I SEMANA DE LETRAS - UAEADTec/UFRPE 2023
Docência e multiletramentos críticos para a mudança social | Homenagem à Profa. Dra. Ivanda Mª Martins Silva
Com o objetivo de reunir a comunidade
acadêmica e todas as pessoas interessadas em debater os desafios e as
perspectivas dos multiletramentos críticos no âmbito educacional, com vistas à mudança social, será realizada a I SEMANA DE LETRAS DA
UAEADTec/UFRPE.
O curso de LICENCIATURA EM
LETRAS PORTUGUÊS da UAEADTec-UFRPE, que possui mais de 10 anos de
experiência em formação acadêmica, possui um trabalho voltado para a
formação ampla, preparando profissionais para atuar no ensino de Língua
Portuguesa e suas respectivas literaturas, além de outros. A graduação também
assume um compromisso de ser um agente de transformação social.
A I Semana de Letras, que
acontecerá no formato virtual nos dias 23, 24 e 25 de agosto, terá como tema
norteador Docência e multiletramentos críticos para a mudança social e
fará uma homenagem à Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva, que faz parte da
história do nosso curso.
Neste evento, discentes e
docentes terão a oportunidade de compartilhar os trabalhos que vêm sendo
desenvolvidos e suas experiências por meio de apresentação de trabalhos nas
modalidades de comunicação oral e vídeo-pôster.
Para mais informações, nos acompanhe nas redes sociais!
https://www.instagram.com/semana.letras.ead/
Trabalhos na Modalidade Vídeo-pôster
ÁREA TEMÁTICA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS
- O uso das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa: os gêneros digitais e a BNCC
Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga
- A Voz e a Produção Intelectual de Maria Firmina dos Reis na Literatura do Século XIX
Thaís Oliveira Andrade
- Diálogos entre literatura e cinema: Naturalismo, Zoomorfismo e Contemporaneidade
Antonio Carlos Batista da Silva Neto; Marina Sales Bandeira de Almeida; Lucas de Freitas
- O trabalhar com a oralidade no programa “Educar Pra Valer”: analisando a proposta na rede municipal de ensino de Igarassu-PE
Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga
- Mudanças no aprender e inovações no ensinar: os multiletramentos como alternativa para alunos com dislexia
Ewerton Ávila dos Anjos Luna; Carlos Eduardo de Melo Pereira da Veiga
ÁREA TEMÁTICA: ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS
- Uma rezadeira sertaneja, memórias e instruções de benzimento, a partir do Léxico
Elayne Maria de Souza, Thaís Ludmila da Silva Ranieri , Cleber Alves de Ataíde
ÁREA TEMÁTICA: MULTILETRAMENTOS E DECOLONIALIDADE
- Os Fios da Memória e da Cultura: Leitura do Conto N’anga a Curandeira, de Elizandra Souza
Thaís Oliveira Andrade
- (Re) Existência da Voz Feminina no Conto “A Escrava”, de Maria Firmina dos Reis
Thaís Oliveira Andrade
- A Importância da Abordagem Interseccional no Ensino de Língua Inglesa
Tais Siqueira do Nascimento; Wesley Sousa Rodrigues
Descrição das Áreas temáticas
1. Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas
Este Eixo Temático receberá pesquisas (em andamento e concluídas) que tratem das temáticas a seguir: Estudos de Linguística Aplicada e Ensino de língua materna, língua estrangeira e literaturas em suas diferentes modalidades; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino-aprendizagem de línguas e literatura; Metodologias ativas; Formação docente em línguas e literaturas. Elaboração de materiais didáticos; e Multiletramentos.
2. Estudos linguístico-discursivos
Este eixo temático receberá trabalhos que visem apresentar diferentes posições do que compõe o pensamento contemporâneo sobre discurso nos estudos da linguagem. Mais do que uma momento de exposição panorâmica acerca das abordagens de teorias e análises de discurso, será uma roda de discussão de importantes categorias e teses que sustentam diferentes perspectivas sobre o discurso.
3. Multiletramentos e Decolonialidade
Este eixo temático receberá pesquisas, em andamento e concluídas, que contemplem os Multiletramentos e a Decolonialidade, abrangendo práticas de resistência e processos educacionais, em todos os níveis, considerando-se educação para as relações étnico-raciais e de gênero, produção e circulação de materiais didáticos, identidade, povos originários e comunidades tradicionais, formação de professores, saberes tradicionais, códigos culturais e ancestralidade, alinhados à epistemologia dos estudos subalternos, decoloniais, culturais, em uma inter-relação com os Multiletramentos, destacando as contribuições político-educativas, linguísticas e sociohistóricas.