Nas ultimas décadas temos acompanhado as transformações sociais no tocante às pessoas com deficiência, porém é inegável que muito ainda precisa ser feito, principalmente quando o tema é “formação profissional”.
Você já parou para pensar com que pessoas você foi ou vem sendo formado para trabalhar? Certamente para pessoas sem deficiência. Se assim vem sendo ao longo de nossa história, dificilmente veremos uma sociedade inclusiva ser erguida...
Pense bem...para atuar profissionalmente, hoje, nós demandamos que um outro humano tenha seu corpo e sentidos preservados, assim trabalharemos habitualmente. Porém, se esse outro humano for um pessoa surda, cega, com paralisia cerebral, com síndrome de down, você irá exercer sua função normalmente?
Exatamente para mudar essa realidade é que apresentaremos a todo país o Programa Institucional PRÁTICAS PROFISSIONAIS INCLUSIVAS. Esse objetiva formar profissionais, das mais variadas áreas do conhecimento, para atuarem com humanos, tenham ou não deficiência! Como também assegurar a inserção profissional de pessoas com deficiência no mercado de tralbaho.
Esse ano a Lei Brasileira de Inclusão completou 10 anos e sua efetividade na cena social cotidiana diz respeito justamente a atuação dos mais diversos profissionais, desse modo entendemos que a LBI só será efetiva quando a formação for inclusiva.
Vem
com gente... aprender a ser profissional para toda condição humana!