O I Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral é um evento
criado no âmbito do Curso de Formação Continuada de Secretários (as)
e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, resultado de uma ação do Eixo “Formar”, etapa Formação de Profissionais da Educação, do Programa Escola em Tempo
Integral (Lei nº 14.640/2023), coordenado pela Secretaria de Educação Básica
(SEB), do Ministério da Educação (MEC). Esta formação é uma ação em parceria
com as universidades federais obetivou auxiliar as secretarias de educação
na implantação e/ou implementação de políticas de educação integral em tempo
integral.
Na Região Norte, o curso foi coordenado pela Universidade Federal do Pará
(UFPA) em parceria com as seguintes
instituições de ensino superior: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do
Amazonas (UFAM), Universidade
Federal de Rondônia (UNIR),
Universidade Federal de Roraima (UFRR),
Universidade Federal do Tocantins (UFT),
que assumiram as coordenações em cada estado, além das colaborações das UNDIMEs
estaduais, das representações dos CONSEDs, UNCMEs.
Em nossa região, além de sermos ligados(as) pelas águas dos rios e pelas
trilhas da floresta, estamos unidos(as) agora pelo desejo de implantar uma
política de Educação Integral em Escola de Tempo Integral de acordo com as
múltiplas realidades da Amazônia, tendo como princípio a educação como direito,
sob a responsabilidade do Estado e socialmente referenciada, para toda gente.
A formação para a política de Educação Integral é parte fundamental da
retomada da educação pública no Brasil sendo, portanto, um grande desafio que
deve ser enfrentado institucional e coletivamente, visando o fortalecimento da
educação pública, desde a formação de seus profissionais dirigentes, a adesão
de matrículas, a implementação da política de educação integral até sua
efetivação nos sistemas e unidades escolares.
Nesse sentido a realização do o I Seminário Regional do Programa Escola
de Tempo Integral, como parte integrante do processo de formação realizado,
cumpre o importante papel de ser mais um momento de reflexão e troca de
experiências entre os estados e municípios da Região Norte sobre o processo de
implantação do programa. Para tanto contaremos com a participação dos
Cursistas, professores, técnicos, autoridades das redes estaduais e municipais,
estudiosos e pesquisadores, além de toda a Equipe de formação das sete
universidades federais da Região Norte envolvidas no processo de formação
realizado.