Dando seguimento às atividades de formação do LabEHGameS, a discussão metodológica irá explorar as possibilidades de representação do conhecimento histórico nos jogos e videogames
Acesse
através do link :
https://conferenciaweb.rnp.br/events/labehgames-game-studies-em-historia
1. Dia 17 /09/2020 - Horário 20:30 -22h - Aprendizagem histórica e Jogos Digitais
SILVA, Cristiani Bereta da. Jogos digitais e outras
metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por
adolescentes. Antíteses, vol. 3, n. 6, P. 925-946, jul.-dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4581/7054.
ABREU,
Marcelo; CUNHA, Nara. Cultura_de_historia_historia_publica_e_ensino de
história, Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p.
111-134, 2019. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527/311.
2. Dia 24/09/2020 - Horário 20:30-22h – Jogos e Empatia
Histórica
PEREIRA, Juliano da Silva. Uma máquina do tempo movida à
imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história. Londrina 2014.
Capitulo 2. O conceito de Empatia: Vários olhares. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mesthis/JulianodaSilvaPereira_Dissertacao.pdf
3. Dia 30/09/2020 - Horário 16:30 – 18h- O debate sobre as simulações e representações históricas nos Jogos
Digitais
KUSIAK, J. Virtual Historiography: How History is
Presented in Entertainment Based Computer Games. Kirksville: Truman State
University, 2002.
4. Dia 14/10/2020 -- Horário 16:30 – 18h - O debate sobre as simulações e representações históricas nos Jogos
Digitais
KEE, K. Computerized history games: narrative options.
Simulation & Gaming, [s.l.], v. 42, n.
4, Aug. 2011, p. 423-440. Disponível em: http://sag.sagepub.com/content/42/4/423.
MACCALLUM-STEWART, Esther_ PARSLER, Justin. Controversies: :
Historicising the Computer Game. Situated Play, Proceedings of
DiGRA Conference, 2007,p.203-210.Disponível em: http://www.digra.org/wp-content/uploads/digital-library/07312.51468.pdf
5.
Dia 28/10/2020 - Horário 16:30 – 18h – Algumas questões metodológicas
AARSETH,
Espen; GRABARCZYK, Pawel.
An_Ontological_Meta-Model_for_Game_Research, Proceedings of DiGRA
2018 ,p.1-16. Disponível em: http://www.digra.org/wp-content/uploads/digital-library/DIGRA_2018_paper_247_rev.pdf
APPERLEY, T. & BEAVIS, C., 2013. A model for critical
games literacy. E-Learning & Digital Media 10(1),
1-12. Disponível em https://research-repository.griffith.edu.au/bitstream/handle/10072/61222/88437_1.pdf
6. Dia 11/11/2020 - Horário 16:30 – 18h – As especificidades do videogame enquanto meio
EGENFELDT-NIELSEN, Simon et al. Understanding videogames:the essential introduction. 3ª
ed. New York: Routledge, 2016 (cap.1,3,5 e 6)
7. Dia 25/11/2020 - Horário 16:30 – 18h - As especificidades do videogame enquanto meio
BOGOST,Ian. Persuasive games: the expressive power of
videogames. Cambridge, MIT, 2007 (Cap.1. Procedural Rethoric)