I Congresso Nacional da Rede PROFARTES
Entre Fronteiras e Travessias
O Primeiro Encontro Nacional da Rede ProfArtes nasce do desejo de compartilhar práticas pedagógicas e metodologias de ensino e aprendizagem de artes na educação básica. Idealizado e construído colaborativamente pelas Instituições de Ensino Superior associadas ao programa, este congresso busca revelar, por meio das pesquisas de discentes, docentes e egressos, as travessias e fronteiras que marcam as diversidades regionais e culturais do país. Ao acolher os diversos níveis de formação, da educação básica à pós-graduação, reunindo experiências e saberes das cinco regiões do Brasil, o congresso se configura como um espaço plural de reflexão crítica e intercâmbio, com o objetivo de fortalecer o ensino das artes em todo o território nacional.
O I Congresso Nacional da Rede ProfArtes será também um espaço para a circulação de obras e processos artísticos desenvolvidos por discentes e egressos da Rede ProfArtes. Com esta chamada, buscamos ampliar as modalidades de participação no congresso, reconhecendo a criação artística como forma de produção de conhecimento e incentivando a partilha de práticas, poéticas e percursos de pesquisa-criação.
Convidamos os interessados a submeter propostas de performances, ações artísticas, experimentações musicais, visuais e cênicas, que possam ser apresentadas nos espaços do congresso, em diferentes formatos e durações.
As propostas serão acolhidas nos espaços disponíveis da universidade, que, embora não contem com a infraestrutura cênica de equipamentos culturais especializados, oferecem condições para experimentações adaptáveis. A comissão se empenhará em viabilizar as apresentações com os recursos disponíveis e recomenda que as proposições considerem formatos flexíveis e soluções criativas de montagem.
Estamos divulgando a organização das Rodas de Conversa e gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes sobre este formato de apresentação que acontecerá no I Congresso do ProfArtes.
Devido à grande quantidade de trabalhos submetidos, o formato de apresentação será Rodas de Conversa, uma modalidade diferente das tradicionais comunicações orais. Os participantes terão a oportunidade de expor seus trabalhos de forma mais interativa e colaborativa. Cada autor terá até 5 (cinco) minutos para uma breve apresentação oral de seu trabalho. Não haverá possibilidade de projeção de som/imagem. As rodas de conversa permitem uma interação mais fluida e uma troca de ideias enriquecedora entre os apresentadores e os participantes, sem as restrições do tempo linear.
Devido a dificuldades técnicas com a plataforma do evento, alguns de vocês podem ter notado a ausência de seu trabalho no programa inicial. Gostaríamos de tranquilizá-los e informar que todos os trabalhos aprovados, incluindo os aprovados com ressalva, serão devidamente apresentados durante as rodas de conversa. Caso o seu trabalho não esteja listado ou haja qualquer outra inconsistência, por favor, entre em contato com a comissão organizadora o mais breve possível, para que possamos resolver qualquer questão antes do evento.
Agradecemos imensamente pela compreensão e pela colaboração de todos, e reforçamos que a equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e fornecer o suporte necessário.
CRONOGRAMA DE TRABALHOS PRESENCIAL E REMOTO
QUARTA-FEIRA - 10/09/2025
14h: Credenciamento e acolhida
14h00-15h30: Oficinas
16h-16h30: Performance
16h30-17h: Coffee break
17h: Vernissage
18h30-19h: Solenidade de abertura
19h-19h30: Apresentação artística
19h30-20h: Homenagem Ana Mae Barbosa
20h-21h: Conferência de abertura
QUINTA-FEIRA - 11/09/2025
Antes das 9h: Performance
9h-10h30: Mesa redonda temática
10h30-11h: Coffee break – Performance
11h-12h30: Rodas de conversa
12h30-14h: Almoço
14h-15h30: Oficinas
15h30-16h: Coffee break – Performance
16h-17h: Apresentação artística
17h-18h30: Oficinas
18h30-19h: Documentário
SEXTA-FEIRA - 12/09/2025
Antes das 9h: Performance
9h-10h30: Mesa redonda temática
10h30-11h: Coffee break – Performance
11h-12h: Performance
12h-12h30: Roda de capoeira
12h30-14h: Almoço
14h-15h30: Rodas de conversa
15h30-16h: Coffee break
16h-17h30: Painel Prof-Artes 11 anos: Memórias e Perspectivas
17h30-18h: Encerramento e apresentação artística
Profª Drª Andreia Miranda de Moraes Nascimento (UNESP)
Profª Drª Paola Barreto Leblanc (UFBA)
Prof. Dr. Renato Antonio Brandão Medeiros Pinto (UFAM)
Prof. Dr. Paulo César Antonini de Souza (UFMS)
Prof. Dr. Áureo Deo de Freitas Junior (UFPA)
Profª Drª Josélia Ramalho Vieira (UFPB)