A Mostra Nacional de Práticas Profissionais “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!” busca possibilitar a reflexão acerca do fazer da Psicologia na RAPS, reconhecendo-se a potência da atuação da ciência psicológica no fortalecimento desta rede, da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, sob a perspectiva do compromisso ético e social da Psicologia.
Com a missão de reconhecer e prestigiar a atuação de trabalhadoras e trabalhadores que atuam com o propósito de assegurar o acesso e oferecer cuidado integral e tratamento às pessoas em sofrimento psíquico, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, a Mostra premiará experiências de atuação na RAPS, além de visibilizar manifestações artísticas de usuárias(os) dos serviços.
A Mostra será realizada em âmbito nacional, em colaboração com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e com o apoio da Rede CREPOP, no período de janeiro a junho de 2025.
Profissionais de Psicologia são convidados(as) a submeter trabalhos no formato de Relatos de Experiência, destacando práticas inovadoras e de impacto em suas respectivas áreas de atuação.
Os trabalhos selecionados nas Etapas Estaduais serão indicados para a Etapa Nacional. Os relatos selecionados nesta etapa, Nacional, comporão uma publicação impressa, a ser distribuída em todo o território nacional e serão premiados conforme especificado no edital CFP nº 04/2024 que institui a Mostra.
INSCRIÇÕES
- Práticas Profissionais: As submissões serão realizadas por meio dos Conselhos Regionais de Psicologia, com suporte da Rede CREPOP. Para a etapa regional do CRP MA, o processo está disponível na presente página.
- Manifestações Artísticas: As inscrições ocorrerão diretamente junto ao Conselho Federal de Psicologia, por meio do link: https://forms.gle/4nSyYyCndzPh7T8fA
Os trabalhos selecionados, tanto no formato de práticas profissionais quanto de manifestações artísticas, serão reconhecidos em uma cerimônia de premiação a ser realizada em Brasília, em setembro de 2025.