APRESENTAÇÃO
O Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED) é um evento promovido no âmbito da Rede Nacional de Pesquisadoras/es em Pedagogia (RePPed), coletivo constituído em 2020 com o propósito de articular e desenvolver ações de pesquisa e formação referenciadas na perspectiva da Pedagogia como Ciência da Educação e na defesa do estatuto identitário do trabalho de pedagogas/os alinhado à compreensão da educação como prática social desenvolvida em diferentes contextos sociais e institucionais, escolares e não escolares.
O evento volta sua programação à problematização do campo da Pedagogia no cenário brasileiro, visando instituir reflexões sobre os dilemas e possibilidades que o atravessam em sua tríplice constituição de ciência, curso e profissão. Desse modo, se propõe a focalizar, por meio de conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e outras atividades de caráter científico e cultural, aspectos históricos, teóricos, curriculares e profissiológicos que colaboram com a crítica propositiva em torno da Pedagogia, reconhecendo seu lugar como um saber estruturante de práticas educativas humanizatórias necessárias à construção de uma sociedade democrática, plural e equânime.
Consideramos que esse mote reflexivo situa o SENPED como um evento estratégico no contexto das (contra)reformas educacionais de base neoliberal implementadas nos últimos anos em nosso país, especialmente a Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, cujos efeitos desconfiguram o curso de Pedagogia, radicalizando sua restrição à formação de professoras/es sob uma concepção utilitarista de currículo alinhada às demandas mercadológicas.
OBJETIVOS
- Promover discussões que socializem contribuições teórico-metodológicas aos estudos, pesquisas e experiências de formação e de prática profissional em Pedagogia;
- Aprofundar a compreensão da Pedagogia como Ciência da Educação;
- Articular sujeitos e coletivos envolvidos com o debate sobre a constituição identitária da Pedagogia como campo teórico, curso e profissão;
- Potencializar interlocuções que fomentem a problematização do curso de Pedagogia e seus desafios na atualidade.
PÚBLICO ALVO
O SENPED está voltado, estrategicamente, a estudantes, pesquisadores/as e profissionais da Pedagogia que atuam na Educação Básica, na Educação Superior e em espaços de Educação Não Escolar.
Dirige-se, ainda, a docentes e coordenadores/as de cursos de Pedagogia.
*Evento Presencial