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EMENTA
Transformação
social. Educação de Jovens e Adultos. Comprometimento profissional. Trabalho
pedagógico.
JUSTIFICATIVA
A
conquista do direito à educação para todos, assegurado pela legislação
brasileira desde 1988 e o reconhecimento da modalidade com suas especificidades
para a modalidade da EJA, pelas características de seus sujeitos, tornou-se
necessário e urgente à organização da luta para a concretização do que
preconiza a legislação que regulamenta a educação básica como: Constituição
Federal (1988); LDBEN 9.394/96; PNE 13.005/2014, no que se refere à educação
dos jovens e adultos.
Nesse
cenário, surgiram os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil nos anos
de 1990. Lima (2009) nos ajuda a compreendê-los como um organismo de
participação social em rede, sem hierarquia, numa atitude de parceria e
acordos, um espaço de formação, informação e intercâmbio de experiências
referentes à EJA. Nesta perspectiva, os fóruns emergem como espaços de
mobilização, formação, acompanhamento e proposições das políticas públicas de
estado para esta modalidade de ensino.
A
análise dos Fóruns da EJA no Brasil tem os enquadrado na categoria de Novos
Movimentos Sociais - NMS, conforme identificado a seguir, por Silva (2008, p.
71) ao mencionar que:
Na perspectiva dos Novos Movimentos
Sociais (NMS), os Fóruns de EJA podem ser considerados como um espaço de
diálogo, discussão e de busca de soluções consensuais. É o lugar que pode
garantir, no âmbito da EJA, a aproximação das forças plurais, em prol da
educação, enquanto direito de todos e espaço não-partidário e
não-institucional.
Nessa
abordagem os Fóruns da EJA ganham consistência no contexto social mais amplo,
para além da educação escolarizada, são considerados NMS, ou seja, lugar de
luta no contexto da sociedade civil organizada, pela garantia do que é de
direito, a educação escolarizada daqueles/as que a escola não conseguiu atingir
no período regular.
Desta
forma, os fóruns da EJA agem no âmbito das políticas públicas da modalidade, no
sentido de sua efetivação. Os fóruns se configuram como espaço plural e
democrático de discussão, fortalecimento e proposição de caminhos para a Educação
de Jovens e Adultos, como também de luta, ao lado dos/as demais parceiros/as
para alterar a situação educacional de grande parte da população jovem, adulta
e idosa, notadamente o analfabetismo e a subescolarização. Que neste momento
pandêmico tem aumentado consideravelmente.
Deste
modo, considera-se pertinente fomentar através do Centro Paulo Freire
(CPFreire) um aprofundamento epistêmico do pensamento e pedagogia freireano.
Assim,
a proposta do Centro Paulo Freire (CPFreire) tem como objetivo elucidar o
posicionamento político-pedagógico de Paulo Freire em uma perspectiva triádica:
transformadora, libertadora e emancipatória. Deste modo, os escritos dele que
têm contribuído para o fortalecimento da reflexão crítica sobre a complexidade
da educação voltada, especificamente, para jovens, adultos e idosos que, por
alguma razão se distanciaram ou nunca tiveram acesso à educação, enquanto um
direito público e subjetivo.
Entretanto,
mediante a conjuntura política vigente nos exigem a resistência e a persistência
em promover o fortalecimento das ações que desencadeiam a libertação do ser
humano.
Para
tanto, se faz necessário conhecer e divulgar os ideários freiriano como
ferramentas que operam e afetam diretamente a formação humana. Como sabemos a
complexidade da contribuição freirana sobre o fenômeno educacional, precisamos
enquanto estudiosos e pesquisadores de sua teoria educativa nos indagar
criticamente sobre a nossa relação de não indiferença com seus escritos, ou
seja, problematizar a nossa compreensão sobre seus escritos, de tal forma a nos
interrogar reflexivamente: Como relacionar o discurso freirano com a minha
vivencia e experiência educacional? A complexidade das questões pautadas sobre
a educação por Freire em seus escritos como podem me ajudar a compreender o
fenômeno educativo? Como acontece a mudança na formação humana daqueles que
penetram no ideário freirano por meio da educação? Tais problematizações serão
norteadoras da práxis pedagógica incitada por Freire conforme o seu legado.
A
obra freiriana que nos conduz a refletir criticamente sobre a educação é
“educação e mudança”. A escolha desta obra se justifica pela complexidade do
conteúdo abordado nela, fazendo jus ao tempo histórico que nos suscita
mudanças.
OBJETIVO
GERAL
Analisar
criticamente as mudanças que ocorreram na modalidade da educação de jovens e
adultos a partir da contribuição dos fóruns.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Identificar
o papel da educação na vida dos sujeitos plurais que fazem a EJA acontecer nos
mais diversos espaços;
Compreender
o legado freiriano a partir da obra educação e mudança como vetor preponderante
para refletirmos criticamente a conjuntura política vigente;
Explicitar
os enunciados mais significativos por meio das múltiplas linguagens que
corroboram para mudança na vida dos sujeitos plurais que estão envolvidos com a
EJA.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A
reflexão didático/pedagógica será fundamentada na obra de Paulo Freire – Educação
e mudança. Para tal, exigirá leitura prévia dos textos que estão contidos na
obra referida. Recorrerá a exposição dialogada do assunto pelos participantes.
AVALIAÇÃO
O grupo
de estudo “Fórum de EJA do Agreste Centro Norte esperançando com Freire suas
ações político-pedagógicas emancipatórias” será avaliado conforme a exposição
dos participantes no momento das atividades participativas, via online, com a
participação dialógica sobre os conteúdos abordados na obra referenciada.
CRONOGRAMA DE
ESTUDO
Dia 27/10/2020
Texto introdutório - Considerações sobre o ato de estudar (Clique aqui para baixar)
Dia 03/11/2020
O
Compromisso do Profissional com a Sociedade (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)
Dia 17/11/2020 - NOVA DATA (OFICIAL). Link para acesso: https://meet.google.com/hdv-jsnm-hgx
A Educação e o Processo de Mudança Social (Clique aqui para baixar o livro completo e conferir o capítulo)
Dia 01/12/2020 - NOVA DATA (OFICIAL)
O
Papel do Trabalhador Social no Processo de Mudança
Dia 15/12/2020 - NOVA DATA (OFICIAL)
Alfabetização
de Adultos e Conscientização
REFERÊNCIA
FREIRE,
Paulo. Educação e mudança. 12 ed. Paz e terra. Disponível em : <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_educacao_e_mudanca.pdf>. Acesso em 15 de set. de 2019.
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