O curso ofertado em parceria entre o HISTRAEB, Instituto Giordano Bruno e o Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, totalmente gratuito e em formato online, reúne alguns dos principais pesquisadores renomados sobre a temática sindical no país. A abordagem recorrerá a leitura da organização sindical dos trabalhadores desde sua origem, perpassando por distintas configurações historico-sociologicas, a fim de se compreender a crise do sindicalismo contemporâneo. A abordagem, com base no materialismo histórico, procurará resgatar o classismo e a independência de classes bem como apresentar os principais dilemas e desafios dos sindicatos no Brasil. Confira a programação completa:
- Aula inaugural: Os sindicatos em Marx e Engels
Prof. Michelangelo Torres - IFRJ
Nesta aula introdutória - gravada e disponibilizada para os inscritos antes do curso - pretendemos indicar o modo como Friedrich Engels e Karl Marx focalizaram a luta e a organização sindical no interior do conflito entre o capital e o trabalho, a fim de conduzirmos o andamento da análise para sua contribuição ao conjunto do marxismo, inclusive, demonstrando como o trabalho de Engels impactou sobremaneira as concepções formuladas por Marx nesta seara. Nesse sentido, faremos uma síntese das contribuições da obra e da prática política de Marx e Engels vinculadas ao tema do sindicalismo.
- 24/03 (quinta-feira) - Aula 1: A gênese dos sindicatos e a história do movimento sindical
Prof. Cacau Pereira - IBEPS
O propósito deste primeiro encontro é entender a origem dos sindicatos e sua relação histórica com o desenvolvimentto do capitalismo.
- 06/04 (quarta-feira) - Aula 2: A transição da sociedade escravocrata para o trabalho livre: a formação da classe trabalhadora no Brasil
Prof. Marcelo Badaró - UFF
Esta aula ressalta para a importância da especificidade histórica brasileira e como a interação entre trabalho livre e escravo demarcam a classe trabalhadora brasileira.
- 20/04 (quarta-feira) - Aula 3: Movimento sindical e formação operária na Primeira República: as correntes anarco-sindicalistas, comunista e tradeunista
Prof. Marcus Vinicius Pansardi - IFPR
Neste encontro vamos elucidar a história das primeiras correntes políticas que organizaram o sindicalismo brasileiro e quais foram seus impactos na teoria e também na prática.
- 05/05 (quinta-feira) - Aula 4: A montagem da estrutura sindical corporativista no Brasil e as origens do sindicalismo populista
Profa. Patrícia Trópia - UFU
O crescimento do movimento sindical na Primeira República brasieira levou a reações do Capital e do Estado. Esta aula analisa o posicionamento da classe trabalhadora na defesa dos seus sindicatos.
- 19/05 (quinta-feira) - Aula 5: O movimento sindical sob a mira da ditadura
Prof. Amarílio Ferreira Junior - Ufscar
Neste encontro prosseguimos com a abordagem da história da resistência da classe trabalhadora em relação ao controle das suas organizações por parte do Capital. Apontando para a análise de como a ditadura burguesa-militar reestruturou profundamente a organização sindical em consonância com seu projeto de capitalismo brasileiro.
- 02/06 (quinta-feira) - Aula 6: O novo sindicalismo e o nascimento do sindicalismo de confronto na transição democrática
Prof. Marco Aurélio Santana - UFRJ
Uma das intersecções do movimento sindical brasileiro é com a história da luta contra a ditadura burguesa-militar. Nesta aula teremos a análise da retomada do sindicalismo combativo do "chão-de-fábrica" como parte da transição democrática.
- 15/06 (quarta-feira) - Aula 7: O advento das reformas neoliberais e o transformismo sindical
Prof. Giovanni Alves - UNESP
Os anos 80 e 90 assistiram a ofensiva neoliberal em todo planeta, não foi diferente no Brasil. Esta aula aborda resistências e cooptações no sindicalismo brasileiro frente ao neoliberalismo.
- 30/06 (quinta-feira) - Aula 8: A crise do sindicalismo na era lulo-petista
Prof. Carlos Bauer - UNINOVE
Neste encontro vamos aprofundar a análise sobre o posicionamento do sindicalismo brasileiro frente à ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder estatal. Os dilemas de uma superação ou não do neoliberalismo e, principalmente, a reestruração produtiva e precarização do trabalho.
- 14/07 (quinta-feira) - Aula 9: Os desafios do sindicalismo diante do golpe-parlamentar e do neofascismo
Profa. Andreia Galvão - Unicamp
O golpe de 2016 e o desenvolvimento de forças de extrema-direita com enraizamento social, somados à precarização do trabalho, caracterizam um novo momento de acumulação capitalista no Brasil. Como pensar as possibilidade de luta para os sindicatos diante deste cenário é o foco desta aula.
- 28/07 (quinta-feira) - Aula 10: Alcances e limites do sindicalismo brasileiro no limiar do século XXI
Prof. Michelangelo Torres - IFRJ e Prof. Ricardo Antunes - Unicamp
Nesta aula, temos um balanço da história do sindicalismo brasileiro e dos debates realizados ao longo do curso. Seguindo a máxima de Lênin: Que fazer?
Vamos debater as possibilidades concretas de luta e fortalecimento da classe trabalhadora.