Este é um evento online
Separamos alguns eventos que você irá gostar
Ação
cultural para a liberdade e outros escritos. Alfabetização. Educação de
adultos. Teoria e método.
Justificativa
Diante
dos últimos acontecimentos e com o avanço tecnológico na contemporaneidade a
obra de Paulo Freire - Ação cultural para a liberdade e outros escritos, nos
favorece adentrar no território do pensamento freiriano a partir de sua tese
“educação como prática de liberdade”. Deste modo, a presente obra introduz a
importância do ato de estudar com profundidade epistêmica, bem como nos mostra
como deve ser o processo metodológico de alfabetização para que os sujeitos
saiam da condição de ingênuos para críticos perante a realidade posta. Assim,
conclamamos ser essencial conhecer o pensamento de Freire por meio de uma de
suas primeiras obras.
Objetivo geral:
Analisar
os desdobramentos da tese ‘educação como prática de liberdade’ para formação
humana através dos processos educativos embasados pelo método freireano de
ensino.
Objetivos Específicos
Conteúdo programático
Bloco
1:
30/06/2020 - Considerações em torno do ato de estudar. Acesso pelo link: https://meet.google.com/vsh-cjjn-erv;
07/07/2020 - A alfabetização de adultos – crítica de sua visão ingênua compreensão de sua visão crítica. Acesso pelo link: https://meet.google.com/cgv-ixef-zos;
14/07/2020 - Os camponeses e seus textos de leitura; Ação cultural e reforma agrária; O papel do trabalhador social no processo de mudança. Acesso pelo link: https://meet.google.com/pbs-dxwe-ivg;
21/07/2020 - Ação cultural para a libertação. Acesso pelo link: https://meet.google.com/xks-
Bloco 2:
28/07/2020 - Ação cultural e conscientização; Ação cultural e revolução cultural. p. 53-70 Acesso pelo link: https://meet.google.com/jwj-anng-umk;
04/08/2020 - O processo de alfabetização política – uma introdução; Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas. p. 71-84 Acesso pelo link: http://meet.google.com/zaz-ibja-bos;
11/08/2020 - O papel educativo das Igrejas na América Latina; Prefácio à edição argentina de A black theology of liberation de James Cone. p. 85-106 Acesso pelo link: http://meet.google.com/deg-grqm-ode;
18/08/2020 - Conscientização e libertação: uma conversa com Paulo Freire; Algumas notas sobre conscientização. p. 107-120 Acesso pelo link: https://meet.google.com/vry-wcbz-xqo.
29/09/2020 - Tema especial - último encontro. Acesso pelo link: https://meet.google.com/swy-wmhs-nit.
Procedimentos metodológicos
A
reflexão didático/pedagógica será fundamentada na obra de Paulo Freire – ação
cultural para liberdade e outros escritos. Para tal, exigirá leitura prévia dos
textos que estão contidos na obra referida. Recorrerá a exposição dialogada do
assunto pelos participantes.
Avaliação
O
grupo de estudo “Adentrando no território do pensamento freireano” será
avaliado conforme a exposição dos participantes no momento da prática
integrativa, a qual sistematizará através da exposição de símbolos que
representem os sentidos e significados contidos na obra estudada, bem como,
durante a participação dialógica sobre os conteúdos abordados na obra
referenciada.
Referência
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.
Clique aqui para salvar o livro em seu celular, tablet, computador ou notebook: Ação cultural para a liberdade.
Sobre as professoras:
Maria Aparecida Vieira de Melo - Ministrante e Coordenadora do curso. Diretora Pedagógica do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
Maria Erivalda dos Santos Torres - Ministrante do curso. Presidenta do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5577041654762304
Partilhando saberes:
Acróstico produzido pela participante Kátia Feitosa com base nas colaborações realizadas pelos colegas da turma.
Palavras-chave referentes ao estudo do capítulo “Alfabetização de Adultos: crítica de sua visão ingênua,
compreensão de sua visão crítica” de Paulo Freire, realizado no dia 07 de julho
do ano em curso para o grupo de estudo em homenagem ao livro “Ação Cultural -
para a liberdade e outros escritos”, tendo como coordenadoras as professoras
Erivalda Torres e a professora Maria Aparecida Vieira de Melo.
Acróstico realizado pela
participante Kátia Feitosa com base nas colaborações realizadas pelos colegas
da turma.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}