I Encontro Internacional RECMA

I Encontro Internacional RECMA

presencial Centro de Ensino Superior do Seridó - UFRN - Caicó - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

7th Assembly of the International Motor Development Research Consortium

Quinta-Feira, 29 de Outubro

Florianópolis, SC

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Sobre o Evento

A Rede de Estudos em Cultura Material dos Mundos Antigos (RECMA) foi criada a partir da parceria entre os seguintes laboratórios e grupos de pesquisa: ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, sediado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; o Laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo (LEMA); o Laboratório de Arqueologia do Seridó (LAS); e o Grupo de Pesquisa em Arqueologia, Territórios e Patrimônios (ARQUEOTERP), ambos vinculados ao Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). A Rede também se fundamenta no acordo de cooperação entre a UFMS e a Universidade do Minho, em Portugal.

Além dos laboratórios mencionados, o evento conta com o apoio do Laboratório E-Huma@s (UFRN), do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões (PPGH-CERES), do Departamento de História do CERES/UFRN, do Museu Câmara Cascudo (UFRN), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (PROEX) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT-MS).

Com o tema Patrimônio Cultural, Acervos Museológicos e Humanidades Digitais”, o evento reafirma o compromisso dos organizadores em promover um espaço de debate qualificado, conectando experiências brasileiras e portuguesas em pesquisas sobre patrimônio cultural e arqueológico, museologia, comunicação digital e ensino de História. A interseção entre essas áreas, estimulada pelas atividades propostas, tem como objetivo central criar um ambiente reflexivo e colaborativo que envolva discentes e docentes, incentivando a continuidade do diálogo para além do evento e contribuindo para decisões estratégicas ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes na graduação e na pós-graduação.

Por fim, destaca-se que o I Encontro Internacional da Rede de Estudos em Cultura Material dos Mundos Antigos está vinculado ao III Encontro Internacional e V Encontro Nacional do ATRIVM/UFMS, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre os dias 19 e 24 de maio de 2024, com apoio da FUNDECT-MS (link). Nesse contexto, a edição realizada em Caicó marca, simbolicamente, o início das atividades científicas da RECMA no âmbito da UFRN.

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}