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Eixo 0 - Encruzilhadas Contenporâneas
O objetivo deste eixo temático é investigar, sob o
signo de Exu, o orixá que abre caminhos, as encruzilhadas das Humanidades
Digitais. Encruzilhadas devem ser entendidas aqui não como lugares de impasse e
indecisão, mas de encontros e atravessamentos entre diferentes. As
encruzilhadas são espaços fronteiriços, locais de interação e troca, logo,
devem ser estimuladas, ocupadas e ampliadas e não superadas ou abandonadas.
Nesse eixo são esperadas contribuições que indiquem e discutam perspectivas
hibridizantes no contexto das humanidades digitais, especialmente em relação às
questões epistemológicas, estéticas, éticas e políticas, com vistas às novas
possibilidades de reconfiguração das subjetividades contemporâneas. São
esperadas contribuições nos seguintes tópicos ou palavras-chave: Exu,
Encruzilhadas, Humanidades, Contemporâneo, Transdiciplinaridade, Pluralidade,
Polifonia, Hibridismo, Potencialidades, Mutações, Impasses Éticos, Impasses
Políticos, Mundo Digital, Imaginação e Programação; Autonomia e Autogestão;
Realidades Aumentadas; Tecnologias Digitais, Subjetividades Contemporâneas.
Eixo
1 - Pensamentos Contemporâneos e Mundo Digital
O objetivo deste eixo temático é investigar e debater
as implicações estéticas, políticas e ontológicas do advento das tecnologias
digitais sobre os corpos humanos, sobre as representações da corporeidade e sobre
a propriocepção. O fio condutor é a investigação dos impactos da crescente
digitalização da vida e da cultura. São esperadas contribuições que indiquem e
discutam reconfiguração tanto do agir cotidiano, como das práticas artísticas,
médicas, políticas e filosóficas no mundo contemporâneo. São esperadas
contribuições nos seguintes tópicos: tecnologias Digitais, corpos humanos,
corporeidade, propriocepção, digitalização da vida, práticas artísticas,
práticas médicas, práticas políticas, práticas filosóficas, mundo
contemporâneo, corpo aumentado, voz aumentada, psico-política, afetos, mundo
digital, gamificação, relações trabalhistas, relações amorosas, relações
existenciais, real, virtual, ética, robótica, humanidades digitais, cultura
pop, técnicas de armazenamento, teorias críticas, cultura contemporânea.
Eixo
2 - Tecnologia,
Cultura, Política e Sociedade
O objetivo deste eixo é reunir pesquisadores,
profissionais e membros da sociedade na apresentação e discussão de resultados
de projetos ou iniciativas acadêmicas, profissionais ou práticas relacionadas
às implicações mútuas, as encruzilhadas, entre a tecnologia e os espaços
culturais, políticos e sociais na era digital. São esperadas contribuições nos
seguintes tópicos : Redes sociais (fenômeno social); crowdsourcing; cidades
digitais, cidades inteligentes; ciberativismo, cibercultura, ciberdemocracia,
cibersegurança; mobilidade; antropologia/sociologia digital; educação à
distância e online; jogos digitais; realidade virtual e aumentada; ética;
impactos da inteligência artificial, privacidade, vigilância e controle;
internet das coisas; transformação digital; economia digital; gênero e
diversidade na era digital; direito e tecnologia; políticas públicas na era
digital."
Eixo 3 – Acervos Digitais e
Memória Social
Este eixo temático visa refletir e debater o impacto da inclusão
cada vez mais ampla de objetos digitais nos fundos e coleções de instituições
de memória social, o que tem gerado novas questões de pesquisa e de práticas
profissionais em relação à aquisição, gestão, preservação, acesso e
reutilização de conteúdos eletrônicos. Assim, são esperadas contribuições tanto
de cunho teórico quanto de experiências profissionais, abordando os seguintes
tópicos: arquivologia, biblioteconomia, museologia, curadoria digital, gestão
de documentos, processos e acervos digitais, modelos de digitalização,
gerenciamento de repositórios digitais, utilização de plataformas abertas para
disseminação de acervos digitais, taxonomia, atividades e plataformas de
crowdsourcing, criação e gestão de metadados e interoperabilidade em
instituições de memória cultural. Tópicos esperados : arquivos,
bibliotecas e museus; acervos digitais; repositórios digitais; bibliotecas
digitais, curadoria digital; patrimônio digital; preservação digital,
disseminação e acesso; mediação; Documento Arquivístico Digital, GED, SIGAD,
Cadeia de Custódia, competência informacional, letramento digital;
crowdsourcing; inovação; interoperabilidade; contextos de criação ;
acervos culturais ; taxonomias, modelos conceituais ; ontologias
EIXO 4 – Representação do Conhecimento, Web
Semântica e Dados Abertos
As encruzilhadas da Web e a profusão de conteúdos nela disponibilizados nos impulsiona ao diálogo sensível às questões relativas à representação desses conteúdos e à urgência em acessá-los e reutilizá-los em larga escala para a educação, cultura, ciência, tecnologia, gestão, inovação e cidadania. Dada a dimensão da Web e seu contínuo crescimento, esta tarefa só poderá ser realizada a contento com o agenciamento de Tecnologias da Informação e Comunicação para nos auxiliarem. Neste eixo o objetivo é apresentar e discutir as iniciativas, os pontos de convergência, os desafios e as oportunidades referentes à Organização do Conhecimento em instituições do patrimônio cultural como Bibliotecas, Arquivos, Museus e demais Centros de Documentação para disponibilizar suas coleções e acervos de dados, informação e conhecimento no ambiente digital. Nosso foco é a interação entre pesquisadores, estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas, consultores e profissionais da Ciência da Informação, Ciência da Computação, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Biblioteconomia, Letras, Arquivologia, Comunicação e Museologia, que atuam na área de gestão e organização da informação e do conhecimento como elementos de convergência com as Humanidades Digitais, com vistas à ampliação das fronteiras do conhecimento, tanto teórico quanto aplicado, de métodos computacionais e de sua utilização para melhor compreensão das formas de interação humana, o que implica em novas formas de representação, padronização, métodos, processos, algoritmos, sistemas científicos, semântica e inteligível por máquinas. São esperadas contribuições nos seguintes tópicos: Organização do Conhecimento. Taxonomia. Representação do Conhecimento. Linked Open Data. Interoperabilidade. Metadados. Ontologias. Vocabulários controlados. Web Semântica; Sistemas de Organização do Conhecimento. Ciência Aberta. Ciência de Dados
Eixo 5 - Grandes acervos de dados
textuais nas Humanidades
É crescente a disponibilidade de dados digitais e acervos
digitalizados em todos os campos das humanidades. Nos mais variados formatos e
sobre uma infinidade de aspectos do comportamento, os dados digitais parecem
esboçar um horizonte de expectativas repleto de desafios teóricos-metodológicos
para os diferentes campos das humanidades.
O acesso, a manipulação e, fundamentalmente, a capacidade de construção
do conhecimento científico crítico a partir destes dados passou a exigir
habilidades computacionais e/ou letramentos digitais que até então não estavam
disseminados na prática do pesquisador em humanidades. O objetivo deste eixo temático é discutir as
implicações teóricas, metodológicas, estéticas, éticas e políticas do uso de
grandes acervos de dados nas humanidades, enfatizando, mas não se restringindo
aos dados textuais. São esperadas contribuições que descrevam e debatam o uso
de metodologias e ferramentas na pesquisa em investigações sobre dados
nativamente digitais e/ou acervos digitalizados, além de pesquisas que tenham
como base com a manipulação de dados digitais. Por fim, o eixo propõe a
construção de um espaço de reflexão para que possamos pensar sobre os aspectos
epistemológicos envolvidos nestas investigações. São esperadas contribuições
nos seguintes tópicos: métodos digitais. ciência social computacional;
linguística computacional; história digital; antropologia digital; sociologia
digital; visualização de dados textuais; gestão de dados digitalizados; rastros
de dados digitais (digital data trace); raspagem/mineração de dados;
aprendizado de máquinas; CAQDAS; heurística digital; epistemologia digital
6. Artes e Expressões Digitais
O objetivo deste eixo temático é investigar, mapear, apresentar as
artes e expressões digitais, as mídias emergentes, as estéticas e linguagens
produzidas ou difundidas em plataformas digitais, o campo da midiarte, as artes
híbridas e as mais diversas expressões midiáticas que surgem na encruzilhada
entre arte, ciência, tecnologia e mídias digitais. Em um momento em que as
fronteiras se dissolvem em campos híbridos e transdisciplinares, este eixo se
abre para receber propostas de pesquisa, análise de obras que respondam e
interajam com o campo das humanidades e mídias digitais em especial com a
ciência de dados e a inteligência artificial, mas também com tecnologias
sociais e ancestrais. O objetivo desse eixo também é investigar o uso das
linguagens e expressões digitais e suas dimensões políticas e éticas em campos
emergentes como a memética, estéticas disruptivas, estéticas da comunicação,
poéticas ancestrais/digitais, as linguagens da diversidade e nas disputas
narrativas (a linguagem das fake news e deep fakes, os contadores de stories no
instagram, etc) que impactam o campo econômico, social e cultural e nos
imaginários. São esperadas contribuições para os seguintes tópicos : estéticas,
mídias; ciência de dados, inteligência artificial, memética, arte, política;
midiarte, poéticas ancestrais/digitais,
subjetividade, estéticas disruptivas, diversidade, realidade virtual,
aumentada e mista; história das artes digitais, cinema expandido, performances,
produções midiáticas, plataformas, desenvolvimento de softwares, hardwares e
aplicativos.
7.
Visualização, Sonificação e Análise de Redes
As tecnologias digitais transformam profundamente a maneira como se dão a produção, a circulação e a recepção do conhecimento. Por conta disso, o mundo acadêmico e científico deve responder a esse fenômeno, ressignificando em grande medida o seu lugar social, não mais caracterizado pelo monopólio da produção do conhecimento. Neste sentido, as áreas da visualização, da sonorização e da análise de dados têm sido das mais dinâmicas na tentativa de incorporar estas novas perspectivas. Em todos estes casos, a manipulação de uma grande massa de dados, sua organização e análise através das tecnologias digitais permitem que este conhecimento seja apropriado, analisado e/ou replicado por outros personagens, fazendo das novas narrativas uma consequência da criação de infraestruturas onde a curadoria de dados digitais é fundamental. São esperadas contribuições nos seguintes tópicos: sistemas de informação geográfica (SIG) aplicados às humanidades, nomeadamente à História e à Literatura; cartografia histórica e georreferenciação; sistemas de visualização e análise de dados; análise de redes; projetos colaborativos; curadoria digital; infraestruturas digitais.
8 – Humanidades Digitais na
Realidade Brasileira
Este eixo temático busca refletir e debater o estado da arte das
Humanidades Digitais no Brasil e as condições pelas quais sua atuação vem sendo
realizada. Busca-se, portanto, trabalhos que se debrucem sobre questões como a
formação e produção acadêmica em Humanidades Digitais (HDs) no Brasil, bem como
iniciativas conexas na Ciência da Informação, Comunicação, Antropologia,
História e Sociologia; além de estudos aplicados sobre o uso da internet e a
inserção das plataformas (Google, Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram,
Tinder, UBER, AirBnb, Wikipedia, Youtube, etc), enquanto recursos para
compreender a realidade brasileira na era digital. São esperadas contribuições
nos seguintes tópicos : Realidade Brasileira, Humanidades Digitais, Era Digital,
Internet, Web, W3C-Brasil, NIC.br, Formação Acadêmica, Produção Acadêmica,
Estudos Aplicados, Ciência da Informação, Comunicação, Antropologia, Cultura
Brasileira, História, Sociologia, Plataformas Digitais, Empresas Globais,
Google, Facebook, Twitter, Instagram, Uber, AirBnb, Tinder, Wikipedia, Youtube,
Linkedin
9 - Humanidades Digitais no
contexto Sul-Global.
Este eixo temático tem como foco discutir o contexto
sociocultural, político, acadêmico, tecnológico e econômico das ciências
humanas e sociais (doravante denominado Humanidades) do chamado Sul Global em
face da escalada digital em praticamente todos os âmbitos da produção
científica e da formação de seus respectivos quadros. Marcado pela desigualdade
de recursos de diferentes características, o ato de informar, formar e produzir
conhecimento no vasto e plural campo das Humanidades no Sul Global (que não se
restringe unicamente a sua versão geográfica), mediado cada vez mais por
ferramentas computacionais, plataformas e softwares, se apresenta como um
processo possível e necessário de decolonização epistêmica, técnica e metodológica.
Tal processo é fruto do contínuo esforço em se buscar a contínua reflexão sobre
como constituímos um campo de pesquisa, tão marcado por ausências de estruturas
materiais, políticas e recursos humanos, capaz de responder e questionar
realidades diversas e características que por vezes escapam ao discurso
anglófono de forma a produzir um Sul epistemológico das Humanidades Digitais.
São esperadas contribuições nos seguintes tópicos: Epistemologia Sul-Sul;
Humanidades Digitais; Sul Global; Financiamento; Recursos; Metodologia; Teoria.
10 – Áreas Emergentes e Inovações
na Era Digital
O objetivo deste eixo temático é reunir criadores e empreendedores digitais que tem inovado com plataformas, games e aplicativos móveis não só em áreas emergentes mas também com soluções tecnológicas de forte impacto social e cultural. Busca-se para este eixo trabalhos e aplicações que tragam mais humanismo e inovações na era digital, especialmente aqueles trabalhos sintonizados com o contrato de Tim Berners-Lee para uma web mais humana ou aqueles compromissados com a agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. Espera-se também para este eixo, contribuições que se utilizem dos recursos tecnológicos da era digital, como fonte de inspiração para criar novas formas de solidariedade, subjetividades, narrativas, linguagens, valores e práticas positivas para as relações sociais e humanas na vida familiar, nas organizações, nas ruas e bairros das cidades. Em especial, aquelas contribuições que envolvam os moradores, as organizações e as ruas do bairro da Urca no Rio de Janeiro, já que este é o contexto social de ambientação e experimentação do congresso. São esperadas contribuições nos seguintes tópicos : Era Digital, Humanismo, ONU, Agenda 2030, Contract for the Web, Desenvolvimento Sustentável, Contrato para a Web, Tim Berners Lee, Criadores, Influenciadores Digitais, Gamechangers, Podcasts, Empreendedorismo Digital, Solidariedade, Colaboraçao, Mobilizaçao Social, Subjetividades, Narrativas, Linguagens, Valores, Relações Sociais, Relações Humanas, Práticas Positivas, Vida Familiar, Organizações, Ruas e Bairros da Cidade.
11 - Humanidades Digitais, Ciência e Pandemia
O fenômeno da pandemia do Covid-19 acelerou o debate acerca do uso de ferramentas digitais como forma de acesso ao conhecimento científico e a informações de interesse público. Na esteira desse movimento, emergem preocupações com a curadoria digital e o controle de fakenews, fundamentais à gestão e disseminação de informações nas áreas da saúde e da ciência. Em outra perspectiva, a pandemia motivou iniciativas de captação de testemunhos e registros que documentem experiências individuais e coletivas visando à construção de uma memória plural e “vista de baixo” da crise provocada pelo novo corona vírus. Tais iniciativas estão na origem da constituição de acervos digitais colaborativos. Tendo em vista esse amplo espectro de questões, espera-se receber contribuições que discutam: a) as conexões entre tecnologias digitais e informação científica; b) a contribuição das humanidades digitais para a compreensão dos impactos do fenômeno da pandemia nas dimensões social, política, econômica e sanitária; c) experiências e projetos, de natureza institucional ou comunitária, que lançaram mão de ferramentas digitais para o enfrentamento da crise produzida pelo Covid-19, e d) a natureza dos acervos digitais colaborativos criados nesse contexto e os desafios colocados para seu uso, preservação e valorização.
Incluindo as encruzilhadas provocadas pela pandemia da COVID 19
Apresentação
Quais os caminhos possíveis entre o humanismo e o pós-humanismo, o real e o virtual, o analógico e o digital, a verdade e as fake-news? Quais direções tomar diante dos entrecruzamentos do poder das palavras com o dos algoritmos? No contexto desses enredamentos fundamentais, apresentamos o II Congresso Internacional em Humanidades Digitais da Cidade do Rio de Janeiro (HDRio2020), que será realizado de 12 a 16 de abril de 2021, no formato online, mas a partir do bairro da Urca e entorno dos campi da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Com o tema “Encruzilhadas Contemporâneas”, o HDRio2020 convida tecnólogas(os), cientistas sociais, pensadores, pesquisadoras(es), professoras(es), estudantes, artistas, jornalistas, blogueiras(os), publicitárias(os), instituições públicas, organizações sociais e empresas a refletir, reavaliar e debater sobre as vantagens e desvantagens dessas encruzilhadas para a vida na contemporaneidade, submetendo os seus artigos, posters, podcasts, aplicativos, games, plataformas e instalações e obras de arte, para a seleção e posterior apresentação desses trabalhos ou comunicações em palestras, mesas-redondas, oficinas, feira de empreendedorismo digital (de aplicativos, games e plataformas digitais), além de exposição de arte digital e eventos culturais, em uma extensa programação a ser criada.
Objetivos
No seu uso corriqueiro o termo encruzilhada indica um
ponto de crise em que uma decisão precisa ser tomada a fim de superar seus
impasses. A proposta do Congresso vai além: não é somente a de resolver ou
superar as tensões que constituem a atmosfera dinâmica da área das humanidades
digitais, tais como aquelas entre teoria e prática, natureza e tecnologia,
tradição e inovação, ética e técnica, norte e sul, urbano e rural, etc. O
objetivo é também o de ocupar, explorar e até inventar mais e melhores formas
de encruzilhadas, entendidas aqui não só como lugares, mas também como momentos
propícios para abrir outros caminhos.
Justificativa
O HDRio2020 pretende operar como um dispositivo para o desenvolvimento de processos de hibridização entre os saberes díspares das tribos analógicas e digitais, tendo em vista a tarefa urgente de pensar crítica e criativamente o crescimento exponencial da informação, seus processos, suas tecnologias e seus impactos na vida cotidiana dos seres humanos no mundo contemporâneo.
Mais do que uma proposta acadêmica, nós, professoras(es),
pesquisadoras(es) e ativistas participantes das Comissões Científica e de
Organização do HDRio2020, optamos por ouvir diversos pensadoras(es)/fazedoras(es) impactados com o tema e que tenham diante de si, dentro ou fora da academia,
encruzilhadas atualizadas pela tecnologia digital na sua vida, da sua família,
da sua comunidade ou da sua instituição.
A partir do contrato humanista de Tim Berners-Lee para a Web (https://contractfortheweb.org/), optamos também por transpor o muro da academia e estender o evento para as ruas e encruzilhadas da cidade, a partir do bairro da Urca, convidando moradores, visitantes, instituições, organizações e empresas, a participar do Congresso, propondo melhorias para tornar a web mais humana e abrindo as suas portas, programação e instalações para os congressistas, a exemplo do Istituto Europeo di Design (IED), da empresa Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, do Forte de São João, entre outros.
Organização, Apoios e Parcerias
O Congresso HDRio2020 é uma proposta do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD/UNIRIO), do Instituto Urca e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Conta com o apoio da Pró_Reitoria de Extensão da UFRJ, do Laboratório de Humanidades Digitais do CPDOC/FGV, do Laboratório de Humanidades Digitais da Fundação Casa de Rui Barbosa (LabHD/FCRB), do IED-Rio (Istituto Europeo di Design), da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz (COC/FIOCRUZ) e as parcerias da Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD), do MediaLab.UFRJ, do Laboratório de Estudos de Filosofia Pop (POP-LAB/UNIRIO), do Laboratório Práticas Performativas Contemporâneas/Performers sem Fronteiras (CLA/UNIRIO), do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA, do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Nova de Lisboa (HDLab), da Concórdia University e de outros parceiros e apoiadores a confirmar.
Chamada para Contribuições
O Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2020), agora com a sigla renovada para HDRio20/21, e seus realizadores, parceiros e apoiadores, convidam a todos interessados a virem se enredar nas tramas da sua proposta, no emaranhado de opções do seu programa e nas trilhas da cidade do Rio de Janeiro e da Urca, por entender que as Humanidades Digitais é uma área emergente e transdisciplinar do conhecimento, que nos desafia a superar a divisão teórico-prática entre as ciências humanas e exatas. A transformar a dor da cruz na alegria dos entrecruzamentos, a misturar as redes com as ruas, os grafos com os rizomas, os conceitos com os algoritmos, os afetos com as máquinas e a nos manter abertos para mais e cada vez melhores encruzilhadas.
Comunicamos que em razão da pandemia da COVID 19 e o consequente adiamento da realização presencial do HDRio2020 para a período de 12 a 16 de abril de 2021, as comissões científica e de organização do HDRio2020 decidiram por reabrir, até 30 de setembro de 2020, uma nova chamada de trabalhos exclusivamente para o eixo temático 11 - "Humanidades Digitais, Ciência e Pandemia", visando receber submissões sobre as muitas reflexões e relatos de experiências surgidos sobre essa mais recente e contundente encruzilhada contemporânea.
Sendo assim, atualizamos a sigla do Congresso de HDRio2020 para HDRio20/21, reabrimos as inscrições e alteramos o seu calendário, que passou a ter o seguinte cronograma:
- 24/8 a 30 de setembro de 2020 - Reabertura da Chamada de Trabalhos exclusivamente para o eixo temático 11 - Humanidades Digitais, Ciência e Pandemia.
- 30 de outubro de 2020 - Resultado final das submissões aprovadas para o eixo temático 11 - Humanidades Digitais, Ciência e Pandemia.
- 28 de fevereiro de 2021 (nova data) - Prazo final para envio de artigos completos para todos os autores com submissões aprovadas (incluindo aqueles com trabalhos já aprovados antes do adiamento do congresso), que optarem submeter seus artigos para seleção à primeira edição da Revista Brasileira em Humanidades Digitais;
- 15 de março de 2021 (nova data) - Prazo final para que pelo menos um dos autores de submissões aprovadas faça a sua inscrição no congresso e tenha a comunicação da submissão aprovada e inserida na programação do evento.
- 30 de março de 2021 (nova data) - Resultado final dos artigos completos aprovados e selecionados para integrar a primeira edição da Revista Brasileira em Humanidades Digitais
-12 a 16 de abril de 2021 - Realização do Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio20/21) no formato online, por meio das plataformas Even3 e StreamYard, em decorrência do quadro persistente de pandemia COVID 19