I ENCONTRO DE ATIVIDADES PALEOGRÁFICAS, ARQUIVÍSTICAS, HISTÓRICAS E CULTURAIS

I ENCONTRO DE ATIVIDADES PALEOGRÁFICAS, ARQUIVÍSTICAS, HISTÓRICAS E CULTURAIS

presencial Escola Polo Avançado de Educação em Tempo Integral - Caucaia - Ceará - Brasil

SOBRE O I ENAPAHC

O evento é uma atividade proposta pelo discente do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas-MAPP-UFC, André Riberio dos Santos, como uma produção técnica vinculada ao mestrado, e pelos professores Helam Justo Freitas da Silva e Francisco Carlos Bernardino Filho, vinculados à Escola Polo Avançado de Educação em Tempo Integral, do município de Caucaia-Ceará.

Visa-se promover uma formação sobre temas relevantes para os alunos da escola Polo Avançado, envolvendo as áreas da Arquivologia, da Paleografia, da História e do Patrimônio imaterial como conhecimentos amplos para o desenvolvimento cultural e profissional dos estudantes.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

MAIS SOBRE O EVENTO

O I Encontro de Atividades Paleográficas, Arquivísticas, Históricas e Culturais  é uma atividade conjunta de várias instituições como a Universidade Federal do Ceará-UFC, por meio do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas-MAPP; da Universidade Estadual do Ceará-UECE pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em História e Letras-PPGIHL e o Grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará-PRAETECE; a Escola Polo Avançado de Educação em Tempo Integral, do município de Caucaia-Ceará e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN. Estas instituições corroboram por meio de seus profissionais que nelas atuam e contribuem para a expansão do conhecimento e para a aproximação e integração entre Ensino Superior e Ensino Fundamental, pois entende-se que o conhecimento não tem limites e a aprendizagem deve ser constante. Dessa forma, constitui-se compartilhamento e solidariedade entre as unidades de ensino para o crescimento do ser humano.

As atividades ocorrerão na Escola Polo Avançado de Educação em Tempo Integral, do município de Caucaia, Estado do Ceará, em quatro momentos: No dia 30 de abril, no dia 09 e no dia 10 de junho de 2026.

OBJETIVOS

  • Discutir sobre a temática do patrimônio e dos arquivos para a formação dos alunos;
  • Oferecer conhecimentos nas áreas de Paleografia, Arquivologia, Patrimônio e História, visando à formação interdisciplinar dos alunos;
  • Estabelecer e fortalecer as parcerias interinstitucionais como modo de solidariedade e desenvolvimento humano;
  • Promover reflexão para o fortalecimento da democracia e o combate ao preconceito e defesa da inclusão social de grupos desfavorecidos;
  • Oferecer conteúdos necessários para os alunos da escola participarem das  olimpíadas relacionadas às Ciências Humanas.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}