O curso tem o objetivo de insetivar e discutir sobre os conceitos e formas de ensinar por meio de jogos.
O público-alvo são: Professores e graduandos da área de Educação.
O curso será ministrado por Professores Mestres em Educação na modalidade remota, com atividades sincronas e assincronas.
Ao final do curso os participantes terão direito a um certificado de 40h.
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Objetivo Geral: Capacitar os participantes para planejar e implementar estratégias de gamificação no contexto educacional, potencializando a motivação, a participação ativa e a aprendizagem significativa dos estudantes.
Carga Horária: 40 horas
Atividades Propostas:
1. Introdução à Gamificação na Educação
• Debate inicial sobre as experiências e percepções dos participantes quanto ao uso de jogos na educação.
• Apresentação conceitual sobre gamificação, com exemplos práticos de sua aplicação em diferentes disciplinas.
2. Elementos Essenciais da Gamificação
• Identificação de elementos de jogos (desafios, níveis, recompensas, etc.) que podem ser adaptados para o contexto educacional.
• Criação de um mapa conceitual relacionando objetivos de aprendizagem a elementos de gamificação.
3. Planejamento de Atividades Gamificadas
• Análise de exemplos reais de estratégias de gamificação bem-sucedidas.
• Desenvolvimento de um plano de aula gamificado, considerando a temática da disciplina e o perfil dos estudantes.
• Ferramentas e Tecnologias para Gamificação
4. Demonstração de ferramentas digitais que facilitam a gamificação, como aplicativos de quizzes, plataformas de storytelling e sistemas de pontuação.
• Criação de atividades interativas utilizando ferramentas apresentadas.