar demandas, definir o público, orientar o posicionamento e aproximar o desenvolvimento tecnológico das condições reais de consumo. Afinal, qual problema o produto resolve? Para quem ele está sendo desenvolvido? Que atributos podem diferenciá-lo e sustentar sua aceitação no mercado?

A inovação, por sua vez, pode envolver novos produtos, ingredientes, processos, embalagens e modelos de negócio, assim como melhorias em qualidade, conveniência e sustentabilidade. Transformar essas possibilidades em soluções comercializáveis exige avaliar, de forma integrada, desempenho técnico, segurança, custos, escala de produção e adequação às exigências legais. Como desenvolver um alimento ou uma bebida pensando, desde o início, no que poderá ser produzido, comunicado e comercializado? Como incorporar as questões de composição, rotulagem e alegações ao planejamento do produto?

Nesse percurso, a universidade tem um papel fundamental na formação de profissionais, na geração de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias. A aproximação entre pesquisadores, empresas, incubadoras e outros agentes do setor pode contribuir para transformar resultados científicos em aplicações práticas. Como fortalecer essas conexões? Que caminhos permitem levar uma pesquisa além do laboratório e transformá-la em uma oportunidade de empreendimento?

Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de São João del-Rei (PROFIALI/UFSJ) promove o I Seminário Virtual de Marketing, Empreendedorismo e Inovação do PROFIALI/UFSJ, um espaço de diálogo sobre as conexões entre ciência, desenvolvimento de produtos, mercado e regulação no setor de alimentos e bebidas.

A programação contará com palestras de Mateus Junqueira, Janayna Bhering Cardoso e Amanda Mattos Dias Martins, abordando incubação de empresas, empreendedorismo e marketing estratégico. A abertura será conduzida pelo Prof. Dr. Felipe Machado Trombete, coordenador do PROFIALI/UFSJ. Ao final, haverá um debate com os palestrantes e interação com o público.

O seminário é voltado a estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores interessados em discutir como alinhar o desenvolvimento científico e tecnológico às demandas do mercado e às possibilidades de inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Data: 27 de novembro de 2026
Horário: das 14h00 às 17h (GMT-3)
Formato: virtual

Participe dessa discussão e amplie seu olhar sobre os caminhos que conectam pesquisa, inovação e oportunidades de negócios!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}