A discussão sobre a presença corporal da antropóloga em campo está presente, de forma embrionária, na Antropologia ao menos desde os escritos de Antenor Firmin. No entanto, as elaborações teóricas acerca desse tema têm se aprofundado e ganhado maior visibilidade no cenário acadêmico brasileiro, especialmente no contexto das políticas de ações afirmativas. Tal aprofundamento se deve, em grande medida, ao crescimento da presença de pessoas negras e indígenas no campo antropológico.
Este evento propõe refletir sobre a corporalidade e o afeto no fazer antropológico, a partir da perspectiva de um saber situado, que considera as experiências encarnadas e as implicações éticas e políticas da presença em campo.
Com o tema “Corporalidades e Afetos no Fazer Antropológico”, o seminário contará com apresentações de trabalhos, mesas-redondas, exibições audiovisuais, entre outras atividades. O objetivo é promover um espaço de diálogo sobre as temáticas que atravessam o campo e a produção antropológica contemporânea, tendo como referência a Antropologia que estamos construindo no contexto cearense.
O I Seminário Discente do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC–UNILAB (PPGA) será realizado entre os dias 26 e 28 de maio de 2025, nas cidades de Fortaleza e Redenção, no Ceará.