O I Congresso Internacional de Educação Afrocentrada é um evento que acontecerá de 05 a 09 de maio de 2025 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus dos Malês em São Francisco do Conde/Bahia, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e de modo remoto.
O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro/Unilab Malês), pelo Grupo de Pesquisa Afrocentrar Saúde: Ilera Dudu (UNEB), em parceria com o Laboratório de Educação para Relações Étnico-Raciais (UFPE) e com o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (UFRRJ). Estes grupos têm produzido pesquisas com ênfase nas discussões sobre formação docente, práticas pedagógicas, educação para as relações étnico-raciais, educação afrocêntrica, educação em saúde e sua articulação com a educação básica e o ensino superior. Essas discussões também têm sido promovidas em escolas, universidades, comunidades e outros espaços por meio de educadores(as), pesquisadores(as) e organizações de diferentes localidades do país.
A proposição do evento emerge do amadurecimento dos(as) pesquisadores(as), educadores(as) e estudantes, que compõem esses grupos de pesquisa, quanto a necessidade da construção de conexões e articulações em redes que permitam a compreensão da educação a partir da perspectiva afrocentrada. Além disso, segue no sentido de contribuir para a consolidação da Lei n.º 10.639/03 e para a construção de ações coletivas acerca de práticas afrocêntricas por meio de diferentes modos de fazer e se constituir enquanto estudantes, pesquisadores(as), educadores(as), ativistas e seres humanos.
Buscamos promover uma articulação entre profissionais da educação básica e do ensino universitário, pesquisadores(as), estudantes e ativistas do Brasil e de outros países, comunidades e povos de matriz africana, comunidades quilombolas, dentre outros, sobre conhecimentos e experiências em torno das diferentes práticas de educação afrocentrada em diversos espaços educativos.
Teremos:
Tradução das mesas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Tradução simultânea inglês-português e transmissão online das mesas
Minicursos remotos e presenciais
Submissão de vídeo e artigo em sessões temáticas para apresentação oral
Publicação nos anais do congresso
Este evento contará com a presença de professoras e professores, educadores e estudantes da África do Sul, Cabo Verde, Estados Unidos, Moçambique e de diversas regiões do Brasil.
Participe do I Congresso Internacional de Educação Afrocentrada e venha construir conosco possíveis caminhos para autonomia do nosso povo!