Grupo de Estudos Sobre Dialética

Grupo de Estudos Sobre Dialética

presencial Paranaíba - Mato Grosso do Sul - Brasil

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Iniciaremos em 04 de maio, aos sábados, quinzenalmente, as 9h, no prédio da UEMS.

PLANO DE TRABALHO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DIALÉTICA

 

 

I - DADOS GERAIS DO GRUPO:
Título do Projeto: Grupo de Estudos Sobre Dialética
Data de Início: 04.05.2019
Data de Término: 05.12.2019
Carga Horária quinzenal: 3
Carga Horária Total do Grupo: 90
Estimativa de Participantes: 30

 

II - DADOS DO COORDENADOR DO GRUPO:
Nome: Jean Paulo Pereira de Menezes
Formação: graduação em História, mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais
Curso: parte do plano trabalho de pós-doutoramento – Paranaíba - MS
Telefone(s): 67981066755
e-mail: fafica_95@yahoo.com.br

 

 

 

III-OBJETIVOS:

GERAIS:

Objetiva-se, com o desenvolvimento do grupo, contribuir metodologicamente, na formação de futuros cientistas sociais diante do cotidiano social, através da apresentação de uma introdução aos estudos sobre a dialética como método de investigação e ensino, como ferramenta para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e principalmente do TCC de graduação da instituição.

 

ESPECÍFICOS:

O grupo deverá contribuir para uma reflexão profunda sobre a relação entre Dialética e Ciências Sociais. Assim este grupo de estudos deve proporcionar condições para que o aluno seja capaz de:

 

1-    Caracterizar as diferentes abordagens sobre a dialética na história;

2-    Utilizar o conhecimento histórico como suporte necessário para o desenvolvimento de problematizações diante do tempo presente na Ciências Sociais.

3-    Compreender os fundamentos entre ontologia, gnoseologia e epistemologia a partir da tradição dialética nas Ciências Sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV-JUSTIFICATIVA:

 

 

A proposta se justifica tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de uma série de pesquisas em andamento nesta Instituição de Ensino Superior, todas elas inseridas, direta ou indiretamente, na questão social e Educacional.

O que se pretende neste trabalho é oferecer, aos alunos de graduação, algumas contribuições sobre o conceito de dialética como método.

Considerando o método de investigação como fundamental para a produção do conhecimento e ensino do saber, um grupo como este se apresenta como uma contribuição para a formação dos alunos inseridos neste processo de ensino, seja aos discentes ligados ao aprender a pesquisar e ao aprender a ensinar. A multiplicidade acerca do conceito de dialética nos impulsionou a apresentar esta proposta de ensino. Este tipo de método não é exclusividade de uma ou duas escolas de pensamento, pois trata-se me uma perspectiva que vem se transformando nos dois últimos milênios. Constatamos que a maior parte dos manuais sobre o tema não se preocupam com a organização da sociedade de nosso tempo presente, escrevendo como se todos fossem socialmente iguais diante das condições econômicas de viver, e, portanto, de estudar. Isso acaba por promover uma série de insuficiências nos materiais disponíveis no mundo do mercado, uma vez que nivelam artificialmente a realidade dos trabalhadores-alunos. Para citar apenas duas dessas insuficiências elenco a questão da produção do conhecimento na sociedade de classes e o acesso ao conhecimento historicamente acumulado nesta mesma sociedade.

 

 

 

 

 

V-METODOLOGIA:

 

O grupo será coordenado pelo proponente, através de método expositivo dialético aos alunos de graduação, fazendo uso do quadro, multimídia e elementos de uma oratória dialética que possibilite o envolvimento do discente na proposta de curso. Partimos, assim, de uma proposta didática dialógica, onde se procura estabelecer o desenvolvimento teórico-metodológico no ato de ensinar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VI-BIBLIOGRAFIA:

Básica:

 

LlANOS, Alfredo. Introdução à dialética. Tradução de Cid Silveira. Editora  Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1986.

CONTIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas. São Paulo; Editora Saraiva, 2000.

POLITZER, G. Princípios Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995.

 

 

Complementar:

ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998.

GILES, Thomas Ransom. Introdução à Filosofia. São Paulo; Epu,1979.

LICKESI, C. Carlos. Introdução à Filosofia - Aprendendo a Pensar.2ª. Ed. São Paulo; Cortez,1996.

MONDIM, Battista. Curso de Filosofia.8ªEd. São Paulo; Paulus,1981 - Volume I, II e III.

MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares. São Paulo; Mestre Jou,1980.

REZENDE, Antônio (organizador). Curso de Filosofia para Professores e Alunos de Cursos de Segundo Grau e de Graduação. 8º. Ed. Rio de Janeiro; Jorger Zahar,Edit. SEAF, 1998.

ROSSI, Robert. Introdução à Filosofia: História e Sistemas. São Paulo; Edições Loyola, 1996.

TELES, Antônio Xavier. Introdução ao Estudo de Filosofia. São Paulo; Ática, 1998.

 

 

 

 

 

 

 

 


Inscrições free

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