I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIAS, IDENTIDADES E REGIONALIDADES

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIAS, IDENTIDADES E REGIONALIDADES

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIAS, IDENTIDADES E REGIONALIDADES

“Memória, identidade e regionalidade em diálogos de saberes”

No período de 03 a 06 de fevereiro de 2025, será realizado o I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIAS, IDENTIDADES E REGIONALIDES, com o tema “Memória, identidade e regionalidade em diálogos de saberes”. Ocorrerá com transmissão virtual pelo canal do Programa de Pós-graduação em Letras da Uemasul no Youtube, com conferências, rodas de saberes e apresentação de trabalhos de forma virtual para possibilitar a participação de pessoas de outros Estados/países e uma ampla divulgação das discussões e trabalhos apresentados.

O evento é proposto pelo Mestrado em Letras e a Licenciatura em Letras/Português da UEMASUL, representados pelo Prof. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima e Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana e pelo grupo que discute “Patrimônio e Representações Culturais na Amazônia Oriental”, no Observatório da Amazônia Oriental (OAO). Em colaboração com o Mestrado em Educação e Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz/MA, o Mestrado em Letras da UEMA, o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT, o Programa de Pós-Graduação em História da UFPA, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR e pela Faculdade de Filosofia da Universidad Autónoma de Querétaro, no México.

Como instituição coordenadora do evento, vale destacar que os cursos de Mestrado e Licenciatura em Letras da UEMASUL apresentam uma matriz curricular que busca abordar a diversidade da região, incluindo a diversidade étnico racial, com foco na ancestralidade africana e indígena. Nesse sentido, vale destacar que a instituição está localizada em uma área com diversos povos indígenas em seu entorno, entre eles, as etnias: Guajajara, Gavião, Canela e Krikati, no Maranhão, e Apinajé, no Tocantins. E com proximidade de um território quilombola, além de ser uma região com inúmeras comunidades ribeirinhas, pescadores e extrativistas como as quebradeiras de coco babaçu. 

Também levando em consideração ao que determina a Lei 11.645/2008, quanto à obrigatoriedade do estudo de história e culturas afro-brasileira e indígenas nas escolas de ensino fundamental e médio, o curso de graduação que é de licenciatura, portanto de formação de professores, assume o compromisso de instrumentalizar os seus egressos para trabalhar essas temáticas e atender ao que determina a referida lei, abordando a memória dessas gentes, assim como suas identidades e os aspectos que caracterizam esse território.

Portanto, a UEMASUL, como primeira Universidade regional do Estado do Maranhão, tem um papel fundamental na promoção do desenvolvimento e do fortalecimento dos conhecimentos, saberes e identidades das muitas gentes de sua área de influência, abrangendo 22 municípios, e como instituição proponente deste evento tem como objetivo proporcionar um espaço de discussões entre os diversos atores: professores, pesquisadores, alunos e representantes da diversidade étnica sobre a memória, identidade e os elementos que caracterizam essa região.

Ressaltando-se que a Instituição apresenta como missão: “Produzir e difundir conhecimentos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da região Tocantina do Maranhão[...]” e dessa forma contribuir para o desenvolvimento cultural, social e científico, do Estado e do Brasil. (UEMASUL, 2022, p. 35).

Nesse sentido, diante da necessidade de uma crescente sensibilização e diálogos nacionais e internacionais sobre as temáticas propostas no colóquio, o evento objetiva fortalecer a produção de conhecimento teórico e a valorização de saberes tradicionais sobre as memórias, identidades e regionalidades, a partir de uma abordagem teórica nas conferências, por meio das rodas de saberes situar os diálogos nas realidades da Amazônia, e ao delimitar as discussões nas apresentações de trabalhos nas Redes de Pesquisas e Saberes sobre as muitas Amazônias, lançar o olhar com o foco regional e internacional e ampliar as discussões sobre essa região tão importante e estratégica para além das nossas fronteiras.

No evento serão abordadas as temáticas que estão sendo pesquisadas e estudadas sobre Memória, Identidade, Regionalidade, Oralidades, Escritas e identidades culturais, Representações culturais, Patrimônio cutural, no Mestrado e na Licenciatura em Letras e pelo grupo de estudo sobre “Patrimônio e representações culturais”, do Observatório da Amazônia Oriental (OAO), com a proposta de integrar o conhecimento científico e tradicional nas dimensões ambiental, antropológica, histórica, social, cultural, educacional, literária e na área dos estudos de linguagem.

As discussões que serão apresentadas no evento estarão organizadas nas seguintes modalidades: Conferência, Roda de Saberes e Redes de pesquisa e saberes (Comunicação oral). Serão envolvidos como público-alvo: professores/pesquisadores e a comunidade em geral das mais diversas áreas do conhecimento, discentes e docentes dos cursos superiores da UEMASUL e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de outras Unidades da Federação e de outros países, representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, povos e comunidades tradicionais. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões de Trabalhos

Os anais do I Colóquio Internacional de Memórias, Identidades e Regionalidades, contemplará todos os resumos expandidos submetidos e aprovados no evento, ressalta-se que caso sejam indicadas correções pela Comissão Organizadora, a publicação fica condicionada ao atendimento dessas alterações. A publicação dos anais será em formato eletrônico com ISBN. Para aqueles que desejarem publicar no formato ‘trabalho completo’, o prazo será de 30 dias, após o evento, para o encaminhamento do texto completo para ser avaliado pelo comitê científico e seguir, após o parecer favorável, para a publicação no formato e-book, também com ISBN, que será publicado e disponibilizado no Repositório da Universidade, do Mestrado em Letras da UEMASUL e do Observatório da Amazônia Oriental.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Equipe executora

Instituições parceiras

Profa. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima (Coordenadora geral do evento)

Professora dos Cursos de Licenciatura e Mestrado em Letras da UEMASUL (CCHSL)

Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana 

Professor dos Cursos de Licenciatura e Mestrado em Letras da UEMASUL(CCHSL)

Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jeronimo

Professora dos Cursos de Licenciatura em Letras da UEMASUL (CCHSTL)

Prof. Dr. Emanoel César Pires de Assis 

Professor dos Cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Letras da UEMA

Profa. Dra. Ilma Maria Oliveira Silva 

Professora do Mestrado em Educação e Práticas Educacionais da UFMA

Prof. Dr. Witembergue Gomes Zaparoli 

Professor do Mestrado em Educação e Práticas Educacionais da UFMA

Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT

Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT

Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco 

Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia – UFPA

Prof. Dra. Ananda Machado 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR

Prof. Dra. Luz María Lepe Lira 

Professora da Universidade Autônoma de Querétaro, do Doutorado Interdisciplinar em Estudos sobre Pensamento, Cultura e Sociedade e Mestrado em Estudos Ameríndios e Educação Bilíngue. 

Prof. Ma. Aline De Sousa Silva Guajajara Indígena Guajajara

Representante dos povos tradicionais. Egressa do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação e Práticas Educacionais da UFMA

Prof. Ma. Walquiria Lima Da Costa 

Representante dos egressos do Mestrado em Letras da UEMASUL.

Prof. Dra. Aichely Rodrigues da Silva 

Coordenadora do Observatório da Amazônia Oriental – UEMASUL

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}