Durante muito tempo a sociedade brasileira atrelou a saúde mental à loucura. Este passado histórico reverbera até hoje por meio de estigmas, preconceitos e desinformação.
A campanha do Setembro Amarelo foi criada com o intuito de alertar a sociedade sobre a importância de falar abertamente sobre questões relacionadas à saúde mental, combater os estigmas em torno do tema e promover ações de prevenção do suicídio.
No entanto, especialistas têm alertado que a sua repercussão na sociedade se desvinculou do objetivo inicial por tornar-se alvo do mercado e propaganda. Além disso, ela vem contribuindo para difundir dados e informações inverídicas, as quais resultam na banalização e agravamento do problema.
Por esses motivos, compreende-se a necessidade de refletir e discutir criticamente tal temática. Para isto, o CAPSI idealizou e organizou a I Roda de Conversa em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que visa discutir o contexto da saúde mental no Brasil, as políticas públicas existentes e a efetivação destas.
Você não vai ficar de fora, vai? Junte-se a nós e participe desse debate importante para construção de uma sociedade mais saudável e acolhedora.
Data: 19 de setembro de 2024
Horário: 15h
Local: Complexo do Vadião - UFPA
Certificado de 15h complementares