O “I COLÓQUIO INTERNACIONAL Design e tecnologia da Aprendizagem (DTA) e Design de Experiências de Aprendizagem (DEA): Futuro e Tecnologia Educacional” acolhe propostas de submissão de trabalhos de pesquisadores/as, profissionais da educação, estudantes, educadores/as, empreendedores, cujas ações de profissionalidade, pesquisa e intervenção com públicos jovens, adultos e idosos esteja ligado ao fato de “Ensinar algo a alguém por mediação tecnológica”.
Nesta concepção, o I COLÓQUIO INTERNACIONAL sobre Design e tecnologia da Aprendizagem (DTA) e Design de Experiências de Aprendizagem (DEA) prevê modalidades de submissão de trabalhos inéditos, não identificados, a um Comitê Científico que avaliará resumos expandidos, relatos de experiências, mostra de trabalhos e publicações e vídeos/filmes de pesquisa dentro da temática ampla Design e Tecnologia da Aprendizagem (DTA) e Design de Experiências de Aprendizagem (DEA): Futuro e Tecnologia Educacional (melhor detalhado e esclarecido adiante).
Os participantes deverão realizar sua inscrição nesta página, quando informarão dados para um cadastro básico dos pesquisadores que acorrem e acolhem a proposta. O e-mail será o canal pelo qual poderão ser admitidos nas plataformas em que se realizarão as atividades. Qualquer participante, além de ouvintes, pode enviar propostas, admitindo-se até dois trabalhos por autor em cada uma das modalidades. Se houver dois autores de um único trabalho, ambos devem se inscrever no mesmo formulário. Escolha um dos seguintes tipos:
a) Resumo expandido de pesquisa — Resumo-síntese da pesquisa realizada/ou em realização com, no máximo, 5 páginas, com referências, em formato A4, margens esquerda e superior 3cm, direita e inferior 2 cm; fonte Garamond 12 (citação segundo regras ABNT, corpo 11); entrelinhamento 1,5 cm; contendo: objeto do estudo; questões da pesquisa; aportes teórico-metodológicos e procedimentos adotados; resultados; referências (ABNT). O resumo-síntese deve indicar o eixo a que se vincula; agência de financiamento, quando houver; instituição em que se desenvolve (Nesta ordem).
b) Relato de experiência — Resumo-síntese da experiência realizada/ou em realização com, no máximo, 5 páginas, em formato A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm; fonte Garamond 12 (citação segundo regras ABNT, corpo 11); entrelinhamento 1,5 cm; contendo: natureza da experiência; motivações do realizador; contextos em que se desenvolve/eu (instituição, localidade, grupo de pessoas alvo, etc.); práticas pedagógicas/educativas realizadas; resultados; referências (ABNT). O resumo-síntese deve indicar o eixo a que se vincula; instituição em que se desenvolve/eu. (Nesta ordem).
c) Vídeo/filme de pesquisa — resumo-síntese de filme/vídeo de 8 a 10 min com, no máximo, 5 páginas, em formato A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm; fonte Garamond 12 (citação segundo regras ABNT, corpo 11); entrelinhamento 1,5 cm; contendo: objetivo; contexto em que se desenvolve/eu (instituição, localidade, grupo de pessoas, etc.); finalidade; equipe realizadora; O filme/vídeo deve ter relação direta com a temática do evento, indicando o eixo a que se vincula e não deve ultrapassar 8 a 10 min de exibição e o autor deve se preparar para uma mesa redonda logo depois da exibição ou mostra.
d) Produto cultural - Um produto cultural é qualquer item ou serviço que representa e comunica os valores, crenças e tradições de uma cultura específica. Esses produtos podem ser tangíveis e intangíveis: Produtos culturais tangíveis incluem objetos físicos como artefatos tecnológicos de ensino online, livros ou publicações do autor. Produtos culturais intangíveis abrangem serviços e atividades como música, teatro, artes visuais, linguagem, rituais e costumes, dentro dessa temática do Design e tecnologia da Aprendizagem (DTA) e Design de Experiências de Aprendizagem (DEA): Futuro e Tecnologia Educacional. O resumo-síntese desse produto cultural com, no máximo, 5 páginas, em formato A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm; fonte Garamond 12 (citação segundo regras ABNT, corpo 11); entrelinhamento 1,5 cm; contendo: natureza da experiência; motivações do realizador; contextos em que se desenvolve/eu (instituição, localidade, grupo de pessoas alvo, etc.); práticas pedagógicas/educativas realizadas; resultados; referências (ABNT). O resumo-síntese deve indicar o eixo a que se vincula; instituição em que se desenvolve/eu (se for o caso).
e) Workshop de Design de Experiência de Aprendizagem (LXD) ou DTA - Evento de prática focado na criação de experiências de aprendizagem pedagogicamente inovadoras que busque a eficácia e que seja agradável ao usuário. Construção de elementos constitutivos da aprendizagem online (Games, animações, quizzes e aproveitamento de tecnologias (IA, RA, Data Analytics, Mídia interativa, Ferramentas de colaboração, etc.). Resumo-síntese do Workshop ou oficina a ser realizada com, no máximo, 5 páginas, em formato A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm; fonte Garamond 12 (citação segundo regras ABNT, corpo 11); entrelinhamento 1,5 cm; contendo: natureza da experiência; motivações do realizador; contextos em que se desenvolve/eu (instituição, localidade, grupo de pessoas alvo, etc.); práticas pedagógicas/educativas realizadas; resultados; referências (ABNT). O resumo-síntese deve indicar o eixo a que se vincula; instituição em que se desenvolve/eu. (Nesta ordem).
Para maiores esclarecimentos conceituais, leia o texto abaixo e, verifique antes de enviar, se sua proposta se vincula a uma das definições conceituais abaixo para ser o mais pertinente possível aos temas e terem mais chances de aceitação:
Design e Tecnologia de Aprendizagem (DTA) - DTA foca principalmente no desenvolvimento e implementação de tecnologias educacionais e materiais instrucionais. Envolve:
Design Instrucional: Criação de programas e materiais educacionais estruturados.
Tecnologia Educacional: Utilização de ferramentas e plataformas para aprimorar o aprendizado.
Pesquisa e Avaliação: Avaliação da eficácia de intervenções educacionais.
Design de Experiência de Aprendizagem (DEA) - DEA, por outro lado, enfatiza a experiência holística do aluno. Ele integra princípios de várias disciplinas de design para criar experiências de aprendizado envolventes e eficazes. Os principais aspectos incluem:
Design Centrado no Ser Humano: Foco nas necessidades, motivações e experiências dos alunos.
Psicologia Cognitiva: Aplicação de insights sobre como as pessoas aprendem e retêm informações.
Design de Experiência do Usuário (UX): Garantia de que o processo de aprendizado seja intuitivo e agradável.
Relação entre DTA e DEA - Enquanto o DTA fornece as ferramentas e métodos fundamentais para a criação de conteúdo educacional, o DEA os aprimora garantindo que o conteúdo seja envolvente e centrado no aluno. Essencialmente, o DEA pode ser visto como uma evolução do DTA, incorporando princípios de design mais amplos para criar experiências de aprendizagem mais envolventes e eficazes.
Processos laboratoriais de Emergência de Usabilidade e Confiabilidade Humana (LEUCH) - Trata-se de soluções (práticas e/ou econômicas) para conduzir testes de usabilidade e Confiabilidade Humana (TUCHs) em contextos reais de Design de Experiência de Aprendizagem (DEA) ou da educação online em geral, mas que pode ser também adaptável a outros campos. No contexto linguístico, por exemplo, pode ser importante para pesquisas que tenham como mote obter respostas corporais observáveis a orientações linguísticas ou atributos, dentre outros usos. O ideal é que sejam utilizados em ambientes do mundo real, identifiquem e resolvam falhas de design educacional relacionadas à usabilidade e/ou adotem práticas mais centradas no ser humano ao desenvolver produtos, sistemas ou serviços de tecnologia (que envolva aprendizagem de qualquer ordem).
Usabilidade Pedagógica de Cursos Online (UPCO) - Esta é utilizada para mapear os problemas de Trajetória Experiencial do Aluno (TEA), o que pode ser desafiador, pois a interface da web media a maior parte do aprendizado online como porta de boas ou más vindas. No entanto, os estudos de TEA são frequentemente subestimados no e-learning (Design e prática), e raramente se ouve falar em treinamento em métodos baseados na TEA.
Após se inscrever no evento, você será contactado para apresentar sua proposta de participação
– APRESENTADOR/COMUNICADOR: aos interessados em submeter propostas de resumos expandidos, relatos de experiências, produto cultural e vídeos.
O(a) participante deverá indicar (assim que solicitado) a modalidade de apresentação (se deseja participar por envio de link vídeo ou em tempo real (Sincronamente), através das plataformas on-line).
– OUVINTE: Aos interessados em acompanhar as atividades da programação e ter a certificação do evento.
A secretaria do evento entrará em contato com o inscrito pelo e-mail indicado na hora da inscrição. Tenha o cuidado de inserir seu melhor e-mail.
Preencha o cadastro inicial (Ele é a sua intenção de participar) com todas as informações solicitadas. Se você for se inscrever como ouvinte, basta pagar a taxa de participação e ficar atento aos dias e horários das apresentações. Estes passos são o suficiente para garantir a sua participação no evento.
Apresentador/comunicador será contactado para efetivar sua inscrição (Se aprovado pelo comitê).
Lembrar que a comunicação deverá ter no máximo dois autores.
IMPORTANTE: As propostas enviadas, se aprovadas e apresentadas, deverão ser desenvolvidas com um pouco mais de profundidade para se inserirem na compilação dos Anais do Colóquio, com intenção de publicação posteriormente às datas de apresentação.