Escrita de artigos científicos

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Mentoria de Formação: Fundamentos da escrita de artigos científicos

Ementa: Este minicurso visa apresentar as estruturas fundantes sobre o corpus artigo
acadêmico e seus pilares. Através desta apresentação com robustecimento teórico-prático
da literatura procura-se desenvolver a inteligência verbal dos alunos para que possam
planejar sua escrita, de maneira a refletir sobre a própria prática e através da articulação da
ferramenta da escrita. Assim, com o olhar crítico sobre a linguagem acadêmica os cursistas
poderão direcionar suas energias para a escrita acadêmica de maneira mais eficiente e com
compreensão da importância desta forma de comunicação no meio acadêmico.


Objetivos: 

- Apoiar estudantes teórico-praticamente na temática de publicação científica;

- Promover a o estímulo quanto as principais habilidades profissionais para o formação do perfil profissiográfico do(a) pesquisador(a);

- Desmistificar alguns conceitos que podem ser entendidos como crenças limitantes e práticas de autossabotagem na publicação acadêmica;

- Contribuir para a compreensão e leitura crítica de artigos científicos; 

- Contribuir para a aprendizagem e superação de alguns erros comuns de pesquisa e publicação;

- Desenvolver por meio de exercícios práticos as habilidades de síntese, objetividade, encadeamento de ideias, coesão, coerência entre outras competências necessárias para a comunicação científica;

- Refletir sobre decisões importantes e responsabilidades antes da publicação efetiva em periódico (bônus)

- Incentivar a prática de aprendizagem continuada ao longo do curso com leitura de artigo à temática da escrita; 

- Ressaltar em todas as aulas a importância teórico e prático da Ética em todo processo  de publicação.


Justificativa:  O ritmo acadêmico além de ser muito competitivo também possui demandas profissionais de habilidades técnicas e emocionais para a sua permanência. A transição do profissional que adentra na Academia percebe estas cobranças de forma crescente, que inclusive são um dos motivos de adoecimento psíquico-mental dos mesmos ( devido às urgências de prazos e publicações em fluxo contínuo). Neste sentido capacitar estudantes e profissionais possibilita além do suporte teórico-prático com desenvolvimento de habilidades e competências, um espaço para crescimento coletivo, para que os mesmos se sintam encorajados a não sair deste ambiente profissional. Este minicurso além de conter instrucionais sobre cada seção de um artigo, de maneira didática, visa contribuir para a formação de profissionais compromissados, éticos e competentes nas suas áreas de atuação.


Metodologia: Curso teórico-prático. As atividades são desenvolvidas em cinco encontros, com atividades síncronas e assíncronas, com listas de exercícios conforme o cronograma. 


Carga horária:
10 horas semanais de aula síncrona.
10 horas semanais de atividades práticas assíncronas (atividades a serem entregues) (Google Classroom).


Descrição:


Aula 1: Introdução
Aula 2: Metodologia

 Aula 3: Resultados
 Aula 4: Discussão
 Aula 5: Resumo

 Aula 6: O que saber antes de publicar 


MATERIAL BÔNUS: O que fazer antes de publicar o artigo?


Acesso ao curso:  As pessoas inscritas receberão no e-mail cadastrado na inscrição um convite para participarem de uma turma no Google Classroom. O acesso ao curso será por meio dessa ferramenta (disponibilização de materiais) e por meio de convites de acesso semanais das aulas aos sábados que será feito via Whatsapp da turma com antecedência da aula.


Público-alvo: Estudantes ingressantes do ensino superior e/ou concluintes de graduação.


Formas de seleção: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição


Conteúdo programático:


1) INTRODUÇÃO

- Terminologia dos elementos da Introdução, 

- Exercício 01 de análise crítica (Tema, Porquê da investigação e Justificativa e dedução do título do artigo)

- Exercício 02 de análise crítica (Tema, Porquê da investigação e Justificativa e dedução do título do artigo),

- Exercício 03 de análise crítica (Tema, Porquê da investigação e Justificativa e dedução do título do artigo),

- As variações de artigos,

- O arcabouço de artigos,

- O conceito de Nariz de cera,

- Formas de  instigar o interesse do leitor,

- A importância do poder de síntese 

- O vício de prolixismo e truncamento textual

- Terminológica geral sobre o tópico Introdução, 

- A seção introdução e suas características, 

- A importância da ferramenta de síntese, 

- O que evitar no processo da escrita da Introdução, 

- A função terminológica da hipótese, 

- O uso de citações e suas aplicações na seção introdução,

- O Tema/objeto de pesquisa e sua relevância,

- O conceito e a importância da originalidade nos artigos,

- A importância das lacunas na construção dos conhecimentos, 

- Aplicações e inovações de originalidade em artigos científicos, 

- A importância da harmonização textual e objetivos da Introdução, 

- Os objetivos e seus desdobramentos na Introdução,

- A estruturação da seção Introdução 

- Doze pecados capitais em relação à publicação de artigos científicos,


2) METODOLOGIA

- A escrita como processo; 

- A construção de argumentos e evidências científicas;

- O conceito de colcha de retalhos;

- A crença sobre a supressão da autonomia;

- O estilo de linguagem técnica; 

- O que é uma boa escrita;

- O que torna um texto relevante e publicável;

- Terminologicamente de seção metodologia;

- Sujeitos de pesquisa e materiais de pesquisa;

- A função da seção metodologia nos artigos;

- O objetivo do desenvolvimento da pesquisa científica;

- Terminologia do conceito de Qualidade em artigos científicos;

- Terminologia do conceito de aplicabilidade em artigos científicos;

- Terminologia do conceito de Replicabilidade em artigos científicos;

- Distintos perfis de autores;

- Diferentes aplicações de Replicabilidade em artigos científicos;

- O pensamento lógico rationale;

- Diferentes tipos de enfoques de pesquisa (retrospectivo e prospectivos);

- O pensamento lógico rationale;

- Alguns tipos de delineamento metodológico;

- Exercício analítico de delineamento metodológico;

- Exercício de dedução temática e de título de artigo;

- Exercício analítico de delineamento metodológico 02;

- Exercício de dedução temática e de título de artigo;

- Elementos textuais e encadeamento de ideias; 

- Possíveis cenários de Pesquisa;

- A seleção da Amostra de investigação;

- Sobre o tópico “amostra”;

- O viés em artigo científico;

- O tipo de erro sistemático;

- Tipos de viés metodológicos;

- O viés de seleção;

- O viés de aferição;

- O viés na coleta de dados, 

- Registrar sobre a ética no processo metodológico,


Os outros conteúdos das demais seções podem ser acessadas aqui devido à limitação do Even3:
https://drive.google.com/file/d/1Iex7Q_G4vHsC3Ur_xRYMRtmpM8xqjnOt/view?usp=sharing


REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. Saraiva Educação SA, 2017.

BARÃO, Valentim Adelino Ricardo. A arte da publicação científica. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac, p. 5-6, 2019.

CAMPOS, G. W. S. O pesadelo macabro da Covid-19 no Brasil: entre negacionismos e desvarios. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, 2020.

CARVALHO, G. O. A elaboração do artigo científico como meio de divulgação do

conhecimento. Revista de Educação, Linguagem e Literatura da

UEG-Inhumas.[Internet], p. 138-162, 2010.

EDUCA MAIS BRASIL. Coesão e Corência. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/coesao-e-coerencia./ Acesso em 11 de março de 2022.

FERRAZ, Érica De Cássia; NAVAS, Ana Luiza GP. Publicação de artigos científicos:

Recomendações práticas para jovens pesquisadores. Clube de Autores, 2017.

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FREITAS, C. D. R.; RODIGHERI, A.L. B.; MENEZES, A. L. T.. Tecnologia, educação e o pensamento  complexo em Tempos da coVid-19. CEP, v. 91380, p. 410.

KLEINA, C.; RODRIGUES, KARIME S. B.. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2014, p. 53-57.

GUSMÃO. (2011). Redação de artigo científico. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia:

Brazilian Neurosurgery, 30(02), 44–50. https://doi.org/10.1055/s-0038-1626491.

GUSTAVII, Björn. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola, 2017.

HENZ, G. P. (2003). Como aprimorar o formato de um artigo científico. Horticultura

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OLIVEIRA, Maria do Socorro. Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 115-129, out. 2021. ISSN 2237-4876. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p115. 24.

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RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos estudos, v. 4, 2002.

SOUZA, M. A.M.et al. Mapas conceituais como ferramenta de  divulgação científica na formação de professores de Física.

SOUZA, S.. Além da nostalgia na Game Music: uma análise reflexiva a partir de entrevistas. Anais do SIMPOM, n. 4, 2016.


Carga horária: 30 horas

Vagas: 10 vagas

Bônus: Os cursistas receberão as referências bibliográficas (respeitando a lei de direitos autorais de 10% da obra) de acordo com o módulo da semana com antecedência, além de listas de exercícios para a realização das atividades assíncronas.

O material complementar somente será acompanhado dos slides a partir da compra da aula referente.*

Serão possíveis SOMENTE duas remarcações, com o entendido de desistência TÁCITA  por parte do aluno e interrupção do curso com demais remarcações.**

Somente haverá a possibilidade de acordo de remanejamento de horário uma única vez,  de comum acordo e de acordo com a Agenda do Ateliê.***

As aulas não ficarão gravadas****

Obs.: A agenda do Ateliê está sempre aberta, entretanto, uma vez iniciado o curso o mesmo tem na sua totalidade seis reuniões síncronas, totalizando um encontro de (18) horas SÍNCRONAS e + (12) horas com exercícios assíncronos, totalizando (30) horas.

Inscrições

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