A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (SPAIS), Gerência de Atenção às Populações Específicas (GEAPE), realizará o “I Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas”.
Com o tema “Saúde para Todas as Pessoas em Goiás: O Desafio da Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabilidades”, o I Encontro Goiano de Promoção da Equidade e Atenção às Populações Específicas é uma oportunidade para profissionais da gestão e assistência em saúde, da assistência social, educação, estudantes, lideranças comunitárias, organizações sociais e a comunidade em geral se reunirem e discutirem estratégias para promover a equidade em todas as esferas e níveis de serviço de saúde no território goiano.
A participação da comunidade, de estudantes e de profissionais de diferentes áreas da saúde, assistência social e educação enriquecerá os debates e possibilitará a troca de experiências e conhecimentos. A diversidade de perspectivas de olhares, vivências e percepções sobre o cuidado em saúde às Populações Específicas, contribuirá para a identificação de desafios e a proposição de soluções inovadoras para a Promoção da Equidade em Saúde para a População Negra, Quilombola, de Religiões de Matriz Africana, População LGBTQIA+, População do Campo, População Cigana, População em Situação de Rua, População Indígena, População Privada de Liberdade, População no Sistema Socioeducativo e População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornados ao Brasil.
“A promoção da equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social. Orientado pelo respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social, o princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida, que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam diretamente na saúde.” (MS, BRASIL, 2022)
Promover a equidade é um desafio para o Sistema Único de Saúde, SUS. Todavia, além de ser um de seus princípios fundamentais, entrelaçada à Universalidade e a Integralidade, pode ser compreendida como uma estratéga abrangente e inclusiva de organização do acesso e do atendimento às populações, de forma justa, acolhedora e preparada para o encontro com todas as pessoas, usuárias e usuários do SUS, que buscam o cuidado e a atenção em saúde, desde as Estratégias de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde aos mais complexos serviços hospitalares, de urgência e emergências - e, em toda a rede de atenção à saúde no território goiano.
A equidade em saúde refere-se à especificidade de oportunidades, tanto no âmbito do financiamento dos serviços, quanto no acesso e cuidado para todas as pessoas. No contexto do SUS, promover a equidade é um desafio em razão das desigualdades existentes na sociedade brasileira - os determinantes e/ou determinação social - que insidem sobre a saúde e as histórias e condições de vida da população, a dificuldade de reconhecimento das diferenças sociais e os impactos sobre ela.
Para enfrentar esse desafio e reduzir, senão eliminar, as iniquidades o SUS adota estratégias de organização do acesso e do atendimento que devem partir de uma análise territorial e de situação de saúde feitas com amplitude de olhar, considerando a diversidade humana e as difenças sociais presentes nas cidades, nas zonas rurais, nas aldeias, nos quilombos, nas margens dos rios e mares, nos campos, nas matas e nas florestas desse país. Por meio da promoção, prevenção e cuidado o SUS busca garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde que, de fato, necessitem.
A realização do I Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas possibilitará a troca de experiências entre profissionais de saúde de todos os níveis da atenção, bem como reflexões e aprendizados por meio da interação acadêmica e comunitária, dessa forma, contribuindo para a disseminação de boas práticas e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Abordagens temáticas:
Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabiliades;
Promoção da Equidade em Contextos Interculturais - Saúde das Populações Indígenas, Ciganas e Migrantes Internacionais;
Promoção da Equidade em Contextos de Diversidades - Saúde, gênero, raça, desigualdades e diferênças;
Saúde Mental: Enfrentamento do Sofrimento Mental em Contextos de Vulnerabilidades;
Promoção da Equeidade em Saúde e Diferentes Condições de Vida:
- Saúde da População em Situação de Rua;
- Saúde da População do Campo, Cerrado, Florestas e Águas;
- Saúde da Popuação Privada de Liberdade;
- Saúde da População Adolescente no Sistema Socioeducativo.
Organização:
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás:
Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde
Gerência de Atenção às Populações Específicas
Coordenação de Apoio Técnico
Coordenação de Planejamento e Processos
- Subcoordenação de Educação Permanente
Coordenação de Promoção da Equidade e Diversidade em Saúde
- Subcoordenação de Atenção à Saúde da População LGBT
- Subcoordenação de Atenção à Saúde da População do Cerrado, Campo, Floresta e Águas
- Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Migrante
Coordenação de Promoção da Equidade e Interculturalidade em Saúde
- Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Indígena
- Subcoordenação de Atenção à Saúde População Negra
- Subcoordenação de Atenção à Saúde população em Situação de Rua
Coordenação de Promoção da Equidade para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade
- Subcoordenação de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade
- Subcoordenação de Atenção à Saúde no Socioeducativo
- Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Cigana/Romani