12º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - Literatura & Educação: Perspectivas.

12º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - Literatura & Educação: Perspectivas.

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

I COBPIT - Congresso Brasileiro de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Práticas e Pedagógicas

Quinta-Feira, 18 de Julho

V Seminário Internacional CAFTe | XV EIFORPECS - 2024

Terça-Feira, 3 de Setembro

Recife, PE

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

12º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - Literatura & Educação: Perspectivas é uma iniciativa proveniente da articulação entre diversas instâncias acadêmicas da UFMS (campi universitários, programas de pós-graduação, cursos de graduação e grupos de pesquisa) e se constitui numa combinação de diferentes valências e perspectivas com o desígnio de se buscar confluências teóricas, didáticas, artísticas e sociais. O seminário está na sua décima segunda edição e proporciona um perfil de realização que agrega diferentes instituições, localidades e campi nos seus encontros, tendo já ocorrido em suas edições na própria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (nos campi de Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá), na Universidade Estadual de Minas Gerais (em Ituiutaba) e na Universidade Federal Fluminense (em Niterói). 

Destacadamente, em sua realização, o evento propiciou a participação de docentes e pesquisadores com incursão nacional e internacional, possibilitou a edição de vários anais (com publicação de resumos e trabalhos completos), proporcionou o lançamento de uma série de livros (com a propagação de diversos artigos) e promoveu a concretização de diversas atividades artísticas (como a criação de textos audiovisuais, declamações e leituras dramatizadas). Dentre outros aspectos, a proposta se singulariza como âmbito que proporciona espaços de interlocução para debates de projetos acadêmicos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, e que se efetiva de forma aberta e gratuita para diversas esferas sociais. 

Para essa edição do evento, a proposta efetua uma articulação entre os cursos de Letras dos campi de Aquidauana, Pantanal e Três Lagoas da UFMS, os grupos de pesquisa "Literatura e estudos interdisciplinares", "Literatura e tempos sombrios" e "GPLV - Grupo de pesquisa literatura e vida", e os programas da Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e da Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult), e, de outra parte, assinala a cooperação de participantes de instituições nacionais e internacionais. Especialmente, a proposta terá como um dos temas principais as interfaces entre literatura e ensino, evidenciando a conjugação de expectativas e compreensões dos movimentos de escrita literária, recepção apreciativa, exame teórico e prática docente.









Prazos

 - Inscrição como ouvinte: 15/11/2021

 - Inscrição com apresentação de trabalho: PRORROGADA até 03/11/2021

 - Envio de parecer aos inscritos com apresentação de trabalho: PRORROGADO até 09/11/2021

 - Divulgação do ensalamento das sessões de comunicação: PRORROGADA até 11/11/2021

 - Envio do trabalho completo para publicação em anais: PRORROGADO até 29/12/2021

 - Publicação dos anais: 2022

Normas para envio dos Trabalhos Completos

Título em negrito, centralizado e com uso de letras maiúsculas e minúsculas.

Nome e sobrenome do autor (Instituição de Ensino)

E-mail


Resumo: O corpo do resumo deve indicar, sem prejuízo de outras que o inscrito julgar pertinentes, as seguintes informações: corpus, objetivos, metodologia, aporte teórico, e resultados parciais (em caso de pesquisa em andamento) ou finais (em caso de pesquisa concluída).

O corpo do resumo deve conter de 200 a 300 palavras, adotar fonte Times New Roman e espaçamento simples.

Palavras-chave: utilizar de três a cinco, delimitadas por ponto e vírgula.


Introdução ou entretítulos em negrito, e com uso de letras maiúsculas e minúsculas.

 

            O arquivo deverá ser escrito em fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 e tamanho 12, com margens dispostas na seguinte distribuição: 3 cm (esquerda e superior) e 2cm (direita e inferior). A extensão mínima é de 8 páginas e a máxima de 15 páginas (sem numeração). O texto deverá adotar adentramento de parágrafo de 1,25cm. O texto não deve conter imagens.

            As citações curtas (até três linhas) devem ser dispostas no corpo do texto entre aspas, acompanhadas da referência, conforme ABNT, entre parênteses: “Os axiomas e postulados da crítica, entretanto, devem brotar da arte da qual a crítica se ocupa. A primeira coisa que o crítico literário deve fazer é ler literatura [...]” (FRYE, 2014, p. 116). Não utilizar idem, ibidem.

As citações longas (com mais de 3 linhas) são constituídas em recuo de 4 cm, forma justificada, espaço simples, fonte 11, sem aspas, sem itálico, acompanhadas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses:


No estudo da erudição literária o estudioso torna-se consciente de uma corrente contrária arrastando-o para longe da literatura. Ele descobre que a literatura é a divisão central das humanidades, flanqueada de um lado pela história e de outro, pela filosofia. Como a literatura não é em si uma estrutura organizada de conhecimento, o crítico tem que se voltar à estrutura conceitual do historiador para os eventos, e à do filósofo para as idéias. (FRYE, 2014, p. 122)



Referências

 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro: subtítulo. Cidade de Edição: Editora, ano de publicação.

 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo de livro. In: Título do Livro. Cidade de Edição: Editora, ano de publicação. p. XX-XX.

 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo científico. Título da Revista. v. X, n. X, Cidade de Edição: Editora [se houver], p. XX-XX, ano de publicação.

 

Devem estar apenas as referências citadas no corpo do texto.

Para maiores detalhes, consultar ABNT NBR 6023/2018.

 

Enviar o Trabalho completo para o e-mail: 12seminariogrupogplv@gmail.com

Normas para submissão de trabalho

As apresentações de comunicações são destinadas a Mestres, Doutores e alunos de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Alunos de graduação e graduados podem fazer inscrição com apresentação de trabalho, desde que em coautoria com Mestre, Doutor ou aluno de Programa de Pós-Graduação stricto sensu.

É possível a inscrição de no máximo um autor mais um coautor por comunicação.

As comunicações devem pertencer a um dos seguintes eixos temáticos:

  • Ensino de literatura
  • Teoria e crítica literária
  • Literatura e estudos interdisciplinares

O corpo do resumo deve indicar, sem prejuízo de outras que o inscrito julgar pertinentes, as seguintes informações: 

  • corpus;
  • objetivos;
  • metodologia;
  • aporte teórico; e 
  • resultados parciais (em caso de pesquisa em andamento) ou finais (em caso de pesquisa concluída).

O corpo do resumo deve conter de 200 a 300 palavras.

O resumo deve conter de três a cinco palavras-chave, a serem inseridas em campo próprio no formulário de inscrição.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Minicursos

Em razão do número limitado de vagas em cada minicurso, suas inscrições foram feitas separadamente, após a inscrição no evento.


Maísa Barbosa da Silva Cordeiro: dia 16, matutino. “Literatura infantil e juvenil: leituras feministas”.

Ronaldo Vinagre Franjotti: dia 16, matutino. “O indesejado das gentes - O niilismo e sua presença em contos de Adalgisa Nery”.



Rodrigo Andrade Pereira
: dia 17, vespertino. "A face pública de Narciso: A ars poetica e as entrevistas de escritores – vida e obra de Luiz Vilela." 13h (14h Brasília)

Osmar Casagrande Júnior: dia 17, vespertino. “Aspectos do espaço ficcional nos romances de Adriana Lisboa”. 15 h (16h Brasília)

Karina de Fátima Gomes: dia 17, vespertino. “A formação do professor leitor”. 13h (14h Brasília)

Pauliane Amaral: dia 17, vespertino. "A representação da violência de gênero na literatura brasileira contemporânea" 13h (14h Brasília)


Programação

(de acordo com o fuso horário de Mato Grosso do Sul)

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestras


André Dias: “Literatura e Teatro: Invenções do Humano”. Dia 16/11, às 13h.
https://youtu.be/nyCJKNGSBPI


Edelberto Pauli Junior "O cinismo cristão em El rey Gallode Francisco Santos". Dia 16/11, às 14h.
https://youtu.be/4sZ2unyJv3w 


Waleska Rodrigues Martins: "Literaturas de autoria feminina nos programas de pós-graduação: novos trânsitos e velhas fronteiras".  Dia 17/11, às 8h
https://youtu.be/4gZ3MOSRl9U 


Carina Marques Duarte: "O homem como autor da vida em Nietzsche e Pessoa". Dia 17 /11, às 9hs.
https://youtu.be/G1mqRCsksHA 


Aurora Cardoso de Quadros: "A literatura africana no Brasil: pressupostos e práticas". Dia 18/11, às 8h.
https://youtu.be/u9u0nCNfIX0 


Nima Spigolon: “Elza Freire: o método Paulo Freire nas aulas de literatura”. Dia 18/11, às 19h.  
https://youtu.be/5AbqW2qBu38 

Projetos de Pesquisa

“A literariedade na produção infantil de Alciene Ribeiro”, Karina Torres Machado.. [Debatedora Professora Eunice Prudenciano de Souza] Terça-feira, 16/11, 19h–23h


“O corpo jurídico da mulher: violência psicoemocional em contos de Alciene Ribeiro”, de Maisa Cristina Santos. [Debatedora Professora Eunice Prudenciano de Souza] Terça-feira, 16/11, 19h–23h


“E não foram felizes para sempre: um percurso literário anual permeado por finais trágicos”, Raquel de Oliveira. [Debatedor: Professor Ronaldo Vinagre Franjotti Brasil] Terça-feira, 16/11, 19h–23h


“A leitura literária na sala de aula: aprender se divertindo (em construção)”, Catia Mendes Pereira. [Debatedora: Professora Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins] Quarta-feira, 17/11, 10–12h.


“A construção de um percurso literário para o Ensino Médio”, Edilva Bandeira. [Debatedor: Professor Edelberto Pauli Júnior] Quarta-feira, 17/11, 10–12h.


“Os cinco planos narrativos na leitura de Mulher explícita: a criação de uma nova taxonomia contística”, Fabiane Lemos de Freitas Garcia. [Debatedor: Professor Rodrigo Andrade Pereira] Quarta-feira, 17/11, 10–12h.

Comunicações Orais

ENSINO DE LITERATURA. A-01

COORDENADOR: PROFESSOR RONALDO VINAGRE FRANJOTTI.

QUARTA-FEIRA, 17/11 (das 19h às 23h)

  

  • O ENSINO DE LITERATURA NAS PRODUÇÕES CURRICULARES PAULISTAS APÓS A BNCC. [Renata Cristina Alves Polizeli]
  • DA LEITURA DE MUNDO À LEITURA DA PALAVRA: MEMÓRIA, INFÂNCIA E DIVERSIDADES. [Erika Carla Nogueira da Silva]
  • LITERATURA E FORMAÇÃO DOCENTE EM CRÔNICAS DE EDUCAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. [Alan Silus / Jucélia Souza da Silva]
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: ENSINANDO A ENSINAR. [Maisa Cristina Santos /Paulo Sérgio Martins]
  • LITERATURA E FORMAÇÃO DOCENTE EM CRÔNICAS DE EDUCAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. [Jucelia Souza da Silva / Alan Silus]

 

  

 

TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA. A-02

COORDENADOR: PROFESSOR OSMAR CASAGRANDE JUNIOR

QUARTA-FEIRA, 17/11(das 19h às 23h)

 

  • O BAILE DE MÁSCARAS: SOBRE AS FUNÇÕES DE NARRADOR E AUTOR EM BUFO & SPALLANZANI. [Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro]
  • UMA LEITURA DA NOVELA: OS CAMINHANTES DE SANTA LUZIA, DE RICARDO RAMOS. [Elcione Ferreira Silva]
  • A APRENDIZAGEM DA FINITUDE EM DOIS POEMAS DE MANUEL BANDEIRA. [Elzio Quaresma Ferreira Filho / Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz]
  • O SONHO DAS SOCIEDADES TOTALITÁRIAS: OS ELOS DISCURSIVOS NA LITERATURA DISTÓPICA. [Erico Monteiro da Silva]
  • IN NOMINE DEI, DE JOSÉ SARAMAGO E A TEORIA DA ENCRUZILHADA, DE ANNE UBERSFELD- UMA PROVOCAÇÃO PARA LER O TEATRO SARAMAGUIANO. [Luciana de Cassia Camargo Pirani]

 

 

 

TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA. A-03

COORDENADORA: PROFESSORA EUNICE PRUDENCIANO DE SOUZA

QUARTA-FEIRA, 17/11(das 19h às 23h)

 

  • O ESPAÇO URBANO DISFÓRICO EM LUIZ VILELA. [Eunice Prudenciano de Souza]
  • CAIO FERNANDO ABREU E MORANGOS MOFADOS: UMA ANÁLISE DAS IDENTIDADES (HOMO)ERÓTICAS. [Carmelinda Carla Carvalho e Silva]
  • TURBILHÃO: UM ASPECTO DO MODO DE NARRAR DE ALCIENE RIBEIRO NO CONTO “PENSAR AXILAS”. [Amanda Eliane Lamônica Araújo]
  • A LITERARIEDADE NA PRODUÇÃO INFANTIL DE ALCIENE RIBEIRO. [Karina Torres Machado]
  • O DESEJO: UMA LEITURA DO FEMININO EM ALCIENE RIBEIRO. [Dayse Galvão Souza Oliveira]


 

 TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA. A-04

COORDENADORA: PROFESSORA NATÁLIA TANO PORTELA

QUARTA-FEIRA, 17/11(das 19h às 23h)

  

  • TROPICAL SOL DA LIBERDADE:  LITERATURA ESCRITA POR MULHERES NO PÓS-DITADURA. [Maisa Barbosa da Silva Cordeiro]
  • A POESIA FEMININA NO AMAZONAS PELO VIÉS DA MODERNIDADE DE VIOLETA BRANCA. [Milena Bruno Ferreira]
  • VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM “CURUZÚ LA NOVIA”, DE JOSEFINA PLÁ, E “A PARASITA AZUL” DE MACHADO DE ASSIS. [Luiz Roberto Lins Almeida]
  • PRESENÇA NO CONOSUR DA TRADUÇÃO DE LITERATURA AFROBRASILEIRA ESCRITA POR  MULHERES. [Claudia Andrea Morales Mellado / Nildicéia Aparecida Rocha]
  • RACISMOS E O LUGAR DO BRINCAR: “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO, 1920. [Anailta Bastos de Oliveira /Angélica Caetano da Silva / Christian Muleka Mwewa]

 

  


LITERATURA E ESTUDOS INTERDISCIPLINARES. B-01

COORDENADOR: PROFESSOR MARCOS ROGERIO HECK DORNELES

QUINTA-FEIRA, 18/11(das 9h às 12h)

   

  • LITERATURA E HISTÓRIA COMO INSTRUMENTOS DE DENÚNCIA À CULTURA DE VIOLÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA NO CONTO SOBRE A NATUREZA DO HOMEM DE BERNARDO KUCINSKI. [Fernanda Amélia Leal Borges Duarte]
  • UM COSMOS DE DOENÇA E REFLEXIVIDADE: ‘LINDA, UMA HISTÓRIA HORRÍVEL’, DE CAIO FERNANDO ABREU. [Mariângela Alonso]
  • COMPREENSÃO DO MODERNISMO E DO CDC EM PROPAGANDAS. [Patrícia Socorro da Costa Cunha]
  • CONEXÕES CRÍTICAS E COMPOSITIVAS EM CONTOS IMPOPULARES, DE AGUSTINA BESSA-LUIS. [Marcos Rogerio Heck Dorneles]

Lançamento de livros


Lançamento de Livros

18/11/2021

15h (16h Brasília) - Rauer Ribeiro Rodrigues


Livros


- A face pública de Narciso: a ars poetica e as entrevistas de escritores – vida e obra de Luiz Vilela, de Rodrigo Andrade Pereira.

-O Jesus Homem, de Plínio Marcos: teatralidade e representação, de Amanda Eliane Lamônica Araújo. 

O silêncio e o sagrado: aspectos estéticos de Os caminhantes de Santa Luzia, de Ricardo Ramos, de Elcione Ferreira Silva .

- Do sapo ao príncipe: a formação do leitor literário, de Fabiane Lemos de Freitas Garcia.

- O pobre de Assis: a representação de uma memória, Editora Pangeia, de Fernanda Amélia Leal Borges Duarte. 

Artesania descritiva nos romances de Adriana Lisboa, de Osmar Casagrande

O ensino da música na perspectiva da Lei 11.769/2008: a experiência da Escola Municipal Comendador Hirayuki Enomoto, de Pereira Barreto/SP, de Paulo Cezar Pardim de Sousa

- Ab ácido: estórias, de Rauer Ribeiro Rodrigues, 

- Nos tempos do Corona, de Rauer Ribeiro Rodrigues,

- O Guri cheio de arte e a Baleinha Jubarte, de Rauer Ribeiro Rodrigues,

Sarau

Sarau on-line. 

Apresentação Mayara Bassanelli

Interpretações de Mayara Bassanelli e de Marcos Rogério Heck Dorneles.


Poemas:

- "Minha sombra", de Jorge de Lima.

- “O único impossível”, de Ovídio Martins.

- “Poema pouco original do medo”, de Alexandre O'Neill.

- "Poema de João", de Noémia de Sousa.

Conto:

"Fugaz", de Marcos Rogério Heck Dorneles. 






Anais do 12º Seminário do GPLV

Acesso aos Anais do 12º Seminário do GPLV, via arquivo de armazenamento [Google Drive]:

https://drive.google.com/file/d/1upfKVMr_TCaJ-UaqKOigK0-qLuFJFdiP/view?usp=sharing


Acesso aos Anais do 12º Seminário do GPLV, via endereço de publicação [Editora Pangeia]: 

https://editorapangeia.com.br/product/anais-12o-seminario-gplv/



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}