I SEMINÁRIO NACIONAL DO OUTRO LADO DA MARGEM: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS DAS INFÂNCIAS EM PANDEMIA - I DOLM

I SEMINÁRIO NACIONAL DO OUTRO LADO DA MARGEM: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS DAS INFÂNCIAS EM PANDEMIA - I DOLM

presencial Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus - Bahia - Brasil

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IMPACTOS DA PANDEMIA NAS INFÂNCIAS BRASILEIRAS E DESIGUALDADES SOCIAIS

O I SEMINÁRIO NACIONAL DO OUTRO LADO DA MARGEM: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS DAS INFÂNCIAS EM PANDEMIA – I DOLM abre-se para uma discussão em torno da temática proposta “IMPACTOS DA PANDEMIA NAS INFÂNCIAS BRASILEIRAS E DESIGUALDADES SOCIAIS”, considerando os resultados e enfrentamento dos efeitos da pandemia nos grupos de crianças/infâncias, considerando diversidades e diferenças das cinco (05) macrorregiões brasileiras.

O I DOLM está vinculado à pesquisa “Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia”, aprovado no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES - Impactos da Pandemia – Programa CAPES-EPIDEMIAS - Programa Estratégico Emerge de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias de 2022.

O I DOLM será realizado nos dias 13 a 15 de março de 2024, na Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, em Ilhéus/BA. O encontro contará com Palestras e mesas redondas; grupos temáticos; oficinas/atelier; sessões de banner; sessões de (comunicações, relatos de experiência, etc.) com apresentação na modalidade oral, exposição e lançamentos de livros.

A realização do I DOLM tornará possível o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos, experiências e produção de conhecimentos, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para as questões da pandemia e do agravamento das condições materiais e subjetivas de vida de vários grupos sociais, e envolve as condições econômicas, sociais, educativas e culturais.

O I DOLM visa reafirmar a rede de pesquisa entre os sete (7) programas de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e demais grupos externos, e apresentar os estudos e análises, problematizar importantes questões da (não)garantia de direitos das crianças e a (in)visibilidade da infância em tempos de epidemias e crises de diversas ordens delas decorridas, o que faz importante esse debate aliado a formação da docência.

A intersetorialidade com a saúde se faz presente, como uma das dimensões dos direitos dos bebês e das crianças, e precisa entrar nessa agenda de debate, buscando evidenciar a importância de políticas públicas intersetoriais que possam garantir o acesso ao atendimento mais igualitário as crianças. Durante a pandemia da Covid-19, houve o agravamento das condições materiais de vida de vários grupos sociais, repercutindo de forma desigual na vida dos bebês, crianças e seus familiares, o que provocou a necessidade de pesquisar os contextos desses diferentes grupos sociais - povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, do campo, de centros e periferias urbanas.

O I DOLM é, portanto, a oportunidade de divulgação científica dos resultados dos estudos, pesquisas e ações dos diversos grupos sociais da Bahia e de outras regiões do país, e ainda promover formação docente e a outros agentes interessados nas questões da infância, garantindo o intercâmbio da Pós-Graduação, da Graduação e da Educação Básica representada pelas Redes Municipais de Educação do Litoral Sul da Bahia.

Coordenação Nacional

Maria Walburga dos Santos (UFSCar)
Angela Scalabrin Coutinho
(UFPR)
Cleonice Maria Tomazzetti
(UFSCar)
Daniele Marques Vieira
(UFRGS)
Emilia Peixoto Vieira (UESC)
Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UFCG)
Romilson Martins Siqueira
(PUC-GO)

Coordenação Geral Local

Emilia Peixoto Vieira (PPGE/UESC)

Comissão Organizadora Local

Ana Maria Alvarenga (UESC)

Beatriz Bernardo Silva (UESC)

Celia Serafim Santana (UESC)

Emanuelly Queiroz de Jesus (UESC)

Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena (UESC)

Emilia Peixoto Vieira (UESC)

Eugênia da Silva Pereira (UESC)

Fernanda Cerqueira Candido da Silva (UESC)

Isabela Fernandes Teles (UESC)

Isac Pimentel Guimarães (UESC)

Isadora Nogueira de Oliveira (UESC)

Josiane Santa Inês Soares Gomes (PMI – PPeGE/UESC)

Lavínia Brasilino Moraes (PPGE/UESC)

Maricelia de Souza Pereira Moreira (PMC – PPeGE/UESC)

Roziane Aguiar dos Santos (PMIC – PPeGE/UESC)

Stephanie Santana Oliveira (PMI -  PPeGE/UESC)

Coordenação Comitê Científico

Ana Maria Alvarenga (UESC)
Isac Pimentel Guimarães (UESC)
Roziane Aguiar dos Santos (PMIC – PPeGE/UESC)

Comissão Científica

Andreia Regina de Oliveira Camargo (UFSCar)
Angela Scalabrin Coutinho
(UFPR)
Arlete Ramos dos Santos
(UESB)

Barbara Cristina M. Sicardi Nakayama  (UFSCar)
Beleni Salete Grando
(UFMT)
Cintia Borges de Almeida
(UESC)
Cleonice Maria Tomazzetti
(UFSCar)
Cristiane Batista da Silva Santos (UESC)

Daniele Marques Vieira
(UFRGS)
Elis Fiamengue
(UESC)
Emilia Peixoto Vieira (UESC)

Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena (UESC)

Eugênia da Silva Pereira (UESC)

Fernanda de Lourdes Almeida Leal
(UFCG)
Flavio Santiago (UFJF)
Francilene de Aguiar Parente (UFPA)
Genigleide Santos da Hora (UESC)
Jeanes Martins Larchert
(UESC)
Luciana Sedano
(UESC)
Marcelo Gomes da Silva (UESC)
Marcos Francisco Martins (UFSCar)
Marlene Oliveira dos Santos
(UFBA)
Maria Walburga dos Santos
(UFSCar)
Rachel de Oliveira (UESC)
Romilson Martins Siqueira (PUC-GO)
Rosa Aparecida Pinheiro (UFSCar)
Roseli Garcia (UFSCar)
Sandra Cristina Souza Reis Abreu
(UESC)
Vilma Aparecida de Pinho (UFPA)
Viviane Briccia do Nascimento (UESC)

Pesquisadores Bolsista da Pesquisa CAPES


Adarlindo Vasconcelos da Silva Junior (Doutorando – UFSCar)

Daniele Marques Vieira (Pós-Doutoranda – UFSCar)
Giovanna Dalledone (Mestranda – UFPR)
Joacelmo Barbosa Borges (Mestrando – UFMT)
Juliana Vieira da Silva (Doutoranda – UFSCar)
Lavínia Moraes (Mestranda – UESC)
Nathalia Barra Viana (Mestranda – UFPA)
Sandreia Pantoja Lobato (Doutoranda – UFSCar)
Andrêssa Glaucyara Silva Ramos (Mestranda – UFCG)



Inscrições

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Palestrantes

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TRABALHOS APROVADOS E DISTRIBUIÇÃO DE EIXOS/SALA

TRABALHOS APROVADOS Aqui

Normas para apresentação de comunicação oral Clique aqui

OFICINAS APROVADAS E DISTRIBUIÇÃO DE SALA

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS DAS OFICINAS AQUI

OFICINA 1: Documentação pedagógica como estratégia de comunicação, família e escola no contexto de pós-pandemia. (Proponentes: Simone Santos Albuquerque e Isabela Dutra)

OFICINA 2:
Práticas pedagógicas utilizadas durante a pandemia que podem contribuir para a construção positiva das identidades de crianças negras pós-pandemia (Proponentes: Ítalo Souza Lima, Lavínia Brasilino de Moraes e Taíse Balbina dos Santos Coutinho)

OFICINA 3:
Ética na pesquisa com crianças e professoras: relações implicadas (Proponentes: Daniele Marques Vieira, Angela Maria Scalabrin Coutinho, Cleonice Maria Tomazzetti)
OFICINA 4:
Imagens contam histórias (Proponentes: Marineide dos Santos Ramos e Zenádia Nunes De Souza Lopes) .

OFICINA 5:
As Leis 10.639 e 11.645: por uma educação antirracista na educação infantil (Proponente: Edmacy Quirina de Souza) .

OFICINA 6:
Ler-escutar-sentir o que dizem as crianças e seus territórios (Proponentes: Juliana Vieira e Bárbara C. M. Sicardi Nakayama) .

OFICINA 7:
Infâncias do outro lado da margem: Especificidades do brincar na Educação Infantil do/no campo (Proponentes: Fernanda Cerqueira Candido da Silva e Isabela Fernandes Teles) .

OFICINA 8:
Infância Negra na Literatura Infantil: Narrativas e percepções (Proponentes: Gilmara Santos De Jesus, Mariely Rosário Dos Santos e Rafael Conceição Dos Santos) .

OFICINA 9:
Educação e Cultura - elos indissolúveis: vivências e dinâmicas lúdicas por uma educação da infância mais humanizadora em tempos pós pandemia (Proponente: Wellington Dias de Jesus) .

OFICINA 10:
Negritude Ponto História: o uso da tecnologia como ferramenta de resgate das histórias pretas no Ensino Fundamental. (Proponente: Cleiton Santana dos Santos) .

OFICINA 11:
Agência social dos bebês: dispositivos teóricos e práticos para a escuta sensível do(a) professor(a). (Proponente: Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira e Wanda Pereira de Lima) .

OFICINA 12:
A Importância da Realização do Pré-Teste para a Validação de Questionários de Pesquisas com Infâncias e outros Temas Educacionais (Proponente: Adarlindo Vasconcelos da Silva Junior) .

OFICINA 13:
Fotobrincando: poetizando o cotidiano. (Proponentes: Andréia Regina de Oliveira Camargo, Ítalo Butzke e Vicente Rosa Godinho) .

LANÇAMENTO DE LIVROS

1. Quem pode participar? Inscritos(as) no evento com obras publicadas entre dezembro de 2021 e dezembro de 2023.

Obs.: Obras com mais de um(a) autor(a), é suficiente que um(a) dos(as) autores(as) tenha realizado a inscrição no evento.

2. Prazo para inscrição: 04/03/2024

3. Formato: Presencial

4. O lançamento será realizado no dia 14/03/2024,  (quinta-feira), das 19:00 às 20:00.

5. Procedimentos para inscrição da Obra:
Clique aqui

6. Mais informações: seminariodooutroladodamargem@gmail.com


 


Organização e Realização


Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Apoio


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