O “I Encontro de Docentes
de Ciências: partilhando experiências inovativas no ensino de Ciências” surge
do contexto dos Fóruns de reflexão didático-pedagógica da aprendizagem de
conceitos científicos, notadamente no
“Laboratório de Experimentação Didática”, que conforma oportunidades
estratégicas para observar, levantar hipóteses, planejar e experimentar, em
cenário real, novas/outras situações de ensino, num esforço de inovação, bem
como sua avaliação e conclusões próprias, pelo docente.
No decorrer do evento terão destaques situações diferenciadas para o ensino de Ciências, dentre elas, processos didático-pedagógicos desenvolvidos pelos professores, discentes dos Fóruns, na vivência do “Laboratório de Experimentação Didática”, bem como, produtos didático-pedagógicos resultantes do estudo/pesquisa realizado por professores egressos do programa. Ambos produtos e processos de ensinam são construídos num esforço de inovação, em que os autores se moveram na busca por transformações qualitativas de seu fazer docente.
Entendemos ser importante o intercâmbio de experiência, saberes, ideias sobre o ensino de Ciências, envolvendo diversos atores da universidade e das escolas em que esses professores em formação continuada estão inseridos, para que coletivamente, possamos ampliar as margens de reflexão sobre o que praticamos ao ensinar Ciências. Ademais, pensamos como Nóvoa (2002, p.14) de que precisamos “[...] constituir uma comunidade de formação, na qual, coletivamente, se definam espaços de experimentação pedagógica e de novas práticas, criando assim as condições para uma verdadeira formação profissional docente”.
O evento é pensado com o intuito de valorizar o protagonismo dos professores em formação continuada e dar visibilidade às suas experimentações didáticas.