Evento científico de caráter interdisciplinar que integra dois colóquios dedicados à análise das reverberações coloniais da violência no Brasil, sobretudo, a violência de gênero, através do diálogo entre Psicanálise, saúde mental e a perspectiva decolonial.
No primeiro dia, a programação está dedicada a apresentar os resultados da pesquisa Feminicídio à brasileira, heranças coloniais, reverberações estruturais, iniciada em 2023. O segundo dia celebra os 20 anos de atuação do Grupo de Trabalho Psicanálise, clínica e política da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), consolidando-se como um grupo que atua na promoção de pesquisas de inovação científica clínica e social que conecta pesquisadores de diversas instituições nacionais públicas e privadas, bem como, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais do campo das políticas públicas e iniciativas do Terceiro Setor.
Assim, propõem-se de forma ampla, que o evento promova a construção de saberes horizontalizados que considerem marcadores interseccionais de classe, gênero, raça e etnia.