I Semana de Letras - UAEADTEC UFRPE 2023

I Semana de Letras - UAEADTEC UFRPE 2023

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

XII SEMANA DE LETRAS: TESSITURAS EM LETRAS: ensino e aprendizagens de línguas e literaturas no Vale do Pindaré

Segunda-Feira, 17 de Junho

Santa Inês, MA

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP

Segunda-Feira, 2 de Setembro

Funchal,

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

I SEMANA DE LETRAS - UAEADTec/UFRPE 2023

Docência e multiletramentos críticos para a mudança social | Homenagem à Profa. Dra. Ivanda Mª Martins Silva

Com o objetivo de reunir a comunidade acadêmica e todas as pessoas interessadas em debater os desafios e as perspectivas dos multiletramentos críticos no âmbito educacional, com vistas à mudança social, será realizada a I SEMANA DE LETRAS DA UAEADTec/UFRPE. 

O curso de LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS da UAEADTec-UFRPE, que possui mais de 10 anos de experiência em formação acadêmica, possui um trabalho voltado para a formação ampla, preparando profissionais para atuar no ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, além de outros. A graduação também assume um compromisso de ser um agente de transformação social. 

A I Semana de Letras, que acontecerá no formato virtual nos dias 23, 24 e 25 de agosto, terá como tema norteador Docência e multiletramentos críticos para a mudança social e fará uma homenagem à Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva, que faz parte da história do nosso curso. 

Neste evento, discentes e docentes terão a oportunidade de compartilhar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e suas experiências por meio de apresentação de trabalhos nas modalidades de comunicação oral e vídeo-pôster.


Para mais informações, nos acompanhe nas redes sociais! 

https://www.instagram.com/semana.letras.ead/

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Trabalhos na Modalidade Vídeo-pôster

ÁREA TEMÁTICA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS


  • O uso das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa: os gêneros digitais e a BNCC Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga

  • A Voz e a Produção Intelectual de Maria Firmina dos Reis na Literatura do Século XIX Thaís Oliveira Andrade

  • Diálogos entre literatura e cinema: Naturalismo, Zoomorfismo e Contemporaneidade
    Antonio Carlos Batista da Silva Neto; Marina Sales Bandeira de Almeida; Lucas de Freitas


  • O trabalhar com a oralidade no programa “Educar Pra Valer”: analisando a proposta na rede municipal de ensino de Igarassu-PE Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga

  • Mudanças no aprender e inovações no ensinar: os multiletramentos como alternativa para alunos com dislexia Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga

ÁREA TEMÁTICA: ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS


  • Uma rezadeira sertaneja, memórias e instruções de benzimento, a partir do Léxico Elayne Maria de Souza, Thaís Ludmila da Silva Ranieri , Cleber Alves de Ataíde


ÁREA TEMÁTICA: MULTILETRAMENTOS E DECOLONIALIDADE

  • Os Fios da Memória e da Cultura: Leitura do Conto N’anga a Curandeira, de Elizandra Souza Thaís Oliveira Andrade

  • (Re) Existência da Voz Feminina no Conto “A Escrava”, de Maria Firmina dos Reis Thaís Oliveira Andrade


  • A Importância da Abordagem Interseccional no Ensino de Língua Inglesa Tais Siqueira do Nascimento; Wesley Sousa Rodrigues

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Descrição das Áreas temáticas

1. Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas


Este Eixo Temático receberá pesquisas (em andamento e concluídas) que tratem das temáticas a seguir: Estudos de Linguística Aplicada e Ensino de língua materna, língua estrangeira e literaturas em suas diferentes modalidades; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino-aprendizagem de línguas e literatura;  Metodologias ativas; Formação docente em línguas e literaturas. Elaboração de materiais didáticos; e Multiletramentos.


2. Estudos linguístico-discursivos


Este eixo temático receberá trabalhos que visem apresentar diferentes posições do que compõe o pensamento contemporâneo sobre discurso nos estudos da linguagem. Mais do que uma momento de exposição panorâmica acerca das abordagens de teorias e análises de discurso, será uma roda de discussão de importantes categorias e teses que sustentam diferentes perspectivas sobre o discurso. 


3. Multiletramentos e Decolonialidade


Este eixo temático receberá pesquisas, em andamento e concluídas, que contemplem os Multiletramentos e a Decolonialidade, abrangendo práticas de resistência e processos educacionais, em todos os níveis, considerando-se educação para as relações étnico-raciais e de gênero, produção e circulação de materiais didáticos, identidade, povos originários e comunidades tradicionais, formação de professores, saberes tradicionais, códigos culturais e ancestralidade, alinhados à epistemologia dos estudos subalternos, decoloniais, culturais, em uma inter-relação com os Multiletramentos,  destacando as contribuições político-educativas, linguísticas e sociohistóricas.


Orientações para Submissão de resumo

1º passo - Consultar a seção das áreas temáticas no site

2º passo - Tomar ciência sobre as modalidades de trabalhos e normas de submissão

3º passo - Inscrever-se na modalidade APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

4º passo - Realizar submissão de acordo com as orientações de cada modalidade.


O participante deverá submeter resumo para apresentar comunicação oral ou vídeo-pôster na área temática desejada.

Os resumos serão avaliados pela comissão científica composta por professores da UFRPE que emitirá parecer de ACEITOACEITO COM RESSALVAS ou RECUSADO.

No caso de resumo ACEITO COM RESSALVAS, o participante deverá proceder às correções necessárias no prazo máximo de 5 dias corridos após o recebimento do parecer. No caso de descumprimento do prazo, o resumo será considerado RECUSADO.

Os resumos das comunicações que serão submetidas aos simpósios temáticos deverão conter de 100 a 300 palavras, com três palavras-chave.

No resumo submetido à avaliação, deverão constar, de forma objetiva, o tema, objetivos, arcabouço teórico, plano metodológico e resultados (alcançados ou esperados).

Todos os autores e coautores deverão proceder à inscrição no site.

Cada trabalho poderá ter até três autores e cada autor pode participar de dois trabalhos.

Normas e templates: 




Para esclarecimentos, entrar em contato via e-mail ou Instagram.
semana.letras.ead@gmail.com

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}