O I Seminário Regional de Turismo Sustentável será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, em Cruzeiro do Sul – Acre, reunindo gestores, técnicos, empresários e representantes de comunidades da região para debater e fortalecer a governança e o desenvolvimento turístico sustentável.
O evento tem como objetivo promover o diálogo intermunicipal, consolidar estratégias de turismo sustentável, valorizar a diversidade cultural e ambiental do território e formalizar a Instância de Governança Regional (IGR) Caminho das Aldeias e da Biodiversidade, habilitando-a à captação de recursos públicos e privados.
Durante o seminário, serão realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas sobre temas como governança no turismo, planejamento participativo, inclusão no Mapa do Turismo, qualificação profissional, inovação, empreendedorismo e turismo de experiência. A programação foi estruturada para promover interação, troca de experiências e construção coletiva de soluções que fortaleçam os destinos turísticos da região.
A participação é destinada a gestores municipais, profissionais do turismo, representantes de conselhos, empreendedores e comunidade em geral, reforçando a importância de articular esforços e integrar diferentes atores na construção de um turismo mais sustentável, competitivo e inclusivo.