1° Círculo de Cultura Internacional do Pontal: 20 Anos de Inéditos Viáveis, Diálogo e Práxis Emancipatória

1° Círculo de Cultura Internacional do Pontal: 20 Anos de Inéditos Viáveis, Diálogo e Práxis Emancipatória

presencial Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal - Ituiutaba - Minas Gerais - Brasil

Idioma

Sobre o evento: Onde o Mundo se Encontra para Dialogar...

O 1º Círculo de Cultura Internacional do Pontal é um encontro científico, cultural e formativo que reúne pessoas do Brasil e de diferentes partes do mundo para dialogar, compartilhar experiências, apresentar pesquisas, expressões artísticas e práticas educativas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e humana.

O evento celebra os 20 anos do curso de Pedagogia do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sediado em Ituiutaba (MG). Desde sua criação, em 2006, o curso tem sua trajetória inspirada nos pensamentos e nas práticas pedagógicas de Paulo Freire, reconhecendo a educação como prática de liberdade, diálogo e transformação social.

A iniciativa nasce da história de 19 edições ininterruptas dos Círculos de Cultura, realizadas ao longo de quase duas décadas. Nesse percurso, estudantes, professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores e comunidades construíram coletivamente espaços de estudo, escuta, reflexão e ação, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Em sua primeira edição internacional, o Círculo amplia horizontes e fortalece conexões entre diferentes territórios, culturas e formas de conhecimento. São convidadas a participar educadoras, educadores, estudantes, artistas, movimentos sociais, coletivos e comunidades que desejam compartilhar saberes, experiências e iniciativas comprometidas com a transformação do mundo.

Mais do que um congresso acadêmico tradicional, o evento valoriza o diálogo, a escuta sensível e a construção coletiva do conhecimento. Sua programação acolhe diferentes linguagens e formas de expressão, reconhecendo que o conhecimento é produzido na pesquisa, na arte, na cultura, na memória, na extensão universitária e nas práticas educativas do cotidiano.

Inspirado pelo conceito freireano dos "inéditos viáveis", o 1º Círculo de Cultura Internacional do Pontal convida todas as pessoas a imaginar, criar e construir novos caminhos para a educação, fortalecendo a esperança, a participação e a ação transformadora.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Proposição de círculos e oficinas: orientações gerais sobre as modalidades

As atividades (Modalidade 1) Círculos de Cultura Temáticos e (Modalidade 2) Oficinas em Movimento integram a programação formativa do evento, assim, assumindo um compromisso de conduzir, presencialmente, momentos participativos, dialógicos e colaborativos.


Modalidade 1- Círculos de Cultura Temáticos

O que é:  Mais do que mesas-redondas tradicionais, esta modalidade propõe a organização de Círculos de Cultura, inspirados na obra de Paulo Freire. As pessoas proponentes deverão organizar uma atividade coletiva, permeando à problematização de um tema relevante para a educação contemporânea. Espera-se que os Círculos privilegiem a dialogicidade, a escuta, a construção compartilhada de sentidos e a participação do público.

Finalidade: Promover a reflexão coletiva sobre temas relevantes da educação.

Formato: Diálogo horizontal com até 90 minutos, conduzido por coletivos, grupos de pesquisa ou redes (3 a 5 integrantes).




Modalidade 2- Oficinas em Movimento


O que é:  Trata-se da realização de oficinas participativas voltadas à formação de professoras, professores, estudantes e comunidade, podendo abordar temas, como:  tecnologias, educação inclusiva, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais, arte-educação, alfabetização e letramento, cultura digital, educação ambiental.

Finalidade: Desenvolver saberes por meio da experiência prática e da interação.

Formato: Atividade com até 90 minutos, podendo ter até 30 participantes, necessitando ter no mínimo de 70% de vivências práticas.



Compromisso Ético e Transparência no Uso de Inteligência Artificial

O  1° Círculo de Cultura Internacional do Pontal reconhece as tecnologias como ferramentas de apoio à criatividade e à democratização do conhecimento. Contudo, é  vedada a submissão de trabalhos gerados integralmente por Inteligência Artificial (IA), sem a devida mediação humana e análise crítica (práxis). Além disso, em consonância com o Referencial de IA, do Ministério da Educação (MEC), publicado em julho de 2026, é estabelecido que:

Responsabilidade Autoral: A Inteligência Artificial deve atuar como suporte, e não como substituta do pensamento crítico-reflexivo. Os autores são integralmente responsáveis pela veracidade, originalidade e pelas implicações éticas do conteúdo submetido.

Obrigatoriedade de Declaração: Todo trabalho que tenha utilizado ferramentas de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Claude) para a redação, tradução ou criação de imagens, precisa, então, conter uma declaração expondo:

01- A ferramenta foi utilizada.

02- A etapa do processo em que a ferramenta foi usada, por exemplo: revisão gramatical, estruturação de tópicos, geração de imagem para material didático.

Caso a IA seja objeto de estudo ou fonte de dados (especialmente na Modalidade 10), ela deve ser citada conforme as normas da ABNT adaptadas para ambientes digitais.

Submissões de trabalhos/atividades

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

LANÇAMENTO DE LIVROS DO 1° CÍRCULO DE CULTURA INTERNACIONAL DO PONTAL

EDITAL DE LANÇAMENTO DE LIVROS DO 1° CÍRCULO DE CULTURA INTERNACIONAL DO PONTAL

Formulário de inscrição

Edital de Monitoria

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORAS E MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA O 1º CÍRCULO DE CULTURA INTERNACIONAL DO PONTAL

Formulário de inscrição

Comunicamos a prorrogação do prazo de inscrição para a monitoria até o dia 05 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidadas e Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Convidadas Internacionais


Em cada raiz, uma história. Em cada encontro, a possibilidade de reinventar o mundo. Conheça as convidadas internacionais que estarão conosco no 1º Círculo de Cultura Internacional do Pontal.

Local do Evento: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. Cidade de Ituiutaba. Endereço: Rua Vinte, 1600, Ituiutaba, MG. CEP. 38.304-402. Brasil.

Apoio

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}