I Colóquio Internacional de Canto Coral - Maestro André Lamounier van Lammeren

I Colóquio Internacional de Canto Coral - Maestro André Lamounier van Lammeren

online Este é um evento online

Sobre o Evento

"Vozes em diálogo: arte, emoção e diversidade no canto coral"

O I Colóquio Internacional de Canto Coral é uma iniciativa do Maestro André Lamounier van Lammeren, Diretor Musical do Coral VOZES do Jockey Club Brasileiro, com o objetivo de aprofundar e expandir a reflexão sobre a prática do canto coral no século XXI. Com apoio institucional do Conservatório Brasileiro de Música e reflexão sobre o tema "Vozes em diálogo: arte, emoção e diversidade no canto coral", o evento acontece de forma virtual, com transmissões ao vivo nos dias 07, 14, 21 e 28 de janeiro de 2026.


Cada encontro será estruturado em forma de painel temático, contando com a presença do Maestro André Lamounier e dois convidados internacionais, especialistas nas áreas dos Estudos da Performance e dos Estudos Culturais. A mediação dos encontros ficará a cargo da Professora Doutora Slavisa Lamounier (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UNIRIO), que guiará os diálogos entre os participantes e o público.

A mesa de abertura contará com a participação do Coordenador Acadêmico Professor Alexandre Ferreira, do Conservatório Brasileiro de Música.

Além das palestras reflexivas, os convidados também terão espaço para apresentar performances ao vivo, ampliando o escopo artístico e sensorial do evento.

O Colóquio abordará temas como os benefícios emocionais e sociais do canto coral, o uso expressivo da voz no espaço cênico, o repertório como construção de identidade e o coral como agente de preservação de culturas tradicionais.

Voltado especialmente para coristas e pessoas interessadas em Canto Coral, o evento também é aberto a universitários, artistas e estudiosos que se debruçam sobre esta prática como expressão artística, cultural e coletiva.


MAESTRO ANDRÉ LAMOUNIER VAN LAMMEREN


Compositor, pianista, cantor, maestro, arranjador e produtor musical com mais de 35 anos de carreira no Brasil e na Europa. Realizou residência artística em Composição no Conservatoire de Rueil-Malmaison (França) sob a orientação do Prof. Dr. Jacques Taddei.

É autor dos livros A Aldeia Musical (2020) e Heaven – Mythological Beings (2021), com obras presentes em bibliotecas como Juilliard (EUA), McGill (Canadá), UFRJ (Brasil), e instituições da Europa e América Latina.

Foi premiado no Concurso Internacional “De la Creatividad al Piano” (Espanha) com a obra La Petite Valse. Atua como regente titular do Coral VOZES do Jockey Club Brasileiro e prepara cantores para festivais como The Voice, além de assinar trilhas para teatro, cinema e publicidade. Leciona canto, oratória e piano em aulas particulares e cursos livres.

PALESTRANTES

 ALEXANDRE FERREIRA - Brasil


Compositor, Sound Designer e Produtor, possui Mestrado e Doutorado em Composição Musical pela UFRJ, Especialização em Música para Audiovisual e Bacharelado em Guitarra Elétrica pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Atua como compositor de música de concerto contemporânea e música para audiovisual, com obras compostas para publicidade, curtas-metragens e jogos. É Coordenador Acadêmico e Professor do Conservatório Brasileiro de Música, sendo também associado da Musimagem Brasil e Sócio Fundador da Produtora Musion Sounds.

SOFIA SERRA - Portugal


Sofia Serra é doutorada em Psicologia e Ensino da Música pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) onde também concluiu o Mestrado em Psicologia da Música. É mestre pela Guildhall School of Music and Drama, em Londres, e licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto. É investigadora Principal no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) nas áreas da Performance e Psicologia da Música, com projetos sobre voz, ansiedade performance e ensino de música, com publicações nestas áreas. Colabora com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Lidera o Projeto MUS-A, Ansiedade na Performance Musical de Adolescentes, financiado pela FCT entre 2023 e 2026.

Foi coordenadora do Mestrado em Ensino de Música e da Pós-Graduação em Música Sacra e Formação Avançada e lecionou na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) entre 2002 e 2023. Colabora regularmente com a Universidade de São José (Macau) e lecionou na ESML (Lisboa).

A sua carreira performativa inclui ópera, oratório e recitais a solo, incluindo para BBC Proms Festival com transmissão para a BBC Radio 3. Venceu o 2º prémio no Concurso Tracy Chadwell (Londres) e o 2º Prémio Young Entrepreneurs XXI com projeto cultural de Ópera.


DORIANA MENDES - Rio de Janeiro, Brasil


Cantora, Atriz-Bailarina. Doutora e Mestre em Música e Bacharel em Canto é professora de Canto na UNIRIO na graduação desde 2013 e na pós-graduação desde 2018. Atuou como presidente da Comissão Organizadora do VI SIMPOM online 2020, simpósio internacional do programa de pós-graduação em Música da UNIRIO. Faz parte dos grupos de pesquisa Artes do Movimento e Performance Hoje, vinculados ao CNPq. Dedica-se à pesquisa AudioVox que lançará um catálogo online da produção de música eletroacústica mista brasileira dos últimos 30 anos. Fez sua estreia internacional no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Estreou em 2019 a ópera multimidia “Helena y su ventríloquo” do compositor Daniel Quaranta no Festival MUSLAB (México-DF) e também no XV Festival Visiones Sonoras, em Morelia, México. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1ª edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE. Solista do Abstrai Ensemble dedicado à música contemporânea e do Codex Sanctissima especializado em música medieval. Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México e em todos os Estados do Brasil, na tournée Sonora Brasil-SESC (2011-2012). Intérprete expressiva tem realizado inúmeras estreias mundiais como solista convidada de festivais nacionais e internacionais, e também de elencos de óperas, musicais, peças de teatro e de dança. Atuou como vocal coach no filme Berenice procura, preparando a voz da modelo internacional trans Valentina Sampaio, produzido pela EH! Filmes (mesma produtora do premiado e indicado ao Oscar “Central do Brasil”) lançado no Festival do Rio em 2018.

COSME MARINHO GALINDO - Rio de Janeiro, Brasil


Produtor, Compositor, Regente, Arranjador e Professor, Cosme Marinho Galindo é uma das referências da cena musical brasileira contemporânea. Natural do Rio de Janeiro, nascido em 03 de novembro de 1955, possui uma sólida formação acadêmica e uma trajetória artística marcada pela diversidade e pela excelência.

É Mestre em Música pelo PROMUS – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com linha de pesquisa em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Sua dissertação, defendida em maio de 2022, intitula-se Caminhos do Arranjador – Composições Próprias (Instrumentação/Orquestração/Harmonia). É também Bacharel em Regência pela Escola de Música da UFRJ (1985), com Pós-Graduação em Composição de Música Incidental para Teatro, Televisão e Cinema (UFRJ, 1986), e Licenciado Pleno em Música pela Universidade Cândido Mendes (UCM) (2004).

A atuação de Cosme Galindo destaca-se pela integração entre arte, educação e inovação musical, reunindo importantes experiências tanto no campo da criação quanto na formação de novos músicos e professores.

FLAVIA ALBANO - São Paulo, Brasil 


soprano Flavia Albano, natural de São Paulo, é detentora de uma carreira em franca  ascensão e tem se apresentado como solista sob a batuta de importantes maestros e em diversos teatros dentro e fora do Brasil. É mestre e especialista em performance pelo Royal Northern College of Music e habilitada em artes dramáticas pelo Teatro Escola Macunaíma. Entre seus papéis de ópera destacam-se A Rainha da Noite (Die Zauberflöte) em diferentes produções, Violetta (La Traviata) sob regência de Mônica Giardini, Norina (Don Pasquale), Imogene (Il Pirata) e Amina (La Sonnambula) nas Cortinas Líricas do Theatro São Pedro, Cunegonde (Candide) na Varna International Music Academy, Donna Anna (Don Giovanni) na Saluzzo Opera Academy e a Contessa di Folleville (Il Viaggio a Reims) sob regência de Emiliano Patarra. Participou, ainda, do importante resgate daquela que é considerada a primeira ópera brasileira, protagonizando “A Noite de São João” de Elias Álvares Lobo, sob regência de Emmanuelle Baldini. Em colaboração com orquestras apresentou-se como solista em Les Illuminations (Britten), Poémes de l´amour et la mer (Chausson), Exultate Jubilate (Mozart), os Réquiens de Mozart e Fauré, as Cantata 51 e 211 de Bach, além de excertos de Der Rosenkavalier, como Sophie. Foi agraciada com o prêmio “Liverpool Opera Circle Vocal Award 2010”. Flavia também se dedica intensamente à docência, é Doutora em Educação pela PUC/SP, docente na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP e na pós-graduação profissional da Escola de Música da UFBA.

RAFAEL GARBUIO Bahia, Brasil


Rafael Garbuio é Professor Adjunto de Regência Coral da UFBA, Universidade Federal da Bahia. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, com ênfase em Regência Coral, é pesquisador da música do Renascimento. Especializou-se na obra do compositor italiano Carlo Gesualdo, e a partir dela escreveu sua Dissertação de Mestrado e sua Tese de Doutorado, com a qual ganhou a Edição Especial do "Prêmio FUNARTE de Produção Crítica 2016”. É autor do livro “Os Madrigais de Carlo Gesualdo – Um estudo sobre o ideal poético do compositor”.  Também na UNICAMP, graduou-se em Regência Plena no ano de 2008. Possui diploma Técnico de Especialização em Violão Clássico, pelo Conservatório Municipal de Pirassununga, "Cacilda Becker". Esteve como pesquisador convidado na Università Degli Studi di Firenze, e atuou como regente convidado no Coro do Conservatorio Statale di Musica "Luigi Cherubini" de Firenze, Itália, em 2014. Atuou como Regente e Diretor Artístico de grupos Corais e Orquestrais no estado de São Paulo, em especial com seu trabalho a frente do Co.Ca. - Coral Campinas e com a Banda Sinfônica "União dos Artistas Ferroviários" de Rio Claro, renomada instituição musical do interior paulista. Além disto, atuou como Regente dos corais: Coral do Sinpro (Sindicato dos Professores de Campinas) Coral Petrobras - Refinaria de Paulínia; Coral Harmonia da cidade de Holambra. Atualmente, é regente do MADRIGAL da UFBA, corpo estável da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

MARIA GUINAND Venezuela


María Guinand, regente de coro e orquestra, professora universitária, pedagoga e líder de projetos corais, é atualmente Diretora Artística da Fundação Schola Cantorum da Venezuela. Foi Professora Associada da Universidade Simón Bolívar (1976–2018), na Venezuela, e Coordenadora de Projetos Corais Sinfônicos do El Sistema (1980–2012). Também atuou como presidente, vice-presidente e conselheira para a América Latina da Federação Internacional de Música Coral (1996–2014; retomando em 2019), além de ter sido membro do Conselho Internacional de Música da UNESCO (2002–2005). Recebeu diversos prêmios, entre eles: Kulturpreis (1998), Robert Edler Preis für Chormusik (2000), Prêmio Helmuth Rilling da Internationale Bachakademie (2009), Prêmio pelo Conjunto da Obra (Life Achievement Award) da Federação Internacional de Música Coral (FIMC, 2019) e o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Metropolitana, em Caracas, Venezuela (2020).

ICÍAR NADAL GARCÍA Espanha


Doutora em Filosofia e Letras pela Universidade de Zaragoza. Professora Titular na área de Didática da Expressão Musical e codiretora da Cátedra "Música e Inclusão para a Transformação Social" na mesma universidade. É também professora titular (em licença) de Coro e Orquestra no Conservatório Profissional de Música de Zaragoza. Possui diversos títulos superiores em Música (Regência Orquestral, Regência Coral, Solfejo, Pedagogia Musical, Piano, Harmonia, Contraponto, Composição e Instrumentação). Formou-se na Alemanha e na Áustria com mestres como Sergiu Celibidache e Hans Graf. Como compositora e regente, estreou diversas obras para agrupamentos instrumentais e bandas.

É fundadora e coordenadora do Coro Inclusivo Cantatutti (Prêmios Impulso Solidario, Ebrópolis, entre outros). Dirigiu cursos como “A cultura através da voz” e “Ópera Aberta” e realizou direção vocal para gravações didáticas e fonográficas. Foi Vice-Diretora de Estudantes e Relações Internacionais na Faculdade de Educação de Zaragoza e participa de projetos de inovação educativa na área de Educação Musical. Atualmente integra o grupo de pesquisa "EDUCAVIVA Educação e Processos Psicológicos" do Governo de Aragão.

EDUARDO LICHUGE Moçambique


Etnomusicólogo, Estudos de Música Popular, Rede de Estudos do Patrimônio, Percussionista

Eduardo realizou sua tese de doutorado em Etnomusicologia com o tema História, Memória, Colonialidade: análise e releitura das fontes escritas sobre a timbila (Universidade de Aveiro, Portugal). É licenciado em História de Moçambique e da África Austral (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) e possui diplomas de pós-graduação em Projetos Culturais para o Desenvolvimento (Faculdade de Economia da Universidade de Turim) e na Organização Internacional do Trabalho (Turim, Itália). Atualmente, é diretor da Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.

ARMANDO POSSANTE - Portugal


Crédito: @João Vasco.

Armando Possante é cantor, maestro e professor na Escola Superior de Música de Lisboa, com vasta formação em Direção Coral, Canto e Canto Gregoriano, realizada em Lisboa, Viena e Itália. Fundador e diretor musical do Grupo Vocal Olisipo e do Coro Gregoriano de Lisboa, apresentou-se como solista e maestro em concertos por toda a Europa, América do Norte e Ásia. Lecionou durante mais de 25 anos no Instituto Gregoriano e orientou workshops internacionais em países como Canadá, Inglaterra e Singapura. Distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais, gravou mais de vinte discos amplamente reconhecidos. No campo da música contemporânea, estreou obras de compositores como Eurico Carrapatoso, Luís Tinoco e António Pinho Vargas. Como cantor de ópera, participou em numerosas produções, incluindo obras de Mozart, Purcell e Donizetti.

LINDOMAR GOMES - Minas Gerais, Brasil


Maestro Lindomar Gomes é formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Também é graduado em Arte-Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Gestão Cultural pela PUC Minas. Atua como Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

É regente do Coral Ensaio Aberto e do Grupo Cantos de Minas, onde desenvolve um projeto de resgate e valorização do canto coral com foco em composições brasileiras. Sua atuação internacional inclui atividades corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela.

Idealizador e coordenador do Festival Internacional de Corais & Bandas, recebeu diversas homenagens pelo seu trabalho em prol da cultura mineira, incluindo a Medalha Comemorativa dos 250 anos do Santuário Nossa Senhora da Piedade e a Medalha Tiradentes, concedida pelo Governo de Minas Gerais. Foi também agraciado com as medalhas Peter Lund (Lagoa Santa), Carlos Gomes (São Paulo), Villa-Lobos (Itabira) e a Medalha dos 70 anos do Museu da Inconfidência.


MEDIAÇÃO

Slavisa Lamounier


Pós-doutora em Artes Cênicas (UNIRIO/NEPAA) e em Comunicação e Informação (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), investigando a interculturalidade entre países lusófonos por meio das danças e cantares tradicionais. Doutora em Ciência e Tecnologia das Artes (Universidade Católica Portuguesa/CITAR) e inventora do Digital Sock, instrumento musical digital de tecnologia vestível.

Mestre em Comunicação e Indústrias Criativas (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), é autora do documentário Tradição e Inovação: o fio que tece passado e futuro. Jornalista por formação, com pós-graduação em Educação Especial (ESEPF, Portugal), Mídia e Tecnologias Educacionais (PUC-Rio), e Estudos Avançados em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP).

Sua pesquisa interdisciplinar articula Antropologia do Corpo, Etnomusicologia, Comunicação e Artes, com foco atual na valorização dos saberes indígenas e sua inserção nos currículos de formação docente e ensino superior.


APOIO INSTITUCIONAL


Programa

Painéis Temáticos

MESA DE ABERTURA - 07 DE JANEIRO DE 2026

Palestrante: Alexandre Ferreira (Brasil) - Conservatório Brasileiro de Música

PAINEL 01 - 07 DE JANEIRO DE 2026

Palestrantes: Sofia Serra (Portugal), Flavia Albano (Brasil) e Icíar Nadal Garcia (Espanha)

Área: Estudos da Performance

Tema: O Canto-Coral e seus Benefícios

  •           Voz, Performance e Interação Social
  •           A Prática do Canto Coral enquanto meio de sociabilização
  •           Ansiedade durante a interpretação vocal: o controle das emoções.

PAINEL 02 - 14 DE JANEIRO DE 2026

Palestrante: Doriana Mendes (Brasil) e Eduardo Lichuge (Moçambique)

Área: Estudos da Performance

Tema: A Performance Vocal e o Espaço Cênico

  •            Voz e intenção dramática: diferentes qualidades vocais para diferentes estados emocionais
  •            Uso da voz como elemento dramatúrgico (por exemplo, coros, vozes fora de cena)
  •            Silêncio e pausa como recursos cênico-vocais 

PAINEL 03 - 21 DE JANEIRO DE 2026

Palestrante: Rafael Garbuio (Brasil) e Lindomar Gomes (Brasil)

Área: Estudos Culturais

Tema: A Música como Patrimônio Cultural Imaterial: o Canto-Coral

  •              Coral como espaço de encontro, pertencimento e construção de identidade         cultural
  •              Canto coral como veículo de valorização de culturas tradicionais e locais
  •              Canto coral como instrumento de resistência cultural
  •              Como documentar práticas corais como patrimônio imaterial

PAINEL 04 - 28 DE JANEIRO DE 2026

Palestrante: Cosme Marinho Galindo (Brasil), Maria Guinand (Venezuela) e Armando Possante (Portugal)

Área: Estudos Culturais

Tema: Repertório Coral e Identidade Cultural

  •           A construção da identidade do grupo através do repertório
  •           Multiculturalismo e repertório: cantar o mundo
  •           Coral como agente de preservação e difusão de repertórios tradicionais
  •           Repertório com técnicas vocais expandidas, efeitos sonoros, improvisação


Inscrições

I Colóquio Internacional de Canto Coral - Maestro André Lamounier van Lammeren - Painel 1, 2, 3 e 4

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