O professor de história Gilberto Araújo falará sobre o escritor Humberto Campos no ciclo de conferências "Literatura e Memória " na terça-feira, 11 de novembro, às 16h, na ABL. A coordenação ficará a cargo do Acadêmico Ruy Castro e a entrada é franca.
Lançados em 1954, vinte anos após a morte do autor, os dois volumes do Diário secreto de Humberto de Campos constituem corpus privilegiado para estudo das relações de poder e disputas no campo literário, cultural e político do Brasil nas primeiras décadas do século XX.
Esta conferência rastreia alguns desses aspectos, examinando questões como os mecanismos de legitimação da figura do escritor na Belle Époque, a importância da Academia Brasileira de Letras nesse processo, a crescente participação das mulheres na vida literária, os valores da celebridade e da presença física do homem de letras (especialmente, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Coelho Neto), a dinâmica das editoras e periódicos, as redes de sociabilidade entre escritores e políticos.
A palestra também busca refletir sobre os processos de composição de um diário como o de Humberto de Campos e sua relevância como objeto de estudo para a teoria e a crítica literárias.