I Congresso Internacional sobre Deficiência da USP Diversidade, Direitos e Corpos: Participação Social e Barreiras no Mundo Contemporâneo

I Congresso Internacional sobre Deficiência da USP Diversidade, Direitos e Corpos: Participação Social e Barreiras no Mundo Contemporâneo

online Edifício Eurípedes Simões de Paula da FFLCH-USP (Geografia e História) - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o Evento

Considerando a relevância e atualidade dos temas Diversidade, Direitos, Corpos e Deficiência o Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP propõe o I Congresso Internacional sobre Deficiência na USP “Diversidade, Direitos e Corpos: Participação Social e Barreiras no Mundo Contemporâneo”,  ser realizado 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2025.

A proposta dialoga com a finalidade desse Núcleo de Pesquisa que considera os estudos sobre as diversidades, direitos humanos, opressões, intolerâncias, discriminações, preconceitos, políticas afirmativas e questões étnico-raciais, de gênero, LGBTQIAPN+, comunidades indígenas, população com deficiência, religiosas, ambientais etc. como fundamentais em tempos atuais.

Pretende-se ainda que o espaço do Congresso possibilite reflexões sobre o que é Deficiência incluindo as dimensões políticas, epistêmicas, culturais e históricas do “corpo com deficiência”. Igualmente, é de interesse do encontro o fortalecimento das discussões sobre Corporalidade e Deficiência em suas relações com o território e com a coletividade. A publicização de experiências de ações junto à população com deficiência que abordem as questões relativas aos direitos sociais, direitos humanos, movimentos sociais, práticas nos campos da educação, saúde, trabalho, lazer, convívio social e político também são esperadas, com a perspectiva de da busca pelo bem comum.

O programa inclui conferência, mesas redondas, diálogos, comunicações coordenadas e rodas de conversa, visando aprofundar a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos. Deverá também contar com apresentações artísticas e painéis temáticos.

Contará com a participação de diversos especialistas regionais, nacionais e internacionais, com foco na ampla participação de acadêmicos, profissionais, sociedade civil organizada, estudantes e gestores de saúde de diversos países.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Orientações para Apresentação de Trabalhos (Comunicações Coordenadas, Pôsteres, Outras Linguagens)

 

*A data e horário de cada apresentação está disponível na Área do Participante – Aba Apresentação de Trabalhos

 

* Orientações gerais

1.    Apenas autoras(es) ou coautoras(es) devidamente identificados estarão aptos para apresentar;

2.    Cada apresentador(a, e) deverá se direcionar ao espaço destinado ao seu trabalho conforme os horários informados;

3.     Não será permitida a troca, dias ou horários de salas das apresentações.

 

* Orientações para Comunicações coordenadas

1.    As mesas de comunicação coordenadas reunirão entre 6 e 8 trabalhos e contarão com coordenação de congressista indicado pela comissão científica;

2.    O tempo de cada comunicação coordenada é de 1 hora e 30 minutos e o tempo de cada apresentação será de até 10 minutos. Alterações do tempo de cada fala serão de responsabilidade da coordenação da mesa;

3.    As apresentações serão seguidas de debate, conforme orientação e condução da coordenação da mesa;

4.    No caso de apresentação com slides, trazer um pen drive com o arquivo, no formato pdf, com no máximo dez slides;

5.    Apresentar-se cerca de 20 minutos antes do inicio da mesa para as providencias necessárias às apresentações.

 

* Orientações para produção dos pôsteres:

a) Dimensões do pôster:

largura: 85cm

altura: 100cm

b) O pôster deve conter:

·      título idêntico ao do resumo submetido;

·      nomes e endereço eletrônico (departamento/e-mail) das (os, es) autoras (os, es);

·      introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;

·      informar a instituição de fomento, se houver;

·      logomarca do evento (opcional).

c) O pôster deve:

·      ter texto objetivo e organizado de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

·      utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis, colocando qr code com a áudio descrição de cada imagem;

·      o texto do pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

 

* Orientações para a apresentação dos pôsteres

1.    os pôsteres ficarão expostos nos dois dias destinados às apresentações, durante todo o dia;

2.    ao chegar, a (o, e) autora(o, e)  ou coautora (o, e) responsável se identificará aos monitores que identificarão o pôster e indicarão o espaço para a exposição. Esta identificação garantirá a certificação

3.    nos horários destinados à visitação, pessoas da comissão científica, buscarão dialogar com autoras (os, es) e demais congressistas presentes;

4.    ao final do segundo dia, autoras (os, es) ou coautor (os, es) devidamente identificadas (os, es) deverão recolher o pôster.

 

* Orientações para a apresentação em Outras Linguagens

Considerando as especificidades desta modalidade, os trabalhos serão alocados nos espaços de Comunicação Coordenada. 

Hotéis com desconto para os Congressistas

Rede Accor


*Importante: os descontos são acessíveis apenas através dos links disponibilizados. 


15% desconto nos nossos três hotéis da Barra Funda clicando aqui (Ibis Styles Barra Funda, Ibis Barra Funda, Mercure Barra Funda) 


Para desconto no Ibis Osasco, clique aqui


Para desconto na reserva do bis Styles Centro ou Ibis Budget São João, clique aqui.


Para desconto no Mercure Pinheiros ou Mercure Jardins, clique aqui


Links de transmissão para Participação Online

21/10 

 15h00: Mesa e Conferência de abertura

 https://youtube.com/live/Odgi3JTAgoY

22/10

9h00 - Diálogo 1 - Deficiência e as diferentes fases da vida: https://youtube.com/live/6eJ1PV_dWME

9h00 - Diálogo 2 - Corpo e participação na cidade:  https://youtube.com/live/WJinKksmIiY

11h00 -  Roda de Conversa - Educação Básica e Inclusão e Equidade: https://youtube.com/live/7zgUUUETxjM

14h30 às 18h – Mesa Redonda 1 - Políticas sociais e as pessoas com deficiência: desigualdade social e direitos e Mesa Redonda 2 – Que outro é este na escola? https://youtube.com/live/zmqEnqMUlxc

23/10

9h00 - Diálogo 1 - Acesso e acessibilidade à cidade: https://youtube.com/live/4Qn5-AdSNEA

9h00 - Diálogo 2 - Inteligência Artificial na educação e na saúde de pessoas com deficiência: 

11h00 – Roda de Conversa Avaliação Bio Psico Social: https://youtube.com/live/KLb-b0ecpjk 

14h30 às 18h00 – Mesa Redonda 1 - Pessoa com deficiência, território, violência e justiça e Mesa Redonda 2 - Eugenia nas propostas de cuidado: https://youtube.com/live/kanSRK6FWAg

24/10 

9h00 às 13h00 – Diálogos 1 - Cuidado, deficiência, pobreza e Diálogos 2: Tecnologias Assistivas: barreiras, produção, políticas públicas e democratização do acesso: 

14h30 às 18h00 – Mesa Redonda 1 - Estudos sobre Deficiência: o estado da arte e Mesa Redonda 2 - Barreiras e acessibilidade no cotidiano das universidades: 

Comissão Organizadora do Congresso

Ana Carolina Schmidt (Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – FMUSP; FIS/USP )

Camila C. B. X. de Souza (Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – FMUSP; FIS/USP)

Denise Peixoto (Museu Paulista - USP)

Eucenir Fredini Rocha (Diversitas /USP – Grupo de Pesquisa “Corpo ou Corpos? Diversidades, Tempos, Experiências e Intervenções”, PPGHDL/FFLCH/USP e FIS/USP)

Lívia Bernardes Marciano (Discente do Departamento de História e Estagiária do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP)

Mila Guedes (Diversitas /USP – Grupo de Pesquisa “Corpo ou Corpos? Diversidades, Tempos, Experiências e Intervenções” e Coletivo Mulheres com Deficiência)

Maurício Cardoso (Diversitas/USP, Departamento de História - FFLCH/USP)

Paulo Capel (Faculdade de Odontologia/USP)

Pedro Lopes (Departamento de Antropologia - FFLCH/USP)

Raphael de Jesus Pinto (Diversitas/FFLCH/USP – Grupo de Pesquisa “Corpo ou Corpos? Diversidades, Tempos, Experiências e Intervenções”)

Rosângela Gavioli Prieto (Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação/USP)

Sérgio Bairon (Coordenador Acadêmico do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP)

Silvana de Souza Nascimento (Diversitas/USP, Departamento de Antropologia - FFLCH/USP)

Silvia Pereira (Universidade Federal do Recôncavo Baiano)

Teresa Teles (Coordenadora Executiva do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP)

Tuca Munhoz (UPBrasil - Utilidade Pública Brasil)

Vania Nogueira Martinez (Técnica Administrativa do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP)

Institucional (Realização e Apoio)

REALIZAÇÃO

Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - USP

REATA - Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da USP - Faculdade de Medicina da USP – Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - FMUSP

Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades - PPGHDL-USP

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Universidade de São Paulo


APOIO FINANCEIRO E INFRA-ESTRUTURA

CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CODAGE – Coordenadoria de Administração Geral da USP

CREFITO 3 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Escola de Gestão - USP

FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Faculdade de Medicina

Fast Braille

FIS - Programa de Mestrado Profissional - Formação Interdisciplinar em Saúde – USP

FIPT - Fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Instituto Alana

Instituto de Psicologia - USP

MAV Comunicação acessível sem barreiras

Pagu S.A Engenharia

Perto Digital

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP

Pró-Reitoria de Graduação - USP

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento - USP

Pró-Reitoria de Pesquisa - USP

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretaria Municipal de São Paulo da Pessoa com Deficiência

Torquato.org


APOIO INSTITUCIONAL

Azul Mob

Coletivo PcD Laureane Costa

Faculdade de Comunicação e Artes - ECA-USP

Faculdade de Educação - USP

Faculdade de Medicina da USP – Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Faculdade de Odontologia

Frente Nacional das Mulheres com Deficiência

Museu Paulista - USP

Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios - Universidade Federal do Recôncavo Baiano/UFRB

SAU – Superintendência de Saúde – USP

Sondery acessibilidade criativa

UPBrasil - Utilidade Pública Brasil



Submissões

Comunicado da Comissão Organizadora: Informamos que o Congresso será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line. O evento contará com recursos de acessibilidade para promover a inclusão em todos os contextos: digital, arquitetônico e comunicacional. A transmissão on-line contemplará a Conferência, as Mesas-Redondas e as Mesas de Diálogo. No entanto, a submissão de trabalhos — comunicações orais, pôsteres, produção em outras linguagens — será permitida apenas para apresentação presencial, não havendo a possibilidade de participação remota nessas modalidades.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

Idioma

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}