A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) convida professoras e professores, estudantes de licenciatura, pesquisadoras e pesquisadores para participar do Curso de Formação História Oral, História Pública e Educação.
Oferecido pela primeira vez pela ABHO, o curso tem como objetivo promover um espaço de aprofundamento sobre as múltiplas relações entre história oral, história pública e educação, articulação que ocupa lugar central na trajetória da história oral brasileira. Ao longo das últimas décadas, a história oral tem contribuído para ampliar as formas de compreender os processos educativos, incorporando as experiências, memórias e narrativas de estudantes, docentes, comunidades e diferentes sujeitos sociais à produção do conhecimento.
Tomando como eixo a ideia da educação como prática de escuta, diálogo, participação e construção compartilhada de saberes, o curso articulará discussões provenientes da história da educação, da formação docente, das culturas escolares, da educação do campo, da educação antirracista, das oralidades tradicionais e das práticas educativas desenvolvidas em contextos não escolares. Ao mesmo tempo, buscará oferecer subsídios concretos para professoras e professores interessados em incorporar entrevistas, narrativas, memórias e projetos de história oral às suas práticas pedagógicas.
Partindo do reconhecimento de que os processos educativos acontecem em múltiplos espaços e envolvem diferentes formas de produção e circulação de saberes, o curso reunirá pesquisadoras e pesquisadores com ampla experiência nessas áreas para refletir sobre os desafios contemporâneos da educação e sobre as contribuições da história oral para a construção de práticas pedagógicas mais dialógicas, participativas e socialmente comprometidas.
Diante dos desafios contemporâneos da educação e da crescente valorização das experiências, narrativas e memórias na produção do conhecimento, o diálogo entre história oral, história pública e educação mostra-se particularmente atual, abrindo novas possibilidades de reflexão, pesquisa e atuação pedagógica que orientarão os encontros e diálogos do curso.
Carga horária e certificados
Todo o curso será realizado online e ao vivo. O curso tem carga horária síncrona de 16 horas e carga horária assíncrona sugerida de 16 horas, para leituras a serem realizadas após as aulas. Todos os participantes que concluírem o curso, frequentando pelo menos 70% das aulas, receberão certificado de 32 horas/aula. As aulas acontecerão apenas ao vivo e não será possível assisti-las fora do horário do curso.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o início do curso, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. A participação é gratuita para os filiados da Associação Brasileira de História Oral em dia com a anuidade 2026 no ato da inscrição. Demais interessados podem se inscrever regularmente para o curso, mediante pagamento da taxa de inscrição conforme os valores de lotes. As inscrições poderão ser feitas e canceladas até o dia 1º de agosto. Após esta data, o sistema estará fechado para inscrições e cancelamentos.
Associe-se à ABHO
Para filiar-se à Associação Brasileira de História Oral, visite o website http://historiaoral.org.br
Como acessar as aulas
O curso inicia no dia 04 de agosto, às 19h. As aulas serão realizadas pelo Zoom e os links serão enviados no primeiro dia de atividades, servindo para toda a programação. As aulas começarão pontualmente às 19h.