I LinC – I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea & Lançamento do Livro "Na Rota do Contato Linguístico: Interfaces e Resultados" - Interconectando Saberes Locais e Globais a partir do Distrito Federal

I LinC – I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea & Lançamento do Livro "Na Rota do Contato Linguístico: Interfaces e Resultados" - Interconectando Saberes Locais e Globais a partir do Distrito Federal

online Universidade de Brasília - Brasília - Distrito Federal - Brasil
presencial Com transmissão online

 🔗 I LinC – I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea

 

 O I LinC – I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea é um evento científico internacional idealizado por pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB) e universidades parceiras. O evento reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para promover debates, intercâmbio de conhecimentos e cooperação acadêmica sobre linguística de contato, diversidade linguística, patrimônio cultural, educação, antropologia, tradução, inteligência artificial aplicada à linguagem e inovação científica.

 

O I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea promove um ambiente  internacional de produção e compartilhamento do conhecimento e propicia o diálogo entre pesquisadores, estudantes, gestores públicos, profissionais da educação, tecnologia e representantes da sociedade civil sobre os múltiplos fenômenos decorrentes do contato entre línguas, culturas e povos.

 

Realizado em formato híbrido, o evento ocorrerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto de 2026, na Universidade de Brasília (UnB), contemplando atividades presenciais e transmissão on-line, ampliando significativamente seu alcance nacional e internacional. 

 

O tema do I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea  evidencia Brasília como ponto de encontro entre diferentes culturas, idiomas, territórios e saberes, consolidando o Distrito Federal como espaço de diálogo científico nacional e internacional.

 

O evento, além da dimensão acadêmica, possui forte caráter social e cultural, valorizando a pluralidade de identidades presentes no Brasil e em  outros contextos nacionais da África, da Europa e da América, promovendo o acesso democrático ao conhecimento científico.

 

& Lançamento do Livro “Na Rota do Contato Linguístico: Interfaces e Resultados”

 

O Lançamento do Livro “Na Rota do Contato Linguístico: Interfaces e Resultados” constitui o marco deste I Encontro Internacional da Linguística de Contato Contemporânea. A obra nasce no ambiente de uma linguística colaborativa nacional e internacional e prima pela reunião de diversas áreas do conhecimento no estudo das línguas, culturas e povos em contato. 

 

A Linguística de Contato Contemporânea é uma área multidisciplinar por natureza, que promove o diálogo e a conexão de diversos saberes e áreas das ciências humanas, contemplando questões relacionadas à:

  •      diversidade linguística;
  •         migrações;
  •         multilinguismo;
  •         plurilinguismo;
  •         bilinguismo;
  •         variação e mudança;
  •         línguas africanas;
  •         línguas crioulas;
  •         contribuições linguísticas da África nas Américas;
  •         comunidades quilombolas;
  •     línguas de sinais;
  •     línguas de imigração;
  •     línguas de fronteira;
  •     educação antirracista;
  •         educação multilíngue;
  •         línguas indígenas;
  •         línguas de sinais;
  •         políticas linguísticas;
  •         inteligência artificial;
  •         tecnologias da linguagem;
  •         patrimônio cultural imaterial;
  •         difusão e salvaguarda de línguas minoritárias;
  •     novas fronteiras tecnológicas entre outros.

 

A obra representa o fortalecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa, incentiva novas cooperações acadêmicas e aproxima a ciência produzida nas universidades à sociedade.

 

– Interconectando Saberes Locais e Globais a partir do Distrito Federal

O I LinC  é sediado em Brasília, capital do Brasil e centro de importantes organismos nacionais e internacionais.  O evento focaliza o Distrito Federal como polo de produção científica, inovação e internacionalização da pesquisa, ampliando o diálogo entre universidades, centros de pesquisa, organismos internacionais, embaixadas e instituições culturais.

 

O I Encontro Internacional Da Linguística de Contato Contemporânea contará com conferencistas, pesquisadores e colaboradores provenientes de diversos países e instituições nacionais e internacionais, fortalecendo a internacionalização da Universidade de Brasília, das universidades parceiras e das pesquisas desenvolvidas no Brasil.

 

Participam do I LinC representantes de instituições dos seguintes países e estados brasileiros:

      

·         Alemanha

·         Aruba

·         Bahia

·         Bélgica

·         Cabo verde

·         Colômbia

·         Holanda

·         Hong Kong

·         Itália

·         Mato Grosso

·         Pará

·         Paraná

·         Portugal

·         Rio Grande do Sul

·         Roraima

·         Rondônia

·         São Paulo

·         Santa Catarina

 

Realização:

  • Universidade de Brasília – UnB
  • Instituto de Linguagens – IL
  • Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP
  • Departamento de Antropologia – DAN

 

Núcleos de Pesquisa:  ALEA, SIGNO, ECOA, CESTA, CEPLA, LETRA, FOLIUM.

 

Organização Executiva:

Sunflower Consultoria em Negócios

Coordenação Geral:

Profa. Dra. Ulisdete Rodrigues de Souza Rodrigues.

 

Comissão Organizadora

Ulisdete Rodrigues de Souza Rodrigues (UnB)

Juliana Braz Dias (Universidade de Brasília)

Michelle de Oliveira Vilarinho (Universidade de Brasília)

Ormezinda Maria Ribeiro (Universidade de Brasília)

Sandra Patrícia Faria-Nascimento

Walkiria Neiva Praça (Universidade de Brasília)

 

Comissão Técnico-Científica

Alban Aminou Zossou (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Alzenir Mendes Martins de Menezes (SEMED-GM/RO)

Ana karina tavares Moreira (Universidade de Cabo Verde)

Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Mota (Universidade do Estado de Mato Grosso)

Antônio Lisboa Santos Silva Júnior (UFRR)

Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (Universidade Federal de Mato Grosso)

Davidson Martins Viana Alves (Universidade Federal da Bahia)

Flávia de Oliveira Maia-Pires (UnB)

Isabel Pereira  (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Jaqueline Coêlho (Instituto Federal de Brasília)

Juliana de Freitas Dias (Universidade de Brasília)

Heliana de Mello (Universidade de Minas Gerais)

Lígia Loregian Penkal (UFPR e PUC/PR)

Lílian Cristina Barata Pereira (Universidade Federal de Belém)

Marina Magalhães (Universidade de Brasília)

Nathany Dias de Araújo (Universidade de Brasília)

Rosa Maria de Lima Ribeiro (Universidade de Leiden/Países Baixos; Universidade de Rondônia)

Sandra Marisa da Costa Chapouto (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Serena Felici (Sapienzà Università di Roma)

Victor Araújo Coutinho (Universidade Estadual do Ceará)

 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR: (Sujeita a alteração sem aviso prévio)

PROGRAMAÇÃO













Conferencistas confirmados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

OBSERVAÇÃO: NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE DE COMPRA DE LIVRO VINCULADA A INSCRIÇÃO, CASO HAJA SUGESTÃO DO SITE NÃO CLIQUEM EM ADQUIRIR, BASTA FINALIZAR A OPERAÇÃO

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

Passagens e Hospedagens

Brasília tem uma diversificada rede hoteleira. Em princípio, o ideal é hospedar-se na região da Asa Norte (Setor hoteleiro Norte), cujos hotéis ficam cerca de 6km do Instituto de Letras. 

Mas também é possível encontrar boas opções na Asa Sul (Setor hoteleiro Sul), cerca de 7km do Instituto. 

Tanto na Asa Norte quanto na Asa Sul, o ideal é hospedar na quadra ao lado dos respectivos Shoppings. 

Hotel oficial do evento: Hotel Kubitschek Plaza

Agência oficial do evento: (eles podem conseguir diárias mais em conta que diretamente no hotel ou nos buscadores de hotéis)
Servo Turismo

Jaqueline@servoturismo.com.br
Whatsapp - 61 98465-8460

Garanta atendimento e preços exclusivos nas redes hoteleiras de Brasília, informe o cupom de desconto – I LINC 2026 e a equipe prestará serviço de consultoria específica para nosso evento.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}