Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte
Campus Avançado de Pau dos Ferros
Departamento
de Geografia
Programa
de Pós-graduação em Ensino
Grupo de
Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia
I CONGRESSO BRASILEIRO DE DIDÁTICA
DA GEOGRAFIA
Significados, elementos e o lugar da
linguagem
18 a 19/11/2024
Evento On-line no Canal do
GEPEEG/UERN
http://www.youtube.com/@gepeeg-uern7505
Primeira Circular
Segunda Circular
Terceira Circular
Sobre
o evento
O I Congresso Brasileiro de Didática da Geografia é uma organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), do Departamento de Geografia (DGE), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), e conta com o apoio do Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Sua realização parte da qualificação das relações institucionais do Mestrado em Ensino e do seu fortalecimento e melhoria.
O GEPEEG foi criado em 2012 para falar a Geografia e a Educação Geográfica pelas diversas teorias de Jurgen Habermas. A Política e a democracia deliberativa, a ética do discurso, a teoria do conhecimento e, notadamente, a teoria do agir comunicativo.
Entre 2021-2022, durante o Pós-doutoramento na Universidade Federal do Piauí, o prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro se propôs a pensar a Didática da Geografia: o período técnico-científico-informacional e a virada linguística, o que motivou ao GEPEEG discutir a Didática da Geografia, especialmente em sua matriz brasileira.
Neste contexto, fazemos a defesa da linguagem como um elemento da Didática da Geografia e da Didática Geral. Uma perspectiva possível é a que concebe a comunicação linguística mediante a sua função comunicativa de intercompreensão mútua e construção de entendimentos, indo além, por tanto, da linguagem como representação.
Finalidades
A proposta deste I Congresso
Brasileiro de Didática da Geografia tem por objetivos:
1) Discutir os significados atribuídos
à Didática da Geografia em sua relação com a Didática Geral;
2) Discutir sobre os elementos da
Didática Geral – planejamento, ensino, seleção e organização dos conteúdos,
metodologias de ensino, materiais e recursos didáticos, interações
docência-discência, espaços ou contextos de ensino e aprendizagem, aprendizagem
e avaliação – e como eles vêm sendo incorporados na Didática da Geografia;
3) Refletir e propor sobre o lugar da
linguagem, em sua função comunicativa entre os sujeitos da educação, na
Didática da Geografia.
Contribuições para os participantes
A Didática é basilar para a formação docente e a prática dos
professores e professoras na educação básica. Assim, a contribuição se vincula
tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada. Espera-se,
assim:
· Contribuir para situar a Didática
Geral como uma disciplina pedagógica central aos cursos de formação docente em
nível superior, no Brasil, inclusive com o aumento de sua carga-horária;
· Contribuir para a constituição da
Didática da Geografia como um campo de estudos e pesquisas sistematizadas no
Brasil.
· Promover a inserção da disciplina
Didática da Geografia na matriz curricular dos cursos de licenciatura no Brasil
preferencialmente à Prática de Ensino em Geografia e à Metodologia do Ensino de
Geografia;
· Possibilitar aos participantes
espaço de troca de conhecimento e experiencias inter-regionais e locais sobre
os elementos que compõem a Didática da Geografia;
· Possibilitar aos professores e
professoras da educação básica, a atualização dos conhecimentos sobre a
Didática da Geografia;
· Oportunizar a valorização da
comunicação linguística entre o professor, professora e alunos e alunas,
situando-a como um elemento chave da Didática Geral e da Didática da Geografia.
Organização:
Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG)
Coordenador
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (GEPEEG-UERN)
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Andreza Tacyana Felix Carvalho (PPGEO-GEPEEG-UERN)
Prof. Dr. Laécio da Cunha Oliveira (DA-GEPEEG-UERN)
Prof. Dr. Márcio Balbino Cavalcanti (UFPB-GEPEEG-UERN)
Profa. Ma. Ana Raquel Clementino Costa (GEPEEG-UERN)
Profa. Ma. Marizete Batista do Nascimento (FAOP-GEPEEG-UERN)
Profa. Ma. Thayse Mychelle de Aquino Freitas (DE-GEPEEG-UERN)
Profa. Mestranda Bárbara Gabriella da Silva Paiva (PPGE-GEPEEG-UERN)
Prof. Mestrando Marcelo Henrique de Queiros Silva (PPGE-GEPEEG-UERN)
Prof. Lic. Lucas Fernandes da Silva (GEPEEG-UERN)
Discente Ian Felipe Nascimento (UNB-GEPEEG-UERN)
Discente Ana Paula Nunes (DGE-GEPEEG-UERN)
Discente Valeska Eduarda dos Santos (DGE-GEPEEG-UERN)
Comissão científica
Prof. Dr. Adilson Tadeu Basquerote Silva (UNIDAVI)
Prof. Dra. Andreza Taciana Felix Carvalho (UERN)
Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni (UFRGS)
Prof. Dr. Cícero Nilton Moreira da Silva (UERN)
Prof. Dr. David Luiz Rodrigues de Almeida (UFRR)
Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa (UFRN)
Prof. Dra. Flávia Spinelli Braga (UERN)
Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos (UFPE)
Prof. Dr. Franklin Roberto da Costa (UERN)
Prof. Dra. Glauciana Alves Teles (UVA)
Prof. Dr. Iapony Rodrigues Galvao (UFRN)
Prof. Dra. Irecer Portela Figueirêdo Santos (UFMA)
Prof. Dra. Ivanalda Dantas Nobrega Di Lorenzo (UFCG)
Prof. Dr. José Erimar dos Santos (UFERSA)
Prof. Dr. Márcio Balbino Cavalcante (UFPB)
Prof. Dra. Maria da Conceição Costa (UERN)
Prof. Dra. Maria Roberta de Alencar Oliveira (UERN)
Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo (UFPI)
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)
Prof. Dr. Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini (UFTM)
Prof. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos (UERN)
Prof. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo (UERN)
Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante (UFC)
Espaços Públicos de Comunicação (EPC)
ESPAÇOS PÚBLICOS DE COMUNICAÇÃO (EPC)
Trata-se de um espaço dialógico, mediante a constituição de grupos de discussão em torno dos temas definidos em cada EPC. Cada EPC visa se constituir num espaço de comunicação orientada para a construção de entendimentos, a partir dos trabalhos inscritos.
Operacionalmente, em cada EPC:
a) Haverá um mediador, seja um docente da comissão científica, um pesquisador ou pesquisadora inscrita no evento;
b) Pode-se constituir blocos de falas de 3, 4 ou 5 pessoas, as quais devem sintetizar, numa fala breve, o problema, objetivos, resultados e conclusões do seu trabalho;
c) Cada novo dialogante, ao comunicar a sua pesquisa, colabora com o estudo anterior, apresentando similaridades, diferenças, complementos ou outra contribuição recíproca que julgar pertinente. Com isto, espera promover o diálogo e a construção intersubjetiva do conhecimento preferencialmente à sua transmissão. Neste sentido, é facultativa a apresentação dos trabalhos no sentido tradicional (Powerpoint ou outro programa de apresentação), sendo encorajado o seu não uso.
EPC 1 – Epistemologia da Didática da Geografia
Conceitos de Didática geral e Didática da Geografia. Elementos ou componentes da Didática. Aproximações e diferenciações entre Didática da Geografia e Didática Geral. Origem e desenvolvimento histórico do campo didático geográfico. Teorias Pedagógicas e Didática da Geografia. Formação docente e Didática da Geografia. Didática da Geografia progressiva. Didática da Geografia crítico-marxista. Didática da Geografia humanística-cultural. Didáticas críticas e pós-críticas. Didática da Geografia, multiculturalismo e inclusão. Estudos que destaquem o lugar da linguagem mediante sua função comunicativa, ou informativa ou representativa, além de abordagens diversas sobre a relação entre Didática e fala, diálogo e intersubjetividade.
EPC 2 – Didática da Geografia e o planejamento do processo didático.
Conceitos de planejamento e plano de ensino. O plano de ensino e aprendizagem. O plano de aula. Etapas do planejamento de ensino-aprendizagem. Tipologia dos planos de ensino. Características do plano de ensino. O projeto político pedagógico e o planejamento do ensino-aprendizagem. O planejamento no estágio curricular supervisionado. Teorias e tendências pedagógicas e o planejamento do trabalho docente. Educações geográficas e o planejamento do processo didático. Planejamento e Didática da Geografia Progressiva. Planejamento e didática da Geografia crítica. Planejamento e didática da Geografia humanística-cultural. Planejamento, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 3 – Didática da Geografia e o processo de ensino e a seleção dos conteúdos.
Ensino e currículo. Ensino e sociedade. Conceitos de ensinar. Ensino e instrução. Componentes do processo de ensino. Funções do ensino. O ensino, os conteúdos e a aprendizagem. Os objetivos educacionais. A seleção e organização dos conteúdos. Os objetivos gerais, específicos e os conteúdos. Os elementos ou tipologia dos conteúdos de ensino. Conceitos de aula. A aula, a atividade do professor e a atividade dos alunos. Características e estruturação da aula. Tipos de aula e métodos de ensino. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia progressiva. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia crítico-marxista. Processo de ensino e a seleção dos conteúdos na Didática da Geografia humanística-cultural. Processo didático e a seleção de conteúdos, multiculturalismo e inclusão. Condições internas e externas do processo de ensino. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 4 – Didática da Geografia e os métodos de ensino.
Conceitos de método e metodologia de ensino. Classificação dos métodos de ensino. As metodologias ativas de aprendizagem. A relação objetivo-conteúdo-métodos de ensino. Princípios do ensino. Métodos de ensino e os objetivos da aula. Métodos de ensino e conteúdos escolares. Métodos de ensino e características dos alunos. Metodologia de ensino na Didática da Geografia progressiva. Metodologia de ensino na Didática da Geografia crítico-marxista. Metodologia de ensino na Didática da Geografia humanística-cultural. Metodologia de ensino, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 5 – Didática da Geografia, ambientes de aprendizagem e meios de ensino.
Conceito de ambientes de ensino-aprendizagem. Conceitos de recursos e materiais didáticos. Ambientes tradicionais e ambientes virtuais. Tecnologias educacionais. Seleção de recursos instrucionais. Tipos de recursos instrucionais. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia progressiva. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia crítico-marxista. Ambientes de aprendizagem e meios de ensino na Didática da Geografia humanística-cultural. Ambientes de aprendizagem, meios de ensino multiculturalismo e inclusão. Meios Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 6 – Didática da Geografia e a interação social.
As teorias pedagógicas e as interações sociais. A relação pedagógica. A dimensão linguística, pessoal e cognitiva da relação pedagógica. Relações entre professor e alunos. Aspectos cognoscitivos e socioemocionais da interação. (In)Disciplina na sala de aula. Didática, ética e moral. A direção da classe. Motivação. Interação social na Didática da Geografia progressiva. Interação social na Didática da Geografia crítico-marxista. Interação social na Didática da Geografia humanística-cultural. Interação social, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 7 – Didática da Geografia e o processo de aprendizagem.
Teorias da aprendizagem. Aprendizagem e pedagogias tradicionais. Aprendizagem e pedagogias críticas. Aprendizagem e pedagogias pós-críticas. Construtivismo e pós-construtivismo e aprendizagem. Educação geográfica crítica e aprendizagem. Educação geográfica humanística-cultural e aprendizagem. Aprendizagem, educação e Didática multicultural. Estilos de aprendizagem. Aprendizagem na Didática da Geografia progressiva. Aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista. Aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Aprendizagem, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.
EPC 8 – Didática da Geografia e o processo de avaliação da aprendizagem.
Conceitos de avaliação da aprendizagem. Tipos de avaliação da aprendizagem. Objetivos da avaliação. Funções pedagógica, diagnóstica e de controle da avaliação. Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Processo avaliativo mediador. Autoavaliação. Características da avaliação escolar. Teorias e tendências pedagógicas e a avaliação. Teorias da aprendizagem e avaliação. Aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação. Instrumentos de verificação do rendimento escolar. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia progressiva. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia crítico-marxista. Avaliação da aprendizagem na Didática da Geografia humanística-cultural. Avaliação da aprendizagem, multiculturalismo e inclusão. Relações destes temas com o uso da linguagem comunicativa, informativa ou representativa, enfatizando a fala, o diálogo e/ou a intersubjetividade.