O Primeiro Encontro de Agropecuária Cearense, tem como objetivo o intercâmbio de conhecimento na qual este desempenha um papel crucial na agropecuária, ajudando a impulsionar a inovação, disseminar tecnologias e pesquisas, e fortalecer as comunidades agrícolas e pecuárias. O evento, através da sua programação, visa colaborar com o aprendizado de profissionais, alunos, agricultores e comunidade externa. Acredita-se que por meio desse intercâmbio o setor possa ver e criar possibilidades para enfrentar os desafios do mundo moderno de forma mais eficaz e sustentável, garantindo assim a segurança alimentar e o bem-estar ambiental para as gerações futuras.
O ensejo ocorre em um contexto de extrema importância para a educação superior, onde os professores das universidades federais encontram-se de greve. A greve dos professores é um instrumento de luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ao se mobilizarem em torno de suas demandas, os professores estão defendendo não apenas seus próprios interesses, mas também o direito de todos os cidadãos brasileiros a uma educação pública que seja acessível e de excelência.
Desta forma, o evento ao ser realizado no âmbito da UNILAB também busca dar visibilidade às demandas por melhores salários, condições de trabalho adequadas, infraestrutura e recursos pedagógicos que são alguns dos pontos centrais da greve.
Outro fator crucial que irá ser destacado é a importância da agricultura familiar que vem desempenhando um papel fundamental para a economia local. Admitimos que a agricultura familiar está diretamente relacionada à promoção do desenvolvimento econômico e social das áreas rurais. Ao fornecer emprego e renda para milhões de pessoas em todo o mundo, a agricultura familiar contribui para a redução da pobreza e para o aumento da inclusão social. Além disso, as unidades familiares frequentemente mantêm laços estreitos com as comunidades locais, apoiando a economia local e fortalecendo os vínculos sociais. Assim o I Encontro de Agropecuária Cearense: Universidade e Sociedade promove não só o intercâmbio de conhecimentos, mas também promove um ambiente de debate e lutas.