O 12º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - Literatura & Educação: Perspectivas é uma iniciativa proveniente da articulação entre diversas instâncias acadêmicas da UFMS (campi universitários, programas de pós-graduação, cursos de graduação e grupos de pesquisa) e se constitui numa combinação de diferentes valências e perspectivas com o desígnio de se buscar confluências teóricas, didáticas, artísticas e sociais. O seminário está na sua décima segunda edição e proporciona um perfil de realização que agrega diferentes instituições, localidades e campi nos seus encontros, tendo já ocorrido em suas edições na própria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (nos campi de Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá), na Universidade Estadual de Minas Gerais (em Ituiutaba) e na Universidade Federal Fluminense (em Niterói).
Destacadamente, em sua realização, o evento propiciou a participação de docentes e pesquisadores com incursão nacional e internacional, possibilitou a edição de vários anais (com publicação de resumos e trabalhos completos), proporcionou o lançamento de uma série de livros (com a propagação de diversos artigos) e promoveu a concretização de diversas atividades artísticas (como a criação de textos audiovisuais, declamações e leituras dramatizadas). Dentre outros aspectos, a proposta se singulariza como âmbito que proporciona espaços de interlocução para debates de projetos acadêmicos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, e que se efetiva de forma aberta e gratuita para diversas esferas sociais.
Para essa edição do evento, a proposta efetua uma articulação entre os cursos de Letras dos campi de Aquidauana, Pantanal e Três Lagoas da UFMS, os grupos de pesquisa "Literatura e estudos interdisciplinares", "Literatura e tempos sombrios" e "GPLV - Grupo de pesquisa literatura e vida", e os programas da Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e da Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult), e, de outra parte, assinala a cooperação de participantes de instituições nacionais e internacionais. Especialmente, a proposta terá como um dos temas principais as interfaces entre literatura e ensino, evidenciando a conjugação de expectativas e compreensões dos movimentos de escrita literária, recepção apreciativa, exame teórico e prática docente.