A primeira vez que se ouviu o termo “gamificação”
foi em 2002, através do programador e inventor britânico, Nick Pelling,
que visualizou a aplicação do conceito, muito utilizado no games, na vida real
e no cotidiano de pessoas e empresas visando a resolução de problemas e apoio a
tomada de decisão.
Porém, só em 2010, o termo começou a ser
utilizado mundialmente e, visto como um mercado promissor, empresários começaram
a aplicar as propostas dos games para criar engajamento e interação entre seus
colaboradores, serviços e clientes, promovendo uma transformação que beneficia
a todos e, atualmente, a Gamificação não ficou restrita ao mundo dos negócios,
sendo atualmente incorporada a varias áreas, tais como saúde e educação, por
exemplo.
Nesse sentindo, visando demonstrar a
aplicabilidade e a importância da Gamificação nas diversas áreas de atuação do
conhecimento, convidamos profissionais, referencias em suas áreas de atuação
que utilizam a Gamificação, principalmente para estimular a participação e a
cooperação do ser humano em atividades
individuais e/ou coletivas.
Seja bem vindo ao mundo da Gamificação!!!