CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL E SOCIOLOGIA DO SINDICALISMO

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL E SOCIOLOGIA DO SINDICALISMO

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

História do Movimento Sindical e Sociologia do Sindicalismo

O curso ofertado em parceria entre o HISTRAEB, Instituto Giordano Bruno e o Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, totalmente gratuito e em formato online, reúne alguns dos principais pesquisadores renomados sobre a temática sindical no país. A abordagem recorrerá a leitura da organização sindical dos trabalhadores desde sua origem, perpassando por distintas configurações historico-sociologicas, a fim de se compreender a crise do sindicalismo contemporâneo. A abordagem, com base no materialismo histórico, procurará resgatar o classismo e a independência de classes bem como apresentar os principais dilemas e desafios dos sindicatos no Brasil. Confira a programação completa:

  • Aula inaugural: Os sindicatos em Marx e Engels 

Prof. Michelangelo Torres - IFRJ

Nesta aula introdutória - gravada e disponibilizada para os inscritos antes do curso - pretendemos indicar o modo como Friedrich Engels e Karl Marx focalizaram a luta e a organização sindical no interior do conflito entre o capital e o trabalho, a fim de conduzirmos o andamento da análise para sua contribuição ao conjunto do marxismo, inclusive, demonstrando como o trabalho de Engels impactou sobremaneira as concepções formuladas por Marx nesta seara. Nesse sentido, faremos uma síntese das contribuições da obra e da prática política de Marx e Engels vinculadas ao tema do sindicalismo.

  • 24/03 (quinta-feira) - Aula 1: A gênese dos sindicatos e a história do movimento sindical

Prof. Cacau Pereira - IBEPS

O propósito deste primeiro encontro é entender a origem dos sindicatos e sua relação histórica com o desenvolvimentto do capitalismo.

  • 06/04 (quarta-feira) - Aula 2: A transição da sociedade escravocrata para o trabalho livre: a formação da classe trabalhadora no Brasil

Prof. Marcelo Badaró - UFF

Esta aula ressalta para a importância da especificidade histórica brasileira e como a interação entre trabalho livre e escravo demarcam a classe trabalhadora brasileira.

  • 20/04 (quarta-feira) - Aula 3: Movimento sindical e formação operária na Primeira República: as correntes anarco-sindicalistas, comunista e tradeunista

Prof. Marcus Vinicius Pansardi - IFPR

Neste encontro vamos elucidar a história das primeiras correntes políticas que organizaram o sindicalismo brasileiro e quais foram seus impactos na teoria e também na prática.

  • 05/05 (quinta-feira) - Aula 4: A montagem da estrutura sindical corporativista no Brasil e as origens do sindicalismo populista

Profa. Patrícia Trópia - UFU 

O crescimento do movimento sindical na Primeira República brasieira levou a reações do Capital e do Estado. Esta aula analisa o posicionamento da classe trabalhadora na defesa dos seus sindicatos.

  • 19/05 (quinta-feira) - Aula 5: O movimento sindical sob a mira da ditadura

Prof. Amarílio Ferreira Junior - Ufscar

Neste encontro prosseguimos com a abordagem da história da resistência da classe trabalhadora em relação ao controle das suas organizações por parte do Capital. Apontando para a análise de como a ditadura burguesa-militar reestruturou profundamente a organização sindical em consonância com seu projeto de capitalismo brasileiro.

  • 02/06 (quinta-feira) - Aula 6: O novo sindicalismo e o nascimento do sindicalismo de confronto na transição democrática

Prof. Marco Aurélio Santana - UFRJ

Uma das intersecções do movimento sindical brasileiro é com a história da luta contra a ditadura burguesa-militar. Nesta aula teremos a análise da retomada do sindicalismo combativo do "chão-de-fábrica" como parte da transição democrática.

  • 15/06 (quarta-feira) - Aula 7: O advento das reformas neoliberais e o transformismo sindical

Prof. Giovanni Alves - UNESP

Os anos 80 e 90 assistiram a ofensiva neoliberal em todo planeta, não foi diferente no Brasil. Esta aula aborda resistências e cooptações no sindicalismo brasileiro frente ao neoliberalismo.

  • 30/06 (quinta-feira) - Aula 8: A crise do sindicalismo na era lulo-petista

Prof. Carlos Bauer - UNINOVE

Neste encontro vamos aprofundar a análise sobre o posicionamento do sindicalismo brasileiro frente à ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder estatal. Os dilemas de uma superação ou não do neoliberalismo e, principalmente, a reestruração produtiva e precarização do trabalho.

  • 14/07 (quinta-feira) - Aula 9: Os desafios do sindicalismo diante do golpe-parlamentar e do neofascismo

Profa. Andreia Galvão - Unicamp

O golpe de 2016 e o desenvolvimento de forças de extrema-direita com enraizamento social, somados à precarização do trabalho, caracterizam um novo momento de acumulação capitalista no Brasil. Como pensar as possibilidade de luta para os sindicatos diante deste cenário é o foco desta aula.

  • 28/07 (quinta-feira) - Aula 10: Alcances e limites do sindicalismo brasileiro no limiar do século XXI

Prof. Michelangelo Torres - IFRJ e Prof. Ricardo Antunes - Unicamp

Nesta aula, temos um balanço da história do sindicalismo brasileiro e dos debates realizados ao longo do curso. Seguindo a máxima de Lênin: Que fazer?

Vamos debater as possibilidades concretas de luta e fortalecimento da classe trabalhadora.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}