Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais

Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais

presencial Centro de Ensino de Graduação - UFRPE - Recife - Pernambuco - Brasil

Sobre o evento

Esta primeira edição do Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais será realizada na Universidade Rural Federal de Pernambuco, Campus Recife, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024. O evento, originado das inquietações e debates da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE), propõe um espaço de reflexão e intercâmbio a respeito de temáticas sociais e territoriais.


O termo “socioterritorial” é aqui compreendido como um diálogo envolvendo diversos atores sociais inseridos em contextos históricos e territoriais específicos. Em tal sentido, mediante uma análise crítica dos dilemas brasileiros representados por processos estruturais de exploração, espoliação, segregação e expropriação, bem como dos movimentos sociais, conflitos e resistências a esses fatores, busca-se estabelecer um espaço contínuo para o compartilhamento e divulgação de pesquisas, experiências e vivências relacionadas a essas temáticas e questões.


Esta edição irá prestar homenagem à Professora Rosa Ester Rossini, cujas contribuições relevantes ao longo das últimas décadas foram fundamentais para o avanço e consolidação da Iniciação Científica no Brasil, além de ser pioneira nos estudos de gênero na Geografia brasileira. O evento mantém o propósito da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE) de ser um ambiente multidisciplinar, promovendo a interação entre diferentes campos do conhecimento.


O I Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais visa promover ambientes que, pela sua essência, sejam abertos, plurais e críticos no processo de divulgação científica e troca de saberes com as comunidades, coletivos, organizações e movimentos sociais. O evento se caracteriza por sua capacidade interativa, acolhendo uma variedade de perspectivas, com uma programação organizada em mesas, painéis temáticos, Grupos de Trabalhos (GTs) e Sessões de Banner.








Inscrições

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Calendar

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Dos prazos, modalidades e valores das inscrições:


Modalidade

Primeiro lote até

30/08/2024

Segundo lote até 30/09/2024

Inscrição durante o evento

Estudante de graduação

Com apresentação de trabalho

R$ 20,00

R$ 30,00

-

Estudantes de pós-graduação e profissionais

Com apresentação de trabalho

R$ 25,00

R$ 50,00

-

Profs. do Ensino Básico

Com apresentação de trabalho

R$ 20,00

R$ 30,00

-

Profs. do Ensino Superior

Com apresentação de trabalho

R$ 45,00

R$ 90,00

-

Estudante de graduação

Sem apresentação de trabalho

R$ 10,00

R$ 20,00

R$ 30,00

Estudantes de pós-graduação e profissionais

Sem apresentação de trabalho

R$ 20,00

R$ 40,00

R$ 50,00

Profs. do Ensino Básico

Sem apresentação de trabalho

R$ 30,00

R$ 60,00

R$ 70,00

Profs. do Ensino Superior

Sem apresentação de trabalho

R$ 40,00

R$ 80,00

R$ 90,00


OBS:

  • O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até o prazo máximo do último lote.
  • Para os inscritos que submeterem trabalhos, o pagamento da inscrição deve ser realizado antes do ato de submissão.
  • Não haverá devolução do valor da inscrição após efetuação da mesma



Sobre as submissões e apresentações dos trabalhos

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: resumo simples, resumo expandido, artigo completo (condicionado pelo aceite prévio do resumo expandido). Segue abaixo os detalhes conforme cada modalidade:


  • Os Trabalhos submetidos na forma de resumos simples serão apresentados por meio de banners. 

  • Os resumos expandidos com as melhores avaliações pela comissão científica, irão compor os painéis temáticos e serão apresentados em formato de mesa-redonda. Os autores dos trabalhos aprovados nesta categoria deverão enviar posteriormente os artigos completos. Os painéis temáticos contarão com em média 5 trabalhos por eixo

  • Os resumos expandidos aprovados, mas que não forem indicados para os painéis temáticos, serão apresentados nas salas dos Grupos de Trabalho (GTs). 

  • O envio do artigo completo será posterior a data do evento e deverá ter entre 10 e 15 páginas (04/11/2024).

  • Todos os textos inicialmente submetidos como resumos expandidos poderão ser enviados na versão de artigo completo para ser publicado nos Anais ou sujeitos à possível seleção para publicação em revista. Essa decisão ficará ao critério dos autores dos resumos expandidos aprovados.

  • Todos os trabalhos aprovados, independentemente da modalidade escolhida, serão incluídos nos Anais do evento e passarão antecipadamente pela avaliação às cegas da comissão científica, composta por docentes e discentes de Pós-Graduação. 

  • Haverá a modalidade de apresentação remota dos resumos para os autores que não residam no Estado de Pernambuco, os casos que não se encaixam nessa normativa deverão apresentar presencialmente. Os autores deverão informar no formulário de submissão a modalidade de apresentação: presencial ou remota. Não será possível alterar a modalidade de apresentação escolhida.

  • Cada trabalho poderá ter no máximo 4 autores (1 autor principal e 3 coautores) e cada inscrito poderá ser autor principal de no máximo 2 trabalhos e coautor de no máximo 3 trabalhos.

  • Todos os autores e coautores devem estar com a inscrição efetivada no ato de submissão dos trabalhos.

  • No ato de submissão os autores devem enviar dois arquivos: um identificado (nome, formação, instituição e e-mail) e o outro sem qualquer marca de identificação, ambos os arquivos devem ser submetidos com extensão doc ou docx.

  • Os autores deverão submeter o arquivo do trabalho conforme as normas de publicação e especificações detalhadas abaixo, sendo o uso do papel timbrado da edição atual do evento obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.


Resumo simples - Modelo e regras


Resumo expandido -Modelo e regras


Artigo completo - Modelo e regras

Submissões

Modelos e Eixos Temáticos

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Eixos temáticos

  1. Ensino e aprendizagem em espaços de disputa

Este eixo, visa promover um debate sobre práticas pedagógicas integrativas e metodologias ativas no Ensino das Ciências Humanas, contemplando o compartilhamento de intervenções didáticas, discussões sobre formação continuada de professores, espaços não formais de ensino e diálogos interdisciplinares, bem como temáticas  relacionadas com: Educação Étnico-Racial, Educação no/do Campo, Educação Escolar Indígena Diferenciada, interculturalidade, /gênero, sexualidade, educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, etc.


  1. Movimentos sociais: lutas urbanas e rurais

O foco do debate será sobre a democratização da posse e permanência na terra, as estratégias para melhoria das condições de vida e trabalho promovidas pelas comunidades e movimentos sociais, assim como a análise das transformações socioespaciais e territoriais. A análise das injustiças manifestadas em desigualdades socioespaciais com recortes raciais, de orientação e identidade sexual e de gênero, evidenciadas nos padrões de moradia, locomoção, acesso à alimentação, saúde e lazer. Essas análises das resistências e lutas da sociedade civil e dos movimentos urbanos e rurais ressaltam a necessidade de reflexão sobre a mercantilização dos territórios.


  1. Risco e vulnerabilidade socioambiental nos múltiplos territórios

Existem vários pontos de partida para o debate da temática risco e vulnerabilidade socioambiental. Há as análises feitas pelas ciências da natureza, ciências sociais e exatas, que podem se entrelaçar ou não com as temáticas do racismo ambiental e injustiça social. Este eixo planeja trazer diferentes prismas sobre a questão mediante diálogos como os dos processos socioeconômicos, dinâmicas das populações periféricas, povos e comunidades tradicionais atingidas pelo racismo ambiental e suas formas de lutas e resistências a esse processo, ações preventivas e mitigadoras do Estado e da população, a consolidação de projetos desenvolvimentistas e a construção de zonas de “sacrifícios”, além da abordagem da influência físico-ambiental nessas dinâmicas e sua relação com o fator humano num cenário de mudanças climáticas. A intenção é proporcionar a ampliação do diálogo entre as perspectivas nos estudos de risco e vulnerabilidade socioambiental. 


  1. Patrimônios e territórios: diálogos e conflitos

Num contexto de diversidade social, cultural e religiosa, é necessário discutir a relação existente entre território, modo de vida e patrimônio cultural no contexto brasileiro. O eixo centrará suas discussões nos conceitos de patrimônio cultural e de território, promovendo um debate amplo sobre as relações dinâmicas de poder, sobre o exercício do direito ao território e ao patrimônio cultural, como também, a possibilidade de desnudar as intervenções das políticas públicas de garantia de direitos, a atuação dos sujeitos de interesse e de suas comunidades.

Prazos das submissões e aceites



    

Prazo de envio

Prazo do resultado do aceite

Prazo do ajuste 

(em caso de solicitação da comissão)

Resumos simples 

De 05/04/2024 até 26/08/2024

23/09/2024

30/09/2024

Resumo expandido

De 05/04/2024 até 26/08/2024

23/09/2024

07/10/2024

Artigo completo

26/10/2024 até

04/11/2024

25/11/2024

09/12/2024




Programação

Horário

22.10.2024

Terça

23.10.2024

Quarta

24.10.2024

Quinta

25.10.2024

Sexta         

14h

às

18h















14h - 14h30

Momento cultural





15h - 17h30

Mesa panegírica em homenagem a Rosa Ester Rossini

14h - 14h30

Mesa: Risco e vulnerabilidade socioambiental nos múltiplos territórios


(Painel temático)





15h30 - 18h

Mesa: Ensino e aprendizagem em espaços de disputa


(Painel temático)





16h-18h

Onde: Parte externa do anfiteatro do CEGOE-UFRPE


Apresentação de Banners




16h-18h

Onde: Salas do CEGOE-UFRPE


Grupos de Trabalho
(GTs)


14h - 14h30

Mesa: Patrimônios e territórios:

diálogos e conflitos 

                 

(Painel temático)



15h30 - 18h

Mesa: Movimentos sociais:

lutas urbanas e rurais

(Painel temático)


_




16h-18h

Onde: Parte externa do anfiteatro do CEGOE-UFRPE


Apresentação de Banners




16h-18h

Onde: Salas do CEGOE-UFRPE


Grupos de Trabalho
(GTs)






  Trabalho de
Campo

18h30

às

21h30

18h30- 21h30

Mesa: Diálogos socioterritoriais na contemporaneidade



18h30- 21h30

Mesa de encerramento:

Territorialização das mulheres no campo e na cidade



Sobre a identidade visual do “Seminário Redescobrindo o Brasil: Diálogos socioterritoriais”


Em certos casos, as ideias que tenho para algumas artes, na estruturação geral, já surgem de forma completa e imediata. Foi o caso deste trabalho. A inspiração inicial foi suscitada pelo subtítulo do evento: ‘’Diálogos socioterritoriais’’. Imaginei, então, pessoas dialogando. Mas como a arte é aberta à ficção e à fantasia, essas pessoas vieram em minha mente no formato que estão representadas no desenho, com cabeças que são mundos, com semblantes que trazem literalmente imagens de territórios.

A arte é influenciada, também, pela linguagem das Histórias em quadrinhos, tanto pela linguagem corporal das personagens expressando gestos de comunicação, quanto de forma mais nítida no balão de fala, que nesse caso, devido à ausência de linguagem verbal, atribui ao desenho um caráter experimental.

O que vemos no balão, ao invés de texto, são imagens que representam espacialidades, imagens que, reforçando, evocam territórios. Além da composição geral da arte, é fundamental comentar as especificidades dos elementos que ela apresenta. Representei o ­­­­­maior número possível dos elementos visuais elencados pela Cátedra Manuel Correia de Andrade e que, a partir de alguns diálogos, foram repassados a mim pela geógrafa Gerlane Gomes (Mestranda, PPGeo -UFPE).

Nesse sentido, a arte apresenta diversas imagens que nos permitem pensar sobre temáticas pertinentes ao seminário: do Rio Amazonas à verticalização do espaço urbano. Da cana-de-açúcar e da soja, que reproduzem sob a lógica moderna a violência arcaica dos latifúndios, aos ‘’parques’’ eólicos que, amparados nos discursos da energia limpa, não trazem ao debate público seus impactos negativos, como os que dizem respeito aos danos provocados à saúde mental das comunidades tradicionais nas quais as torres são instaladas.­­­

Texto: Alex Mendes de Andrade | Professor de Geografia e Artista Visual




Local do Evento


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