Grupo de estudo - O Fórum de EJA do Agreste Centro Norte esperançando com Freire suas ações político-pedagógicas emancipatórias

Grupo de estudo - O Fórum de EJA do Agreste Centro Norte esperançando com Freire suas ações político-pedagógicas emancipatórias

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

De 27/10/2020 a 15/12/2020 acessando os links do Google Meet que serão enviados apenas por e-mail

EMENTA

Transformação social. Educação de Jovens e Adultos. Comprometimento profissional. Trabalho pedagógico.

 

JUSTIFICATIVA

A conquista do direito à educação para todos, assegurado pela legislação brasileira desde 1988 e o reconhecimento da modalidade com suas especificidades para a modalidade da EJA, pelas características de seus sujeitos, tornou-se necessário e urgente à organização da luta para a concretização do que preconiza a legislação que regulamenta a educação básica como: Constituição Federal (1988); LDBEN 9.394/96; PNE 13.005/2014, no que se refere à educação dos jovens e adultos.

Nesse cenário, surgiram os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil nos anos de 1990. Lima (2009) nos ajuda a compreendê-los como um organismo de participação social em rede, sem hierarquia, numa atitude de parceria e acordos, um espaço de formação, informação e intercâmbio de experiências referentes à EJA. Nesta perspectiva, os fóruns emergem como espaços de mobilização, formação, acompanhamento e proposições das políticas públicas de estado para esta modalidade de ensino.

A análise dos Fóruns da EJA no Brasil tem os enquadrado na categoria de Novos Movimentos Sociais - NMS, conforme identificado a seguir, por Silva (2008, p. 71) ao mencionar que:


Na perspectiva dos Novos Movimentos Sociais (NMS), os Fóruns de EJA podem ser considerados como um espaço de diálogo, discussão e de busca de soluções consensuais. É o lugar que pode garantir, no âmbito da EJA, a aproximação das forças plurais, em prol da educação, enquanto direito de todos e espaço não-partidário e não-institucional.


 

Nessa abordagem os Fóruns da EJA ganham consistência no contexto social mais amplo, para além da educação escolarizada, são considerados NMS, ou seja, lugar de luta no contexto da sociedade civil organizada, pela garantia do que é de direito, a educação escolarizada daqueles/as que a escola não conseguiu atingir no período regular.

Desta forma, os fóruns da EJA agem no âmbito das políticas públicas da modalidade, no sentido de sua efetivação. Os fóruns se configuram como espaço plural e democrático de discussão, fortalecimento e proposição de caminhos para a Educação de Jovens e Adultos, como também de luta, ao lado dos/as demais parceiros/as para alterar a situação educacional de grande parte da população jovem, adulta e idosa, notadamente o analfabetismo e a subescolarização. Que neste momento pandêmico tem aumentado consideravelmente.

Deste modo, considera-se pertinente fomentar através do Centro Paulo Freire (CPFreire) um aprofundamento epistêmico do pensamento e pedagogia freireano.

Assim, a proposta do Centro Paulo Freire (CPFreire) tem como objetivo elucidar o posicionamento político-pedagógico de Paulo Freire em uma perspectiva triádica: transformadora, libertadora e emancipatória. Deste modo, os escritos dele que têm contribuído para o fortalecimento da reflexão crítica sobre a complexidade da educação voltada, especificamente, para jovens, adultos e idosos que, por alguma razão se distanciaram ou nunca tiveram acesso à educação, enquanto um direito público e subjetivo.

Entretanto, mediante a conjuntura política vigente nos exigem a resistência e a persistência em promover o fortalecimento das ações que desencadeiam a libertação do ser humano.

Para tanto, se faz necessário conhecer e divulgar os ideários freiriano como ferramentas que operam e afetam diretamente a formação humana. Como sabemos a complexidade da contribuição freirana sobre o fenômeno educacional, precisamos enquanto estudiosos e pesquisadores de sua teoria educativa nos indagar criticamente sobre a nossa relação de não indiferença com seus escritos, ou seja, problematizar a nossa compreensão sobre seus escritos, de tal forma a nos interrogar reflexivamente: Como relacionar o discurso freirano com a minha vivencia e experiência educacional? A complexidade das questões pautadas sobre a educação por Freire em seus escritos como podem me ajudar a compreender o fenômeno educativo? Como acontece a mudança na formação humana daqueles que penetram no ideário freirano por meio da educação? Tais problematizações serão norteadoras da práxis pedagógica incitada por Freire conforme o seu legado.

A obra freiriana que nos conduz a refletir criticamente sobre a educação é “educação e mudança”. A escolha desta obra se justifica pela complexidade do conteúdo abordado nela, fazendo jus ao tempo histórico que nos suscita mudanças.

 

OBJETIVO GERAL

Analisar criticamente as mudanças que ocorreram na modalidade da educação de jovens e adultos a partir da contribuição dos fóruns.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o papel da educação na vida dos sujeitos plurais que fazem a EJA acontecer nos mais diversos espaços;

 

Compreender o legado freiriano a partir da obra educação e mudança como vetor preponderante para refletirmos criticamente a conjuntura política vigente;

 

Explicitar os enunciados mais significativos por meio das múltiplas linguagens que corroboram para mudança na vida dos sujeitos plurais que estão envolvidos com a EJA.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A reflexão didático/pedagógica será fundamentada na obra de Paulo Freire – Educação e mudança. Para tal, exigirá leitura prévia dos textos que estão contidos na obra referida. Recorrerá a exposição dialogada do assunto pelos participantes.

 

 

AVALIAÇÃO

O grupo de estudo “Fórum de EJA do Agreste Centro Norte esperançando com Freire suas ações político-pedagógicas emancipatórias” será avaliado conforme a exposição dos participantes no momento das atividades participativas, via online, com a participação dialógica sobre os conteúdos abordados na obra referenciada.

 

CRONOGRAMA DE ESTUDO

 

Dia 27/10/2020

Texto introdutório - Considerações sobre o ato de estudar (Clique aqui para baixar)

 

Dia 03/11/2020

O Compromisso do Profissional com a Sociedade (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)

 

Dia 17/11/2020 - NOVA DATA (OFICIAL). Link para acesso: https://meet.google.com/hdv-jsnm-hgx

A Educação e o Processo de Mudança Social (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)

 

Dia 01/12/2020 - NOVA DATA (OFICIAL)

O Papel do Trabalhador Social no Processo de Mudança (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)

 

Dia 15/12/2020 - NOVA DATA (OFICIAL)

Alfabetização de Adultos e Conscientização (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)

 

 

REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12 ed. Paz e terra. Disponível em : <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_educacao_e_mudanca.pdf>. Acesso em 15 de set. de 2019.



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}