A Rede GO FAIR Agro tem como objetivo propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês). Ou seja, desenvolver metodologias e soluções para que os dados, que hoje se encontram dispersos, sejam interoperáveis do ponto de vista tecnológico e semântico, respeitando as especificidades dos diferentes domínios do conhecimento agropecuário e fomentando assim a pesquisa e a inovação intensiva em dados.
A Rede GO FAIR Agro é coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em gestão colegiada com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O primeiro passo para a implantação da rede foi dado em novembro de 2021 durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do manifesto e a adesão de diversos atores. O Lançamento da Rede Temática GO FAIR Agro e 1ª Oficina de Trabalho ocorreu em 12 de abril de 2022, com o objetivo de mapear as iniciativas já desenvolvidas no país. Neste evento, serão quatro oficinas precedidas por palestras de convidados que vão abordar temas como infraestrutura de repositórios, políticas e planos de gestão de dados, padrões de dados e metadados, modelo conceitual e interoperabilidade semântica. O objetivo das oficinas é organizar os grupos de trabalho da Rede GO FAIR Agro com a participação da comunidade interessada pelo tema.
Convidamos a tod@s @s interessados em dados abertos e ciência de dados agropecuários a participar do ciclo de oficinas e dos grupos de trabalho da rede GO FAIR Agro Brasil.
Sejam bem-vind@s!
* O acrônimo FAIR se refere a findable, accessible, interoperable, reusable. Ou, em Português, encontrável, acessível, interoperável e reutilizável.