O objetivo do I Seminário é congregar professores e acadêmicos de diferentes áreas e demais interessados em refletir e discutir sobre aspectos que envolvem as concepções, princípios e diretrizes para um sistema educacional inclusivo; políticas públicas e práticas de Educação Inclusiva; os aspectos jurídicos, bem como as diretrizes nacionais para a Educação Especial; as concepções das deficiências, conhecendo suas características básicas; as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e das Altas Habilidades/Superdotação, conhecendo suas características básicas; as diferentes abordagens inerentes ao percurso histórico da educação especial no Brasil e no mundo; a inclusão escolar dos alunos público da Educação Especial na rede de ensino regular; os principais desafios da inclusão escolar; as principais adaptações curriculares bem como os recursos pedagógicos empregados no atendimento destes estudantes; os conceitos de integração e inclusão, refletindo sobre a sua implicação na educação; aspectos importantes sobre as instituições de ensino como canal de mudança, bem como as adequações curriculares que nortearão o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas e sobre o contexto de formação do professor que atuará com tais alunos.
O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores.