Em 2024 o Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos - NUPEIA comemora cinco anos de criação com uma vasta produção científica nas áreas da Arte, da Cultura e da Educação. Neste sentido, realizará no dia 22 de maio de 2024 o seu I Encontro de Pesquisa, com a temática Estudos da Infância: pesquisas na Amazônia, que visa a socialização das pesquisas realizadas na Amazônia paraense. O evento terá mesas redondas e lançamentos de livros físicos e e-books, em especial, o lançamento de Estudos da Infância: pesquisas na Amazônia, da Editora Paka-Tatu, além de uma densa programação cultural.
A categoria social Infância se apresenta no contexto amazônico com as particularidades de um espaço com muitas infâncias, as quais são vividas pelas crianças indígenas, caboclas, quilombolas, pescadoras, camponesas, ribeirinhas, povos da floresta, sem-terra, assentadas, pequenas agricultoras, imigrantes, colonas, e outras, imbuídas em suas culturas vividas nas tantas Amazônias contrastadas: da várzea e da terra firme, dos rios de águas brancas e águas pretas, dos terrenos movimentados e serranos, das planícies litorâneas, dos cerrados, dos manguezais e das florestas, de mata e desmatada.
É com base nesses diversos contextos, nos quais as crianças transitam e produzem conhecimentos e experiências, que o I Encontro do NUPEIA busca discutir como a criança se estabelece nesses diferentes espaços institucionais e geográficos e como constroem suas histórias de vida, compreendendo a importância da imaginação, da memória, da arte, da dimensão lúdica, da poesia, de pensar para frente. Assim, trazer a criança amazônida a outro patamar – o de atores sociais – é dar sentido a sua existência.
Realização
Universidade Federal do Pará
Faculdade de Dança da UFPA
Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de
Crianças em diferentes contextos - NUPEIA
Apoio
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Instituto de Ciências da Arte
Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará
Centro Acadêmico de Dança da UFPA
Teatro Universitário Cláudio Barradas
Editora Paka-Tatu
Casa Ribalta
Escola Municipal de Dança de Belém/NACE/SEMEC
Comissão Organizadora
Coordenação Geral: Profa. Dra. Simei de Amorim Santos Andrade, Profa. Dra. Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco, Prof. Me. Romeu do Carmo Amorim da Silva Júnior e Téc. Ma. Glaise de Nazaré Ramos Bastos Rodrigues
Coordenação de Secretaria: Matheus Campos de Oliveira
Coordenação das Mesas-redondas: Gesiely de Oliveira e Glaise Rodrigues
Coordenação das Apresentações Culturais: Thays Amanda Mesquita de Araújo, Elisangela Beleza e Simone Oliveira
Coordenação do Coffee Break: Simei Andrade, Tatiana Pacheco e Thays Amanda Mesquita de Araújo
Coordenação de Cerimonial: Romeu do Carmo Amorim da Silva Júnior
Coordenação de Comunicação: Haku Brito de Moraes e Maria Helena Coelho Monteiro
Equipe de apoio: Rita de Cassia Lima Aroucha, Wells Matheus Silva da Costa e Raphaely Fernanda Monteiro Pinheiro
Design Gráfico: Davi Almeida