A palestra Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo trazer a tona a discussão sobre o que tem sido feito para garantir a sustentabilidade frente ao desenvolvimento, ao mercado externo, os benefícios de se trabalhar com sustentabilidade, a exemplo do movimento denominado como "gado verde", e como os povos indígenas tem trabalhado a questão da agricultura para consumo interno e externo em suas terras. Outro ponto a ser abordado é como os indígenas tem sido afetados pela invasão de territórios pela agricultura, pecuária, mineração e desmatamento.
Os palestrantes serão os procuradores a República em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi (Titular do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais) e Erich Raphael Masson (Titular do Ofício Ambiental).
Pael irá falar sobre "Desenvolvimento sustentável indígena e a não-participação de terceiros no plantio em territórios tradicionais; Garimpo, desmatamento e invasão; e Instruções Normativas 01/21 e 09/20".
Já Masson irá falar sobre "Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Projeto Carne Legal: ganho de mercado para o produtor, reinserção no mercado, reparação do dano ambiental e redução do desmatamento".
O evento atende ao escopo do projeto de Pesquisa e Extensão BEM VIVER E ECOSSOCIOECONOMIAS URBANAS e da disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O projeto BEM VIVER E ECOSSOCIOECONOMIAS URBANAS é coordenado pela professora pós-doc Liliane Cristine Schlemer Alcântara.
O evento será transmitido pelo canal do MPF em Mato Grosso no Youtube.