Paranaíba - Mato Grosso do Sul - Brasil
PLANO DE TRABALHO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DIALÉTICA
I - DADOS GERAIS
DO GRUPO:
|
|
Título do
Projeto: Grupo de Estudos Sobre Dialética
|
|
Data de Início: 04.05.2019
|
Data de Término: 05.12.2019
|
Carga Horária quinzenal: 3
|
Carga Horária Total do Grupo: 90
|
Estimativa de Participantes: 30
|
II - DADOS DO COORDENADOR
DO GRUPO:
|
|
Nome: Jean Paulo Pereira de Menezes
|
|
Formação: graduação em História, mestrado em História e doutorado
em Ciências Sociais
|
|
Curso: parte do plano trabalho de pós-doutoramento – Paranaíba - MS
|
|
Telefone(s): 67981066755
|
e-mail: fafica_95@yahoo.com.br
|
III-OBJETIVOS: |
GERAIS: Objetiva-se,
com o desenvolvimento do grupo, contribuir metodologicamente, na formação de futuros
cientistas sociais diante do cotidiano social, através da apresentação de uma
introdução aos estudos sobre a dialética como método de investigação e
ensino, como ferramenta para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e
principalmente do TCC de graduação da instituição. ESPECÍFICOS: O
grupo deverá contribuir para uma reflexão profunda sobre a relação entre Dialética
e Ciências Sociais. Assim este grupo de estudos deve proporcionar condições
para que o aluno seja capaz de: 1-
Caracterizar as diferentes abordagens sobre a dialética na
história; 2-
Utilizar o conhecimento histórico como suporte necessário para o
desenvolvimento de problematizações diante do tempo presente na Ciências Sociais. 3-
Compreender os fundamentos entre ontologia, gnoseologia e epistemologia
a partir da tradição dialética nas Ciências Sociais. |
IV-JUSTIFICATIVA: |
A
proposta se justifica tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de uma
série de pesquisas em andamento nesta Instituição de Ensino Superior, todas elas
inseridas, direta ou indiretamente, na questão social e Educacional. O que se pretende neste trabalho é oferecer, aos
alunos de graduação, algumas contribuições sobre o conceito de dialética como
método. Considerando o método de investigação como
fundamental para a produção do conhecimento e ensino do saber, um grupo como
este se apresenta como uma contribuição para a formação dos alunos inseridos
neste processo de ensino, seja aos discentes ligados ao aprender a pesquisar
e ao aprender a ensinar. A multiplicidade acerca do conceito de dialética nos
impulsionou a apresentar esta proposta de ensino. Este tipo de método não é
exclusividade de uma ou duas escolas de pensamento, pois trata-se me uma
perspectiva que vem se transformando nos dois últimos milênios. Constatamos
que a maior parte dos manuais sobre o tema não se preocupam com a organização
da sociedade de nosso tempo presente, escrevendo como se todos fossem
socialmente iguais diante das condições econômicas de viver, e, portanto, de
estudar. Isso acaba por promover uma série de insuficiências nos materiais disponíveis
no mundo do mercado, uma vez que nivelam artificialmente a realidade dos
trabalhadores-alunos. Para citar apenas duas dessas insuficiências elenco a
questão da produção do conhecimento na sociedade de classes e o acesso ao conhecimento
historicamente acumulado nesta mesma sociedade. |
V-METODOLOGIA: |
O
grupo será coordenado pelo proponente, através de método expositivo dialético
aos alunos de graduação, fazendo uso do quadro, multimídia e elementos de uma
oratória dialética que possibilite o envolvimento do discente na proposta de
curso. Partimos, assim, de uma proposta didática dialógica, onde se procura
estabelecer o desenvolvimento teórico-metodológico no ato de ensinar. |
VI-BIBLIOGRAFIA: |
Básica:
LlANOS, Alfredo. Introdução à dialética. Tradução de
Cid Silveira. Editora Civilização
Brasileira, Rio de Janeiro, 1986. CONTIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas. São Paulo; Editora Saraiva, 2000. POLITZER, G. Princípios Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995. Complementar: ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á
Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed.
Vozes, 1997. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo,10ª.
Ed.,Ática,1998. GILES, Thomas Ransom. Introdução à Filosofia. São
Paulo; Epu,1979. LICKESI, C. Carlos. Introdução à Filosofia - Aprendendo
a Pensar.2ª. Ed. São Paulo; Cortez,1996. MONDIM, Battista. Curso de Filosofia.8ªEd. São Paulo;
Paulus,1981 - Volume I, II e III. MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia -
Lições Preliminares. São Paulo; Mestre Jou,1980. REZENDE, Antônio (organizador). Curso de Filosofia para
Professores e Alunos de Cursos de Segundo Grau e de Graduação. 8º. Ed. Rio de
Janeiro; Jorger Zahar,Edit. SEAF, 1998. ROSSI, Robert. Introdução à Filosofia: História e
Sistemas. São Paulo; Edições Loyola, 1996. TELES, Antônio Xavier. Introdução ao Estudo de Filosofia.
São Paulo; Ática, 1998. |
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}