Em alusão ao Setembro Verde e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Centro Acâdemico de Direito Edson Luís – CADEL, a Associação de Discentes com deficiência da UFPa –ADD-UFPa, a Associação de e para Cegos do Pará – ASCEPA, o Coletivo de Mulheres Cegas e com Baixa-Visão do Pará - COMCEB, a Associação Paraense de Pessoas com Deficiência – APPD, a Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas – ADEVIBAM e a Federação Nacional dos Estudantes de Direito – FENED, estão organizando o 1º Fórum Paraense de Pessoas com Deficiência: justiça, voz e participação".
O evento vai ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de setembro no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, em diferentes horários. Durante o Fórum, serão debatidas diversas questões relevantes, como: educação inclusiva; diversidades e capacitismo; gênero, sexualidade e deficiência; e o protagonismo político das pessoas com deficiência.
Não mais invisibilizadas entre os invisíveis: vamos ecoar vozes de pessoas com deficiência, fortalecer a pauta, refletir sobre privilégios e defender a luta anticapacitista.
Descrição de imagem #PraTodosVerem: a capa do evento possui fundo acinzentado, com sombras em tons pastéis, assemelhando-se a uma folha de papel. Ao lado esquerdo, encontram-se símbolos coloridos de pessoas com deficiência auditiva, física, visual e intelectual. Abaixo dos símbolos, está escrito, na cor laranja, "Justiça, Voz e Participação". Ao lado direito, está escrito em letras coloridas "I Fórum Paraense de debates e lutas da pessoa com deficiência"