O Seminário Multidisciplinar sobre Práticas de Desospitalização: Tecendo Redes de Cuidado, realizado no HUAP, é um encontro técnico-científico e colaborativo, baseado em evidências, voltado à consolidação da rede de cuidado na transição hospital-território. Reúne gestores, profissionais e docentes e discentes de diferentes pontos da RAS para discutir e pactuar modelos assistenciais, fluxos intersetoriais e ferramentas de coordenação do cuidado que sustentem altas responsáveis, continuidade assistencial e reabilitação segura no domicílio e na atenção primária.
Objetivos centrais: (i) mapear nós críticos e arranjos locais para a desospitalização, da admissão à alta e ao seguimento no território; (ii) pactuar fluxos e responsabilidades entre hospital, APS/SAD e rede socioassistencial/Justiça, com ênfase em comunicação efetiva e critérios de elegibilidade para alta referenciada; (iii) compartilhar experiências e evidências em cuidado intermediário, atenção domiciliar, paliativismo e telessaúde, estruturando instrumentos e indicadores comuns.
Este é um espaço para pensar soluções concretas aderentes à realidade da sua instituição e do seu território, tecendo redes de cuidado que atravessam os níveis de atenção e chegam às famílias, com mais segurança, eficiência e humanização, possibilitando:
Altas mais seguras e oportunas, com Plano Terapêutico Singular, reconciliação medicamentosa e agendamentos confirmados.
Tempo menor para o primeiro contato pós-alta e aumento do seguimento supervisionado na APS.
Redução de reinternações e de eventos adversos, com melhora da experiência do cuidado de usuários e famílias.
Rede intersetorial ativada, com pontos focais e canais de comunicação definidos para casos complexos.
Estudar e organizar a transição do cuidado é condição para a segurança do paciente, a eficiência do sistema e a sustentabilidade da rede. Venha conosco nesta jornada! Participe!