O Simpósio de Cirurgias Minimamente Invasivas foi organizado pelo Grupo de Estudos em Cirurgia de Pequenos Animais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (Universidade de São Paulo) e é destinado a acadêmicos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de cirurgia de pequenos animais.
Programação do Evento: (Sujeito a alteração)
10h - 11h30: Introdução às cirurgias minimamente invasivas - Dra. Gabriela Marques Sessegolo
11h30 - 13h: Abordagem da osteossíntese minimamente invasiva com placa - M.V. Jeniffer Gabriela Figueroa Coris
13h - 14h: Intervalo
14h - 15h30: Ovariohisterectomia minimamente invasiva - Prof. Dr. Maurício Veloso Brun
15h30 - 17h: Microcirurgia para litíases ureterais em felinos - Prof. Dr. André Lacerda de Abreu Oliveira
17h - 17h30: Sorteios
Palestrantes Convidados:
Dra. Gabriela Marques Sessegolo
Palestra: Introdução às cirurgias minimamente invasivas
Graduada em Medicina Veterinária pela (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) UFRGS 2008. Residência em Cirurgia de pequenos animais UFRGS 2009-2010 (ano de conclusão). Mestrado com ênfase em Endoscopia flexível e Videocirurgia de pequenos animais UFRGS 2011- 2012 (ano de conclusão). Doutorado com ênfase em Endoscopia flexível e Videocirurgia de pequenos animais UFRGS 2014- 2017 (ano de conclusão). Especialização em Gastroenterologia de cães e gatos ANCLIVEPA- SP 2017-2019 (ano de conclusão) Endoscopia e cirurgia gástrica, além de clínica em gastroenterologia. Atualmente trabalha como autônoma exercendo as atividades de cirurgiã em Videocirurgia.
M.V. Jeniffer Gabriela Figueroa Coris
Palestra: Abordagem da osteossíntese minimamente invasiva com placa
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Realizou Residência em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade de Franca. Atualmente mestranda do programa de Biotecnologia com ênfase em cirurgia/ortopedia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP/ Botucatu.
Prof. Dr. Maurício Veloso Brun
Palestra: Ovariohisterectomia minimamente invasiva
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Titulação de Especialista em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Pós-doutorado no CCMIJU pelo CNPq no Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jessús Usón (CCMIJU, Espanha - 2018).
Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFSM, colaborador do CCMIJU/Espanha, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2) e presidente do Colégio Brasileiro de Endoscopia e Videocirurgia Veterinária (CBEVV). Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV) por duas Gestões (2013-2016).
Prof. Dr. André Lacerda de Abreu Oliveira
Palestra: Microcirurgia para litíases ureterais em felinos
Mestre em Cirurgia pela UFRRJ. Doutor em cirurgia geral pela UFRJ. Pós Doutor em cirurgia cardíaca pelo Instituto de cardiologia Porto alegre. Especialista diplomado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia. Pesquisador em produtividade da FAPERJ e do CNPq. Presidente da Sociedade Latino Americana de Cirurgia Veterinária.